Inglaterra

Vítor Pereira dispensa veterano do Wolverhampton e cria impasse com rescisão contratual

Vítor Pereira comunicou publicamente que o atleta não está nos seus planos no Wolverhampton para a sequência da temporada

Com a missão de salvar o Wolverhampton do rebaixamento na Premier League, Vítor Pereira decidiu dispensar um dos veteranos do elenco. Entretanto, o treinador português indiretamente criou um impasse nos Wolves com a rescisão contratual do atleta.

Trata-se de Craig Dawson, que não tem jogado com frequência no Wolverhampton desde a chegada de Vítor Pereira, em dezembro de 2024. Nesta sexta-feira (7), o técnico usou sua coletiva nos Wolves para avisar publicamente que o zagueiro de 34 anos não está em seus planos para a sequência da temporada.

Segundo o portal “The Athletic”, o inglês já negocia sua saída com a diretoria nos próximos dias. O problema é que a janela de transferências na Inglaterra já fechou, e, portanto, Dawson não pode assinar com nenhum outro clube do país.

Caso seu vínculo com os Wolves seja encerrado nos próximos dias, o defensor terá que ficar até julho sem time, ou atuar em locais em que o mercado ainda esteja aberto, como Turquia e Estados Unidos. Em toda sua carreira, Craig Dawson jogou apenas no futebol da Inglaterra.

O comandante português explicou sua decisão de liberar o zagueiro inglês com base no excesso de jogadores para a posição. Adepto de um esquema com três defensores, Vítor Pereira declarou que Dawson seria sua última opção para estar entre os titulares do Wolverhampton:

— Conversei com o jogador, (o qual) respeito muito. Mas o perfil não é o que procuro para construir o jogo que quero. Falei com o jogador e expliquei os motivos. Agora é algo que o clube deve resolver.

— Acho que ele me ouviu. Como treinador, preciso ser honesto com os jogadores. Preciso dizer o que penso porque, para um jogador com sua carreira, estar aqui sem jogar, só treinando, não é uma boa situação.

Vítor Pereira não tinha Dawson como prioridade no Wolverhampton

Craig Dawson, do Wolverhampton Foto: (Imago)
Craig Dawson perdeu espaço no Wolverhampton com Vítor Pereira Foto: (Imago)

Contratado em janeiro de 2023 pelo Wolverhampton, Craig Dawson rapidamente ganhou sequência sob o comando de Julien Lopetegui, ajudando a equipe a evitar a queda para a Championship em sua temporada de estreia.

Em 2023/24, o zagueiro inglês continuou entre os titulares dos Wolves com Gary O'Neil, que ficou no cargo até o final do ano passado. Entretanto, tudo mudou com Vítor Pereira. Em nove jogos com o técnico português, Dawson foi titular em apenas um e saiu do banco de reservas em outros dois.

Por outro lado, Vítor Pereira pediu ao Wolverhampton a contratação de dois defensores na última janela. Os Wolves se reforçaram com Emmanuel Agbadou, ex-Reims, por 20 milhões de euros (cerca de R$ 119,6 milhões), e Nasser Djiga, ex-Crvena Zvezda, por 12 milhões de euros (em torno de R$ 71,7 milhões).

Além da dupla, Matt Doherty, Toti e Santiago Bueno são peças que jogam no mesmo setor. Para o treinador do Wolverhampton, o defensor de 34 anos seria o último de sua fila de prioridades na zaga, comunicando a diretoria antes mesmo das contratações:

— Dei antecipadamente ao clube a informação de que, se trouxéssemos outro zagueiro, não teria espaço para Craig no elenco. Isso é algo sobre o qual conversei com o clube há muito tempo.

Ao todo, Craig Dawson jogou 61 partidas pelos Wolves, onde marcou dois gols e deu uma assistência. O Wolverhampton de Vítor Pereira é o 17º colocado da Premier League com 19 pontos, dois acima do Z-3.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo