Inglaterra

Sincerão, De Zerbi dá declaração inusitada sobre João Pedro — hoje, seu melhor jogador

Voando nesta temporada, João Pedro foi peneirado pelo scout do Brighton para fazer a diferença no time de Roberto De Zerbi

Entre os jogadores que disputam a Premier League, Erling Haaland, do Manchester City, e Mohamed Salah, estão entre os maiores artilheiros da temporada. Quem aparece logo atrás é um brasileiro: João Pedro, que está fazendo a diferença no Brighton após ser contratado no início de 2023/24. E se o desempenho do atacante está surpreendendo os torcedores dos Seagulls, eles não são os únicos.

Isso porque até mesmo Roberto De Zerbi admitiu que não conhecia João Pedro antes de ser contratado pelo Brighton. O técnico fez questão de dar méritos aos olheiros dos Seagulls, que tiraram o centroavante brasileiro do Watford e agora colhem os frutos. E a boa fase do jogador de 22 anos chegou a ser recompensada com uma convocação inédita à Seleção Brasileira, no final de 2023.

A declaração de De Zerbi aconteceu após a vitória do Brighton sobre o Stoke City por 4 x 2, no último sábado (6), no bet365 Stadium, pela terceira fase da Copa da Inglaterra. As equipes estavam empatadas por 2 x 2 até os momentos finais da partida, quando João Pedro marcou os dois gols que garantiram a classificação dos Seagulls. E o treinador italiano rasgou elogios ao brasileiro:

“João Pedro me encanta, e sei do seu potencial. Sei como pode melhorar e ser importante para nós. Mas o mérito é do clube. O departamento de contratações me disse o nome de João, e não o conhecia antes que viesse jogar para nós”.

E a torcida do Brighton tem muito a agradecer ao scout da equipe, já que o centroavante já marcou 15 gols nesta temporada. Foram sete na Premier League, seis na Liga Europa e os dois últimos marcados na Copa da Inglaterra. Contratado por um alto investimento, João Pedro tem tudo para continuar dando orgulho a Roberto De Zerbi com a camisa dos Seagulls.

João Pedro está voando

Segundo a Opta, João Pedro é o primeiro brasileiro das cinco grandes ligas europeias a balançar as redes 15 vezes em 2023/24, tanto que o 2º colocado no ranking é Rodrygo, que anotou 10 gols até aqui. E se o mercado da bola está inflacionado, o Brighton pode comemorar que gastou uma ‘pechincha' para trazer um goleador nato e com muito espaço para evolução.

O atacante foi comprado pelos Seagulls junto ao Watford em maio de 2023 por € 34 milhões (cerca de R$ 188 milhões à época). João Pedro é o jogador mais caro da história do Brighton, que não pensou duas vezes em abrir os bolsos para tirar o atleta dos Hornets, onde estava desde 2020. Revelado pelas categorias de base do Fluminense, o centroavante vinha numa crescente na carreira.

Na última temporada, João Pedro marcou 11 gols e distribuiu quatro assistências pelo Watford, que terminou na 13ª posição da Championship. Por isso, os Seagulls queriam ter a sensação brasileira na Premier League. O atacante se despediu dos Hornets com 24 gols em 109 jogos. Agora, ele tem chances reais de terminar sua primeira temporada com De Zerbi ultrapassando seus números totais no ex-clube.

Com contrato até junho de 2028, João Pedro deve chamar a atenção de gigantes europeus nas próximas janelas de transferência. O que pode ser uma boa vitrine para o centroavante é a Amarelinha. Ele foi convocado por Fernando Diniz em novembro de 2023 para os compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas e fez sua estreia logo na primeira vez que foi chamado.

João Pedro substituiu o lesionado Vinicius Junior na derrota do Brasil para a Colômbia, entrando aos 27 minutos do 1º tempo. Se o centroavante continuar voando no Brighton, não deve demorar para que seja testado como titular na Seleção. Até lá, os torcedores do Seagulls agradecem ao scout pelo baita atacante que eles trouxeram. Enquanto a De Zerbi, ele vai se surpreendendo com o atacante a cada dia que passa.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo