‘Quase chorou’: Son revela conversa com uruguaio após comentário xenofóbico
Rodrigo Bentancur afirmou que colega sul-coreano e família 'são todos iguais', mas se desculpou com Son, que o perdoou
Durante participação no programa de TV uruguaio Por la Camiseta, em junho passado, o meio-campista Rodrigo Bentancur afirmou que seu colega de Tottenham, Son Heung-min, e seus primos sul-coreanos “parecem todos iguais“, gerando polêmica pelo teor xenofóbico na fala.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Rapidamente, o caso rendeu uma forte repercussão negativa, com o uruguaio pedindo desculpas ao companheiro sul-coreano e afirmando ser apenas um “mal-entendido”. Já o clube londrino se posicionou contra qualquer discriminação.
Agora, nesta quarta-feira (25), foi a vez do próprio Son se pronunciar sobre o comentário do colega, em entrevista prévia à estreia dos Spurs na Liga Europa.
Son reforça amizade com Bentancur e revela conversa com colega de Tottenham
Por conta dos comentários, o volante do Tottenham foi denunciado pela Federação Inglesa (FA, na sigla em inglês) por uma suposta violação das regras por conta do comentário xenofóbico. Se condenado, pode receber gancho entre seis e 12 jogos.
Son afirmou que não pode falar sobre a possível punicação, mas reforçou o quão é amigo do uruguaio.
— O processo é com a FA e é por isso que não posso falar muito sobre isso, mas eu amo Rodrigo. Repito: eu o amo, eu o amo. Temos muitas boas lembranças, começamos a relembrar juntos quando ele veio [pedir desculpas]. Ele se desculpou logo depois, sabe, quando tiramos férias. — contou Son.
O sul-coreano ainda revelou que Bentancur o enviou uma mensagem logo na sequência do episódio e depois, pessoalmente, se desculpou quase chorando.
— Eu estava em casa e nem percebi o que estava acontecendo. Ele apenas me enviou uma longa mensagem de texto que você podia sentir que vinha do coração dele. Depois, quando ele voltou ao campo de treinamento para a pré-temporada, ele simplesmente se sentiu muito arrependido e quase chorou quando se desculpou publicamente e também pessoalmente. Parecia que ele realmente se sentia arrependido. — revelou o atacante.
Heung-min reforçou que pessoas estão sujeitas a erros, mesmo caso do volante, considerado um “irmão”.
— Somos todos humanos e cometemos erros, e aprendemos com eles. Mas eu amo Rodrigo. Eu o amo, eu o amo. Você sabe, ele cometeu um erro. Mas eu não tenho problema algum. De jeito nenhum. Nós apenas seguimos em frente como companheiros de equipe, amigos e irmãos, seguimos em frente juntos. Espero. — disse, emendando:
— Só temos que esperar o processo da FA. Não posso dizer muito. Mas uma coisa que posso dizer é que amo Rodrigo. Não há mais nada a dizer. — finalizou Son Heung-min.
Vale citar que, em maio do ano passado, Sonny, como é conhecido o atacante, foi vítima de um ataque preconceituoso vindo de um torcedor do Crystal Palace, posteriormente banido dos estádios por três anos.
Nesta temporada, Bentancur atuou em cinco jogos, quatro como titular, e deu uma assistência.
Já Son atuou em todas as cinco rodadas da Premier League, marcando dois gols e distribuindo duas assistências, e saiu do banco em um jogo da Copa da Liga.
Nesta quinta-feira (26), o Tottenham recebe o Qarabag pela primeira rodada da fase de liga da nova Liga Europa.
O comunicado do Tottenham sobre o comentário xenofóbico contra Son
— [O clube] está prestando assistência para garantir um resultado positivo no assunto [entre os jogadores]. Isso incluirá educação continuada para todos os jogadores, de acordo com nossos objetivos de diversidade, igualdade e inclusão. Apoiamos totalmente que nosso capitão Sonny sinta que pode dar um fim ao incidente e que a equipe pode se concentrar na nova temporada que tem pela frente. Estamos extremamente orgulhosos de nossa base de fãs e equipes de jogadores diversificada e global. Discriminação de qualquer tipo não tem lugar em nosso Clube, em nosso jogo ou na sociedade em geral.
O pedido de desculpas público de Bentancur
— Gostaria de comunicar a todos os fãs e a todos que nos seguem que depois da minha entrevista onde me referi ao Son e a mais ninguém, falei com ele e, logicamente, dada a nossa profunda amizade, ele entende que foi apenas um infeliz mal-entendido. Tudo foi esclarecido e resolvido com meu amigo. Se alguém se sentiu ofendido por causa das minhas palavras através desta ferramenta de mídia, gostaria de oferecer minhas sinceras desculpas. Mas também gostaria que você soubesse que nunca, nunca me referi a mais ninguém. Somente ao Son e por isso nunca tive a intenção de ofender direta ou indiretamente ninguém. Um grande abraço e todo meu respeito a todos.