Thomas Frank quer mudança na regra do futebol para beneficiar técnicos; entenda
Recém-chegado, treinador dinamarquês celebrou bom início de temporada com o clube londrino
Thomas Frank, novo técnico do Tottenham, sugeriu algumas mudanças no futebol. O treinador, de 51 anos, foi enfático ao defender a implementação de tempos técnicos, além de uma mudança na regra do toque de mão.
— Eu daria um tempo técnico em cada tempo. Do ponto de vista técnico, acho que seria ótimo ter a oportunidade durante o jogo de conversar com os jogadores e poder ajustar alguma coisa — disse em entrevista à “Bet MGM”, patrocinadora dos equipamentos de treino dos Spurs.
A ideia divide opiniões. Atualmente, os treinadores não têm permissão para pedir tempo oficial durante os 90 minutos disputados. No entanto, a maioria transmite instruções por meio de gritos na beirada do campo. O momento de maior conversa entre comissão e jogadores acontece durante os 15 minutos de intervalo entre os tempos.
Recentemente, os treinadores também se aproveitam de grandes paralisações durante o jogo, seja por lesão ou análise do VAR, para dar instruções mais longas aos atletas. Mas o que sugere Frank seria ainda mais radical. A medida poderia frustrar os torcedores, que já reclamam bastante dos atrasos ocasionados pelo árbitro de vídeo.

Regra do toque de mão também gera polêmica
Thomas Frank também foi enfático ao dizer que mudaria a regra do toque de mão no futebol. O treinador afirmou que a regra é injusta e acaba favorecendo os adversários, que tem uma maior chance de marcar o gol.
— Eu tiraria a regra do toque de mão, pois para mim não está certa. Se houver um toque de mão e ela tocar seu braço na área penal, você estará dando a maior chance ao adversário só porque ela toca seu braço. Claro, se você estiver na linha de gol e tentar defender como um goleiro é diferente. Mas eu simplesmente não entendo como se ele apenas toca o braço de um jogador, e toca o braço dele em certas áreas, isso dá a oportunidade de ter a maior chance no jogo. É uma regra que precisa ser mudada para melhorar o jogo e torná-lo mais justo — afirmou.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bom início no Tottenham
Anunciado pelo Tottenham em junho de 2025, após passagem pelo Brentford, o treinador chegou para substituir Ange Postecoglou, e vem tendo bom desempenho.
Em três jogos disputados pelo Campeonato Inglês, o treinador saiu vencedor de dois, além de levar o PSG, atual campeão da Champions League, aos pênaltis na Supercopa da Uefa.
— Tem sido um bom começo de temporada até agora. Estou muito satisfeito com a forma como os jogadores têm encarado as coisas desde que cheguei ao clube de futebol. Jogamos três partidas na Premier League e uma na Supercopa da Uefa e fiquei feliz com três das atuações. Não fomos bons o suficiente contra o Bournemouth, mas, no geral, de onde começamos até onde estamos agora, estou satisfeito. O sucesso nesta temporada é construir algo sustentável e forte. Quero que tenhamos um desempenho consistente e de alto nível em todos os jogos — analisou o treinador.
O próximo jogo do Tottenham é no sábado (13), às 13h30 (de Brasília), quando enfrenta o West Ham, fora de casa, pela próxima rodada da Premier League.



