Inglaterra
Tendência

Guardiola rasga elogios a De Zerbi: “Ele é um dos técnicos mais influentes dos últimos 20 anos”

Quando Guardiola quer elogiar um companheiro, ele elogia mesmo

Pep Guardiola não é tímido quando elogia os colegas que admira e voltou fazê-lo com Roberto de Zerbi, técnico que substituiu Graham Potter no comando do Brighton. Em abril, havia dito que as Gaivotas são o time com a melhor construção ofensiva a partir da defesa do mundo, e agora, antes de enfrentá-las pelo Campeonato Inglês, afirmou que De Zerbi é um dos técnicos mais influentes dos últimos 20 anos, o que talvez seja um pouquinho de exagero porque o italiano começou a chamar a atenção em 2017, no comando de um ofensivo Benevento que foi rebaixado da Serie A.

Na sequência, De Zerbi teve três ótimas temporadas pelo Sassuolo antes de comandar o Shakhtar Donetsk. Ele chegou ao Brighton em setembro, após a saída de Potter para o Chelsea, e garantiu classificação para competições europeias. Provavelmente na Liga Europa, a menos que perca seus dois últimos jogos e o Aston Villa tire 16 gols de saldo. Ainda pode ultrapassar o Liverpool e terminar a Premier League em quinto lugar.

“Preste atenção ao que vou dizer: estou bem convencido que estou certo ao afirmar que acho que Roberto é um dos técnicos mais influentes dos últimos 20 anos. Não há time que jogue do jeito que eles jogam. É único. Eu tinha a sensação quando ele chegou que ele causaria um grande impacto na Premier League. Não esperava que fizesse isso tão rápido. Ele cria 20 a 25 chances por jogo, muito mais do que a maioria dos adversários. Ele monopoliza a bola de um jeito que não acontece há muito tempo”, disse.

“Todo mundo está envolvido. O goleiro é como um volante. Se você não jogar em alto nível, eles podem fazer o que quiserem contra vocês. Eles merecem completamente os elogios e o sucesso que tiveram. É um dos times com os quais tento aprender. É único, como um restaurante estrela Michelin. Na Catalunha, tinha o (restaurante) El Bulli com o (chef) Ferran Adrià, o melhor cozinheiro em muitos anos, e ele mudou a cozinha, e o Brighton está jogando com algo especial. A maneira como se movimentam. Será um desafio incrível para nos prepararmos para as duas finais”, acrescentou.

O City garantiu o tricampeonato inglês no último fim de semana, sua quinta Premier League em seis anos, e agora tenta buscar a Tríplice Coroa, com a decisão de Copa da Inglaterra contra o Manchester United e a final da Champions League diante da Internazionale. Antes, tem compromissos contra Brighton e Brentford para fechar sua campanha no Campeonato Inglês.

“O Brighton é o mestre de passar a bola para o homem que está livre, mas de quando passar para o homem que está livre. Eles se movimentam no momento certo, isso é o melhor no mundo, no ritmo certo. Parte do quanto são agressivos com a bola é a mesma coisa que era com Graham Potter. Ele instalou algo muito bom em resiliência. Homem a homem, não importa o que aconteça. Mas a maneira como eles avançam e usam o goleiro, eles não passam a bola depois do movimento do adversário. Quando o adversário se move, eu passo a bola. No ritmo certo. Eles são os melhores”, encerrou.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo