Dono do Sheffield Wednesday pediu que a torcida salve o clube – mas não o fez com educação
O empresário tailandês Dejphon Chansiri praticamente coagiu a torcida a pagar uma dívida de £ 2 milhões que precisa ser sanada até 10 de novembro
Costumam ser legais ações de torcedores para ajudar os seus clubes. Aprofundam os laços com a comunidade, mostram solidariedade e um forte senso coletivo em tempos de crise. Mas, no fim das contas, na maioria das estruturas atuais, a responsabilidade financeira é dos donos, que controlam as receitas, potenciais lucros e se beneficiam da valorização do jogo. Não é algo que pode ser forçado como o dono do Sheffield Wednesday está tentando fazer.
Um dos clubes mais antigos do mundo, o Wednesday está com problemas. Uma dívida de £ 2 milhões entre impostos e salários precisa ser sanada até 10 de novembro para que não haja o risco de um embargo de transferências de três janelas. Seria quase uma sentença de morte para quem subiu da terceira divisão na última temporada, mas no momento está confortavelmente na lanterna da Championship com uma vitória em 14 jogos.
Quem deveria pagar essa conta é o empresário tailandês Dejphon Chansiri, que liderou o consórcio que adquiriu 100% das ações do Wednesday em 2015. Ele alegou problemas de fluxo de caixa porque não sei se vocês sabem, ele disse, empresários não mantêm dinheiro no banco, eles gastam e investem, e a economia, sabe, guerra na Rússia, Israel, Covid, etc, etc, isso é normal no mundo dos negócios e o que ele pode fazer se as pessoas que devem para ele não podem pagar?
Traduzindo o que no geral pessoas ricas querem dizer quando alegam problemas de fluxo de caixa, Chansiri não tem dinheiro para pagar as contas que deveria pagar do Sheffield Wednesday e quer que 20.000 torcedores emprestem £ 100 cada um para cobrir as dívidas antes do prazo, que seriam devolvidos com juros, e essa poderia até ser uma daquelas histórias legais do primeiro parágrafo se ele pelo menos tivesse pedido com um pouco de educação.
Ele não pediu com educação.
– Aqueles que dizem que é o clube deles, quando está claro que temos um problema fiscal, as pessoas vêm e dizem “presidente, você precisa assumir a responsabilidade de pagar”, que se não pagarmos temos que vender “nosso clube”. Por que eles dizem “nosso clube”? Eu nunca ouvi um torcedor dizer que “precisamos nos preparar para salvar nosso clube”. Eles apenas dizem que eu tenho que ir embora. É engraçado. Eles dizem que são os donos e eu sou um zelador. Tentamos gerar dinheiro para o clube o melhor que podemos. Precisamos tentar achar o dinheiro, mas torcedores negativos não ajudam – disse, em entrevista ao The Star.
Chansiri garantiu que não está culpando os torcedores, mas…
– Estou explicando que eles não ajudam. Precisamos dos torcedores tanto nos momentos ruins quanto nos momentos bons. Eu quero saber o que aqueles torcedores vão fazer para proteger nosso clube? Os negativos dizem que são a maioria agora. Se eles se consideram donos, essa é a chance de salvar o clube. Estou confuso. Os negativos são a maioria ou os positivos são a maioria? Tentamos gerar dinheiro, mas torcedores negativos não ajudam. Não queremos lutar interna e externamente, é exaustivo. Se eles não querem salvar o clube, tudo bem, mas não criem problemas.
– Se quiserem salvar o clube, essa é a chance. Não protestem, salvem o clube. Do contrário, receberemos um embargo de transferências de três janelas, existe a possibilidade de cairmos para a quarta divisão ou para a quinta. Talvez os torcedores negativos fiquem felizes. Eles não poderiam reclamar que as coisas estão caras demais. Então agora vocês têm o direito. Se os torcedores positivos querem que eu fique, então é a chance deles de salvar o clube.
– Se vocês não quiserem salvar o clube de vocês, então não se chamem de donos, e eu, de zelador. Se vocês salvarem o clube, têm o direito de pedir que eu saia. Não tem por que as coisas serem complicadas. Eu posso sair, sem problema. É a maneira fácil. Eu tentei meu melhor por quase nove anos. Tentei tudo, mesmo durante a pandemia, sem receitas. Se eu quisesse que as coisas ficassem ruins, eu já teria saído. Eu não preciso estar aqui – completou.
O truste de torcedores do Sheffield Wednesday escreveu que está “espantado” com a entrevista de Chansiri pedindo £ 2 milhões aos torcedores e que entrará em contato com a Federação Nacional de Torcedores e com a Football League (que organiza da segunda à quarta divisão da Inglaterra) para alertá-los e buscar orientação para este “anúncio sem precedentes”. “Um dono adequado não pediria que os torcedores fizessem isso”, acrescentou.
RE the Chairman's interview with @SheffieldStar. We are astounded by the request for fans to pay a £2m HMRC bill. A fit and proper owner would not ask fans to do this. We have contacted @WeAreTheFSA & the @EFL to alert them & seek guidance on this unprecedented announcement #swfc
— Sheffield Wednesday Supporters' Trust (@SWFCTrust) October 31, 2023
A parlamentar trabalhista Gill Furniss, da região de Sheffield Brightside e Hillsborough, também usou o Twitter para dizer que está “muito preocupada” com as notícias sobre a situação financeira do Sheffield Wednesday e que buscará uma reunião urgente com o clube: “É responsabilidade dos donos consertar isso, não dos torcedores”.
Chansiri provavelmente gostaria que eu acrescentasse que ele disse que não está deliberadamente evitando colocar dinheiro no clube, e que os problemas de fluxo de caixa são reais, embora um comunicado que emitiu cerca de um mês atrás deixe a situação um pouco mais confusa.
“Não colocarei mais fundos adicionais no clube”
A relação de Chansiri com a torcida não é boa faz algum tempo. Ele chegou falando em acesso à Premier League em dois anos, e até chegou aos playoffs da segunda divisão, mas não cumpriu a promessa – e pouco tempo depois o Sheffield United foi uma das sensações da elite inglesa. Uma dedução de seis pontos por ter irregularmente incluído as receitas da venda do estádio Hillsborough em seus balanços levou ao rebaixamento à League One em 2020/21. O estádio foi vendido pelo Wednesday para uma outra empresa de Chansiri, gerando um lucro que permitiu que o clube não infringisse as regras de sustentabilidade da Football League no período que terminou em 2017/18.
As reclamações mais recentes mencionam a saída repentina do técnico Darren Moore, que liderou o épico retorno à Championship, e o preço dos ingressos. O péssimo começo de temporada não ajudou. Um novo grupo de torcedores chamado 1867, data de fundação do Wednesday, foi formado no começo da temporada e está liderando protestos contra Chansiri, como as bolas de tênis que foram atiradas no gramado do estádio Hillsborough na partida contra o Middlesbrough em 19 de setembro. Prometeu continuar as manifestações até Chansiri vender o clube e, em entrevista ao Yorkshire Live, citou a questão dos ingressos como a principal motivação.
Cerca de uma semana depois, Chansiri perdeu a paciência. Em um longo comunicado, alegou que as críticas a ele têm sido excessivas – e, se, como alegou, houve abordagem a seus familiares, é realmente injustificável – e usou a mesma linha de raciocínio de que os torcedores não podem reclamar se não estiverem fazendo algo pelo clube. Um campeão da liberdade de expressão, disse que protestos são perda de tempo e avisou que não colocará fundos adicionais ao Wednesday enquanto estiver sendo tratado injustamente.
– Os torcedores podem reclamar, criticar, dar opiniões fortes, equilibradas, dizer o que quiserem. Mas ninguém tem o direito de cruzar a linha ou de tentar causar danos, insultar ou abordar minha família, o que aconteceu novamente e não posso aceitar. Neste momento, é demais. Eu sempre abracei um debate construtivo, o que tudo bem, mas eu não aceitarei as pessoas que entraram em contato diretamente comigo com insultos e à minha família.
– Alguns torcedores dizem que sou o zelador, não o dono. Que dizem que nasceram aqui e morrerão aqui. Eu posso não ter nascido aqui e provavelmente não morrerei aqui, mas uma coisa que eu posso dizer é que sempre tentarei fazer meu melhor pelo Wednesday. Embora eu esteja envolvido por menos de 10 anos, isso não faz com que meu amor pelo clube seja maior ou menor que o de qualquer outro. Aos que estão criando problemas para o clube, eu pergunto o que vocês fizeram que é bom para o clube? Por que estão tentando prejudicá-lo? Se sou um dono tão ruim, o que vocês estão fazendo no lado de vocês?
– Eu preciso assumir responsabilidade por tudo no clube, incluindo apoio financeiro, que é algo que eu sempre faço. Mas a partir de agora, não colocarei dinheiro adicional ao clube. Se vocês dizem que são os donos e eu sou o zelador, então me mostrem como ser um bom dono e ajudem a salvar nosso clube. Querem que eu saia, mas querem que eu gaste dinheiro? Se querem que eu saia, então me mostrem como administrar o clube e invistam dinheiro antes de eu fazer isso.
– Esses torcedores que criam problemas para o clube e para mim e acreditam que são os verdadeiros donos do clube precisam ser responsáveis pelas questões financeiras do clube daqui em diante. Se eles podem assumir uma responsabilidade financeira como essa para salvar o clube e acreditam que eu não sou o dono certo, eles podem propor qualquer comprador que eu acredite que possa operar o clube para o benefício de todos os envolvidos.
– Alguns torcedores precisam ter mais respeito com os donos do clube e não serem egoístas, pensando nos seus próprios benefícios sem fazer nada pelo clube. Isso não é aceitável e, portanto, não estou disposto a injetar mais dinheiro enquanto eu estiver sendo tratado injustamente por esses torcedores. Vocês não têm o direito de pedir que eu saia. Sou eu quem salvei o clube e gastei dinheiro para o clube. Sou eu quem precisa pagar £ 2 milhões em média todos os meses – disse.
Exceto, aparentemente, quando tem problemas de fluxo de caixa.