Por que Timo Werner pode ser uma boa ideia para o Tottenham
Tottenham deve trazer Werner por empréstimo, o que pode ser um bom movimento para agregar ao elenco de Ange Postecoglou
O RB Leipzig está a detalhes de acertar o empréstimo do atacante Timo Werner ao Tottenham, conforme publicou a imprensa internacional neste sábado (6). O acordo seria até o fim desta temporada 2023/24, mas foi relatado que há o interesse de que o alemão permaneça em Londres em definitivo. Seu contrato com o time do leste da Alemanha vai até junho de 2026. A chegada de um novo centroavante a equipe de Ange Postecoglou seria essencial nesse momento, visto os problemas físicos no elenco e a ausência de Son Heung-min por um mês, a serviço da Coreia do Sul na Copa da Ásia.
Apesar de alguns contras, a chegada de Werner seria uma boa para os Spurs por trazer versatilidade, velocidade e mais uma opção para um elenco que sofreu com lesões. A principal característica do alemão é o ataque às costas da defesa adversária por ser extremamente veloz. Esse movimento, além de ser sempre uma opção de bons passes em profundidade, também abre espaços para outros jogadores se aproveitarem, o que pode potencializar ainda mais Son, Dejan Kulusevski e James Maddison – este, quando estiver saudável. O Chelsea de Thomas Tuchel, campeão da Champions League em 2021, se utilizou bem dessa característica de Timo, que era titular e abriu espaço para Kai Havertz marcar o único gol da final contra o Manchester City.
? Kai Havertz's first Champions League goal ⚽️?@kaihavertz29 | @ChelseaFC | #UCL pic.twitter.com/cc6TpzflbU
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) June 2, 2021
O Tottenham de Postecoglou atua no 4-2-3-1, com os pontas bem abertos no momento ofensivo e o centroavante entre os zagueiros. Com todo mundo saudável e à disposição, o trio ideal é com Son pela esquerda, Kulusevski na direita e Richarlison na referência no ataque. Nesse cenário, Werner chegaria para jogar em qualquer uma das três posições, seja por fora ou por dentro. Para ganhar minutos em campo, o alemão poderia se aproveitar das instabilidades do brasileiro, que teve problemas de confiança pela má fase em campo, mas tem retomado aos poucos o bom momento, com cinco gols nos últimos seis jogos da temporada – mesmo assim, ainda perdendo chances claras de gol.
Vale citar que o ex-atacante do Chelsea, rival local dos Spurs, poderia também ser um reserva de luxo em um elenco curto, que sentiu os desfalques e caiu de rendimento. Iniciando o trabalho no meio do ano, Postecoglou começou a temporada com tudo, chegando a liderar a Premier League por algumas rodadas, mas agora é apenas o quinto, sofrendo com problemas em todos os setores do campo. Especialmente no ataque, Richarlison já teve uma lesão recente, enquanto Maddison e Manor Solomon continuam fora.
Os contras: Werner ficou marcado pelos gols perdidos no Chelsea
Para contar com Werner, o Chelsea pagou 53 milhões de euros ao Leipzig em 2020. O atacante vinha de uma temporada mágica, autor de 34 gols e 13 assistências em 45 jogos. Duas temporadas depois, ele retornaria ao clube alemão, por menos de metade do que foi pago, marcado, principalmente, pelos gols perdidos. O jornal inglês The Athletic trouxe uma estatística assustadora desses dois anos de Timo nos Blues: ele saiu do clube com um saldo negativo de 8,26 em gols esperados.
Não faltaram lances bizarros do alemão perdendo gols inacreditáveis. No YouTube e outras redes sociais existem diversos copilados apenas de chances desperdiçadas de Timo. O mais incrível aconteceu contra o Leeds United, quando só precisava escorar a bola para o gol, mas tentou finalizar de sola, tocou com a parte lateral do pé e conseguiu tirá-la da direção das redes.
Os números dele no Leipzig mostram que é um bom jogador, capaz de trazer mais aspectos positivos do que negativos, mas que foi perdendo tantas chances no Chelsea, virando piada por isso, que perdeu completamente a confiança para marcar gols. Na primeira temporada no retorno à Alemanha, marcou 16 vezes em 40 partidas, número que nunca alcançou na Inglaterra. Porém, em 2023/24, sofre para ser titular, iniciando apenas quatro dos 14 jogos que atuou, com média de 27 minutos em campo.
Conhecido por ser um clube que não gasta tanto, o Tottenham pode ter em Werner uma opção barata, possível e que deve agregar ao elenco, mesmo com todos os contras.