Inglaterra

Nem a mística de ser torcedor deve garantir a Sancho muitos minutos no Chelsea

Ponta inglês chega emprestado pelo Manchester United com obrigação de compra de 25 milhões de libras

O ponta Jadon Sancho realizará um desejo de criança ao fechar a ida ao Chelsea nesta sexta-feira (30), último dia da janela de transferências.

O inglês de 24 anos chega por empréstimo do Manchester United com obrigação de compra firmada em cerca de 25 milhões de libras (cerca de R$ 185 milhões, de acordo com a cotação atual), segundo o jornalista Fabrizio Romano.

Em 2021, ele já tinha falado publicamente que o pequeno Jadon, crescido no bairro Camberwell, ao sul de Londres, era um grande fã dos Blues e seus grandes ídolos eram o meia Frank Lampard e o atacante Didier Drogba.

— Eu provavelmente diria Frank Lampard [ídolo de infância]. Eu era fã do Chelsea quando criança, não posso mentir! Didier Drogba e Frank Lampard eram meus jogadores favoritos na época. Eu simplesmente adoro Frank Lampard e como ele jogava; ele era tão direto e tão calmo com a bola. — revelou em entrevista ao talkSPORT poucos meses após ter fechado com o United.

Apesar dessa identificação, a realização de um sonho e a vontade de jogar pelo Chelsea, não quer dizer que a vida de Sancho em Stamford Bridge será fácil.

A concorrência pesada que Sancho vai encarar no Chelsea

Os lados do campo no Chelsea são, de longe, o local com maior concorrência e onde o clube costuma se reforçar muito. Sancho é capaz de jogar nas duas pontas e já teve raros momentos como meia ofensivo.

Ultimamente, o inglês prefere jogar pela esquerda e foi onde se reencontrou no meio da última temporada, quando esteve emprestado ao vice-campeão europeu Borussia Dortmund.

Por lá, consegue potencializar o drible ao cortar para dentro para dar uma assistência, como bem fez na Alemanha, ou finalizar, mesmo que os gols não sejam a sua especialidade.

Será complexo que tenha minutos pela esquerda porque é onde que Enzo Maresca tem colocado Pedro Neto, o reforço mais caro da janela, vindo do Wolverhampton por 60 milhões de euros.

Apesar de ter preferência pela ponta direita, o português só entrou no lado canhoto até aqui e deu boas credenciais com seus dribles, já somando uma assistência.

Se saudável, a tendência de Neto é ser o titular absoluto, como Cole Palmer, na direita ou de meia.

Quando o craque da última temporada esteve por dentro, Noni Madueke jogou na direita e marcou um hat-trick contra os Wolves, no último domingo (25).

O elenco dos Blues ainda tem Nkunku e Mudryk como opções para atuar por dentro ou pela esquerda. Ou seja, Sancho, torcedor do Chelsea, terá que provar nos poucos minutos que tiver que merece espaço contra os 5 nomes à sua frente.

As várias opções do Chelsea para o ataque:

  • Cole Palmer — PD/MEI
  • Pedro Neto — PE/PD
  • Mudryk — PE
  • Madueke — PE
  • Nkunku — MEI/ATA
  • Sancho — PE/MEI/PD
  • Jackson — ATA
  • Guiu — ATA
  • João Félix — ATA

Sancho não se firmou na Inglaterra

O United investiu 73 milhões de libras para tirar o inglês que brilhava no futebol alemão. No entanto, a mudança para o país natal não deu certo.

Sancho nunca pareceu perfeitamente adaptado a um time que também sofria com a desorganização dentro e fora de campo. Em certos momentos, pareceu desligado e não tão dedicado, como acontece com muitos jogadores nos Red Devils.

Mesmo assim, somou muitos jogos nas duas temporadas iniciais, primeiro sob comando de Solskjaer e depois de Erik ten Hag.

A ruptura definitiva com os vermelhos de Manchester veio a partir de uma briga com o técnico holandês, jogando apenas 3 vezes nos primeiros 6 meses da temporada 2023/24.

Sancho pelo Manchester United:

  • 83 jogos, 12 gols e 6 assistências

A solução foi um empréstimo de seis meses ao ex-clube, onde conseguiu virar titular rapidamente, render no mais alto nível e ser essencial para que o Dortmund chegasse à final da Champions League.

Sancho relembrou os velhos tempos, nos quais era um dos melhores atacantes da Alemanha entre 2018 e 2021.

Após sair da base do Manchester City em 2017, chegou ao clube aurinegro como uma grande promessa e assim se provou rapidamente. Na sua segunda temporada no profissional, atingiu 33 participações em gols, bombando ainda mais os números em 2019/20 (40 participações).

Por problemas físicos, teve uma leve queda na última temporada pelo Borussia, mas nada tão brusco. Seguiu como o ponta capaz de driblar com tanta facilidade quanto dava uma assistência, calmo com a bola e acelerando quando necessário.

Sancho em suas temporadas pelo Borussia Dortmund:

  • 2017/18: 12 jogos, 1 gol e 4 assistências
  • 2018/19: 43 jogos, 13 gols e 20 assistências
  • 2019/20: 44 jogos, 20 gols e 20 assistências
  • 2020/21: 38 jogos, 16 gols e 20 assistências

Dados: Transfermarkt

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo