Inglaterra

Bentancur pode sofrer gancho pesado no Tottenham após xenofobia com colega de equipe

Bentancur foi acusado pela FA após fazer um comentário desrespeitoso sobre Son, seu companheiro de Tottenham

O volante uruguaio Rodrigo Bentancur, do Tottenham, enfrenta uma acusação na Football Association — Federação Inglesa de Futebol, cuja sigla é FA — após fazer uma piada xenofóbica com Heung-min Son. Caso seja condenado, o volante pode sofrer um gancho pesado no Tottenham.

Tudo aconteceu em junho, quando o uruguaio concedeu uma entrevista ao programa Por la Camiseta, de sua terra natal. À época, Bentancur disse que o craque sul-coreano e seus primos “parecem todos iguais“.

Pouco tempo depois, o volante uruguaio chegou a se retratar publicamente com Son, alegando que fez uma “piada de mau-gosto“. Nas redes sociais, Bentancur se dirigiu ao capitão dos Spurs:

— Sonny, irmão! Sinto muito pelo ocorrido, foi uma brincadeira de mau gosto. Você sabe que eu te amo e nunca iria te desrespeitar ou machucar você, ou alguém. Eu te amo, irmão! — disse o argentino.

Posteriormente, o Tottenham divulgou um comunicado dizendo que o atacante de 32 anos queria “traçar um limite para o incidente”. Mais do que isso, os Spurs reforçaram seu comprometimento com a diversidade étnica:

— Estamos extremamente orgulhosos de nossa base de fãs diversificada e global e de nossos jogadores. Discriminação de qualquer tipo não tem lugar no nosso clube, no nosso jogo ou na sociedade em geral — reafirmou o clube.

Internamente, o Tottenham prestou auxílio para superar o caso de xenofobia, incluindo educação adicional a todos os atletas sobre diversidade. Apesar disso, o volante de 27 anos está sujeito a uma suspensão nos Spurs.

Rodrigo Bentancur pode ser suspenso por até 12 jogos no Tottenham

Segundo nota divulgada pela FA nesta quinta-feira (12), Rodrigo Bentancur foi acusado de supostamente violar uma das regras do regulamento por má conduta, o que pode render uma suspensão de até 12 jogos no Tottenham.

A federação argumenta que o volante uruguaio “quebrou a Regra E3.1 da FA porque agiu de maneira imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou insultuosas e/ou de descrédito ao jogo“.

Essa é uma “violação grave” na Regra E3.2 da FA, pois faz uma referência expressa ou implícita, à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica. Bentancur tem até a próxima quinta-feira (19) para se defender da acusação.

Se o volante for condenado ou não apresentar uma contestação, ele poderá ser banido de seis a 12 jogos nos Spurs. Uma baixa importante para o técnico Ange Postecoglou, que tem usado o uruguaio neste início de temporada.

Foto: (Imago) - Rodrigo Bentancur em ação pelo Tottenham
Foto: (Imago) – Rodrigo Bentancur em ação pelo Tottenham

Rodrigo Bentancur disputou dois dos três primeiros jogos do Tottenham na Premier League 2024/25. O volante uruguaio só não entrou em campo na vitória dos Spurs sobre o Everton por 4 a 0, em casa, devido a uma lesão na cabeça sofrida na partida anterior, contra o Leicester.

Heung-min Son, por sua vez, foi titular em todos os jogos do Tottenham até aqui, tendo marcado dois gols. Os Spurs voltam a campo neste domingo (15), às 10h (horário de Brasília), para enfrentar o Arsenal, no Tottenham Hotspur Stadium, pela 4ª rodada do campeonato.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo