Itália
Tendência

A frustrante temporada de retorno de Pogba à Juventus deve ser encerrada por mais uma lesão

O meia francês fez seu primeiro jogo como titular em mais de um ano no último domingo - e mal durou 20 minutos

A lesão sofrida por Paul Pogba na vitória por 2 a 0 sobre a Cremonese no último domingo é menos séria do que pareceu quando o meia francês de 30 anos deixou o gramado chorando aos 21 minutos do primeiro tempo, mas ainda deve encerrar, de uma maneira tão triste quanto esperada, uma primeira temporada muito frustrante do jogador em seu retorno a Turim.

Pogba foi o principal reforço da Juventus no último mercado do verão europeu. Seis anos depois de ser vendido ao Manchester United por mais de € 100 milhões, voltou sem taxa de transferência. Pareceu um grande negócio, e ainda pode ser porque tem mais três anos de contrato (com um salário altíssimo), mas a primeira campanha foi muito prejudicada pelos problemas físicos.

O que não é novidade. Pogba sofreu com lesões em seus últimos anos em Old Trafford. Em duas das últimas três temporadas, não chegou a 2.000 minutos em campo e, mesmo a em que jogou mais teve um ou outro período mais breve no departamento médico.

Pogba machucou o joelho direito na pré-temporada. Em um primeiro momento, pensando na Copa do Mundo do Catar, adotou um tratamento mais conservador, mas acabou cedendo à cirurgia em setembro. Ao retornar aos treinos com a Juventus, no começo de novembro, sofreu uma nova lesão naquele joelho, agora muscular, que o impediu de participar da campanha vice-campeã mundial com a França.

O retorno ficou para depois da Copa do Mundo. Mas para bem depois: Pogba reestreou contra o Torino, no fim de fevereiro. Em pouco tempo, porém, sofreu uma nova lesão muscular, agora no adutor, e ficou mais um mês afastado. O técnico Massimiliano Allegri o recebeu de volta em meados de abril e foi cauteloso. Na última quinta-feira, fez 20 minutos contra o Sevilla pelo jogo de ida das semifinais da Liga Europa, deu assistência para o gol de empate e foi elogiado pelo treinador.

Contra a Cremonese, Pogba fez seu primeiro jogo como titular não apenas desta temporada, mas desde 19 de abril, ainda pelo Manchester United. Precisou sair aproximadamente aos 20 minutos, após receber tratamento na perna e no quadril esquerdo. A Juventus confirmou uma lesão de baixo grau no “reto femoral da coxa esquerda”.

“Estamos todos decepcionados, especialmente porque ele estava indo muito bem”, disse Allegri, ao DAZN, depois da partida. “É triste porque ele fez tantos sacrifícios para se recuperar, e agora tem que para novamente após sentir dor no quadríceps. Paul é um homem crescido, tem ombros largos e pode superar isso também. É natural que haja riscos depois de mal jogar por um ano e ser titular pela primeira vez aumenta a probabilidade de se machucar. Ele estava indo bem. Estamos triste, mas vamos esperar por ele”.

Segundo a imprensa italiana, a estimativa são 20 dias de recuperação. A Serie A termina quase exatamente nesse prazo, com a final da Liga Europa, caso a Velha Senhora chegue lá, alguns dias antes. É muito provável que essa nova recaída física encerre uma primeira temporada muito frustrante de Pogba em seu retorno à Juventus.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo