Malas quase prontas: Savinho deve ser uma opção a mais para o City e pode entrar de vez no radar da seleção
Brasileiro Savinho deve rumar ao time inglês após se destacar no Girona, que também faz parte do City Football Group
Não foram poucas as especulações sobre o futuro de Savinho desde que o ponta passou a se destacar no surpreendente Girona durante esta temporada. E o talento brasileiro mais promissor da Espanha deve mesmo permanecer no mesmo conglomerado e jogar pelo Manchester City na temporada 2024/2025, segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano.
O jogador vem se destacando no Girona, o time sensação da Espanha, que disputa rodada a rodada a primeira colocação da La Liga com o poderoso Real Madrid. Titular absoluto do time pela ponta esquerda, o brasileiro de apenas 19 anos é o líder em assistências do torneio junto com Toni Kroos, com 7 passes para gols até agora. Além disso, ele anotou 5 gols na competição.
Revelado pelo Atlético-MG, o ponta fez sua estreia como profissional aos 16 anos. Tamanho talento para um jovem rápido, habilidoso, mas ainda franzino, chamou rapidamente a atenção de equipes europeias.
Após atuar em 35 jogos e fazer dois gols com a camisa do Galo, o jogador foi negociado com o Troyes, em 2022, por 6 milhões de euros mais bônus. Podia parecer um negócio alternativo, já que o time francês está na segunda divisão, mas o clube faz parte da holding City Football Group, que tem Manchester City, Bahia e o próprio Girona dentro do conglomerado.
Apesar de ser negociado com o time francês, o jogador nunca atuou pela equipe por ser imediatamente emprestado ao PSV Eindhoven. Entretanto, uma lesão grave impediu o brasileiro de ao menos tentar repetir o sucesso de compatriotas como Romário, Ronaldo, Alex e Gomes no time holandês. Ao todo, Sávio atuou apenas oito vezes no time que foi vice-campeão holandês na última temporada, sem conseguir anotar um único gol.
Redenção na Espanha
Em teoria, é difícil imaginar que um atleta que não conseguiu se destacar num campeonato sem tantas estrelas vá bem num mercado maior. Entretanto, o empréstimo por uma temporada ao Girona mostrou ser o começo de uma trajetória bastante promissora para o atleta e quem sabe a seleção brasileira. Além do desempenho fora da curva na La Liga, Savinho também anotou 2 gols em 4 partidas pela Copa do Rei.
O desempenho do jogador chamou a atenção de diversos clubes tanto da Premier League como também da Alemanha. De acordo com uma informação publicada por Romano ainda em dezembro do ano passado, cerca de 30 milhões de euros haviam sido oferecidos pelo atleta brasileiro.
Apesar dos altos valores vindo de outros clubes, aparentemente o jogador conquistou o coração de Pep Guardiola, já que o principal clube do conglomerado de 11 clubes ao redor do mundo deve mesmo ser o destino de Savinho. Revelado como ponta direita, o jogador canhoto chamou a atenção jogando pela outra ponta, o que mostra que ele ser uma opção em mais de uma posição nos Citizens, caso o negócio seja realmente sacramentado, como tudo leva a crer.
No City, Sávio pode ser tanto uma opção pela ponta esquerda, que atualmente conta com o destro Jack Grealish, assim como uma opção a mais pelo lado direito, que possui o também canhoto Phil Foden, além dos jovens Jérémy Doku e Oscar Bobb. Na seleção brasileira de Dorival Júnior ele também poderá ser uma interessante opção pelos lados ao longo do tempo, já que Raphinha não vem mais apresentando o bom desempenho do começo e Antony passou a ser deixado de fora após acusações extra-campo.
O futuro parece muito promissor para o atleta e também para o City. Resta saber se Savinho manterá o desempenho que o trouxe aqui neste ano, e se cumprirá com a expectativa criada sobre ele desde 2020. São quase 4 anos como profissional para um jovem que ainda não chegou aos 20 anos de idade.