Nem a mística de ser torcedor deve garantir a Sancho muitos minutos no Chelsea
Ponta inglês chega emprestado pelo Manchester United com obrigação de compra de 25 milhões de libras
O ponta Jadon Sancho realizará um desejo de criança ao fechar a ida ao Chelsea nesta sexta-feira (30), último dia da janela de transferências.
O inglês de 24 anos chega por empréstimo do Manchester United com obrigação de compra firmada em cerca de 25 milhões de libras (cerca de R$ 185 milhões, de acordo com a cotação atual), segundo o jornalista Fabrizio Romano.
Em 2021, ele já tinha falado publicamente que o pequeno Jadon, crescido no bairro Camberwell, ao sul de Londres, era um grande fã dos Blues e seus grandes ídolos eram o meia Frank Lampard e o atacante Didier Drogba.
— Eu provavelmente diria Frank Lampard [ídolo de infância]. Eu era fã do Chelsea quando criança, não posso mentir! Didier Drogba e Frank Lampard eram meus jogadores favoritos na época. Eu simplesmente adoro Frank Lampard e como ele jogava; ele era tão direto e tão calmo com a bola. — revelou em entrevista ao talkSPORT poucos meses após ter fechado com o United.
Apesar dessa identificação, a realização de um sonho e a vontade de jogar pelo Chelsea, não quer dizer que a vida de Sancho em Stamford Bridge será fácil.
🚨🔵 BREAKING: Jadon Sancho to Chelsea, here we go! Loan deal with obligation to buy clause agreed between the clubs.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 30, 2024
Sancho already said yes as he wanted Chelsea move, deal now agreed between all parties.
Man United accepted the proposal and deal is now set to he signed. pic.twitter.com/D0f4SLK4lY
A concorrência pesada que Sancho vai encarar no Chelsea
Os lados do campo no Chelsea são, de longe, o local com maior concorrência e onde o clube costuma se reforçar muito. Sancho é capaz de jogar nas duas pontas e já teve raros momentos como meia ofensivo.
Ultimamente, o inglês prefere jogar pela esquerda e foi onde se reencontrou no meio da última temporada, quando esteve emprestado ao vice-campeão europeu Borussia Dortmund.
Por lá, consegue potencializar o drible ao cortar para dentro para dar uma assistência, como bem fez na Alemanha, ou finalizar, mesmo que os gols não sejam a sua especialidade.
Será complexo que tenha minutos pela esquerda porque é onde que Enzo Maresca tem colocado Pedro Neto, o reforço mais caro da janela, vindo do Wolverhampton por 60 milhões de euros.
Apesar de ter preferência pela ponta direita, o português só entrou no lado canhoto até aqui e deu boas credenciais com seus dribles, já somando uma assistência.
Se saudável, a tendência de Neto é ser o titular absoluto, como Cole Palmer, na direita ou de meia.
Quando o craque da última temporada esteve por dentro, Noni Madueke jogou na direita e marcou um hat-trick contra os Wolves, no último domingo (25).
O elenco dos Blues ainda tem Nkunku e Mudryk como opções para atuar por dentro ou pela esquerda. Ou seja, Sancho, torcedor do Chelsea, terá que provar nos poucos minutos que tiver que merece espaço contra os 5 nomes à sua frente.
🟦 Mais um? Chelsea acrescenta outro reforço — o 10º de janela — a um elenco já inchado
— Trivela (@trivela) August 9, 2024
E para a preocupação de Estêvão, mais um jogador que pode concorrer com o jovem quando chegar em Stamford Bridge https://t.co/wMejFZOXJ5
As várias opções do Chelsea para o ataque:
- Cole Palmer — PD/MEI
- Pedro Neto — PE/PD
- Mudryk — PE
- Madueke — PE
- Nkunku — MEI/ATA
- Sancho — PE/MEI/PD
- Jackson — ATA
- Guiu — ATA
- João Félix — ATA
Sancho não se firmou na Inglaterra
O United investiu 73 milhões de libras para tirar o inglês que brilhava no futebol alemão. No entanto, a mudança para o país natal não deu certo.
Sancho nunca pareceu perfeitamente adaptado a um time que também sofria com a desorganização dentro e fora de campo. Em certos momentos, pareceu desligado e não tão dedicado, como acontece com muitos jogadores nos Red Devils.
Mesmo assim, somou muitos jogos nas duas temporadas iniciais, primeiro sob comando de Solskjaer e depois de Erik ten Hag.
A ruptura definitiva com os vermelhos de Manchester veio a partir de uma briga com o técnico holandês, jogando apenas 3 vezes nos primeiros 6 meses da temporada 2023/24.
Sancho pelo Manchester United:
- 83 jogos, 12 gols e 6 assistências
A solução foi um empréstimo de seis meses ao ex-clube, onde conseguiu virar titular rapidamente, render no mais alto nível e ser essencial para que o Dortmund chegasse à final da Champions League.
Sancho relembrou os velhos tempos, nos quais era um dos melhores atacantes da Alemanha entre 2018 e 2021.
Após sair da base do Manchester City em 2017, chegou ao clube aurinegro como uma grande promessa e assim se provou rapidamente. Na sua segunda temporada no profissional, atingiu 33 participações em gols, bombando ainda mais os números em 2019/20 (40 participações).
Por problemas físicos, teve uma leve queda na última temporada pelo Borussia, mas nada tão brusco. Seguiu como o ponta capaz de driblar com tanta facilidade quanto dava uma assistência, calmo com a bola e acelerando quando necessário.
Sancho em suas temporadas pelo Borussia Dortmund:
- 2017/18: 12 jogos, 1 gol e 4 assistências
- 2018/19: 43 jogos, 13 gols e 20 assistências
- 2019/20: 44 jogos, 20 gols e 20 assistências
- 2020/21: 38 jogos, 16 gols e 20 assistências
Dados: Transfermarkt