Inglaterra

A excelente vitória do Tottenham sobre o Aston Villa fez Ange Postecoglou rever um ponto de vista pessoal

Depois do Tottenham encostar no G4 da Premier League, Postecoglou passou a valorizar mais a possível classificação à Champions League

O Tottenham mostrou (mais uma vez) no último domingo (10) que é um dos melhores times da Premier League. Dentro do Villa Park, depois de um primeiro tempo para lá de disputado e sem grandes emoções, os Spurs acionaram o modo turbo na etapa complementar e simplesmente destruíram o Aston Villa. Goleada por 4 a 0, marca histórica de Heung-min Son (se tornou o quinto maior artilheiro do clube) e time mais vivo do que nunca na briga por uma vaga no G4. O fim de semana certamente foi especial para a torcida do clube londrino.

Quem também gostou do que viu no Villa Park foi Ange Postecoglou. O técnico do Tottenham não só rasgou elogios a atuação e maturidade de seus jogadores, bem como ‘retrocedeu' em uma declaração que havia dado antes da bola rolar. Durante a coletiva de imprensa na prévia da partida, o treinador grego-australiano verbalizou que nada o interessava além do primeiro lugar da Premier League, desdenhando inclusive de uma possível vaga na Champions League da próxima temporada. Após o recital dos Spurs em Birmingham, no entanto, ele mudou o tom em relação ao tema.

Ao ser questionado sobre o seu desejo de colocar o Tottenham de volta à competição europeia na próxima temporada, Postecoglou admitiu que seria importante. O comandante citou a grandeza do torneio e explicou como a participação nele ajudaria os jogadores dos Spurs a crescerem.

— Tem sim uma tradição rica e desafia os jogadores. Para mim, é aí que conseguimos mais crescimento, expomos os jogadores a condições diferentes, futebol diferente, desafios diferentes e mais jogos, permitindo-os ter mais crescimento no grupo em geral (…) Acredito que seja importante para o nosso crescimento. Para mim, é por isso que continuo dizendo que adoraria ter estado na Europa este ano, porque acho que isso teria acelerado o nosso crescimento (…) É imperativo para nós voltarmos lá no próximo ano. E isso nos ajudará a fazer crescer o grupo e os indivíduos —, disse Ange.

Relembre o que Postecoglou falou antes do 4 a 0 sobre o Aston Villa

— Não vejo sentido em tentar almejar algo diferente do número um. Não estou desesperado para conseguir algo apenas para conforto ou seguro. Estou aqui para criar uma equipe que ganhe coisas. Para mim, desafia a lógica. Simplesmente não fui construído dessa maneira — almejar algo que não seja o topo. Agora, isso não significa que você sempre chegará lá. Mas não vou me contentar com nada, além disso. Se eu falhar, bem, isso é por minha conta. Mas não vou ficar sentado aqui e tentar criar um cenário onde estejamos felizes com qualquer coisa além de sermos os melhores.

— O mais importante é que, no final deste ano, teremos uma equipe que vai desafiar o ano seguinte e continuar crescendo. Neste momento, o mais importante somos nós, a nossa identidade e o nosso futebol. Não é um bilhete dourado de Willy Wonka, sabia? Isso dá a você um ano na Champions League. Mas se você não desenvolver ou crescer a partir disso, não terá sentido.

— Porque não estamos nisso pela participação. Estamos nisso para ganhar coisas. Sim, se chegarmos à Champions League este ano significa que progredimos em relação ao ano passado. Mas será que o nosso futebol progrediu? Somos uma equipe melhor? Somos uma equipe mais forte? Vamos melhorar no verão para ter certeza de que no próximo ano estaremos ainda melhores? Isso é muito mais importante para mim.

Situação do Tottenham na tabela da Premier League

Com a goleada sobre o Aston Villa, o Tottenham foi a 53 pontos na tabela da Premier League. A equipe de Ange Postecoglou se manteve na quinta colocação, mas encostou de vez no Aston Villa, quarto colocado do certame, com 55. Uma observação a ser destacada, entretanto, é o fato dos Spurs terem um jogo a menos em relação ao time de Birmingham. Assim, caso vença o Chelsea nesta partida adiada, o Tottenham entrará no G4.

Próximos jogos do Tottenham

  • Fulham x Tottenham – Premier League – 16/03
  • Tottenham x Luton Town – Premier League – 30/03
  • West Ham x Tottenham – Premier League – 02/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo