Inglaterra

Estêvão deve se preocupar? Chelsea contrata mais um da mesma posição do brasileiro

Português Pedro Neto é contratado pelos Blues por 60 milhões de euros e promete ser titular pelo lado do campo

O Chelsea não para de se reforçar para temporada que se avizinha. Foram 9 jogadores contratados até esta sexta-feira (9), quando chegou ao 10ª pelo acerto com o português Pedro Neto, vindo do Wolverhampton.

Segundo o jornalista Fabrizio Romano, a contratação foi firmada em 60 milhões de euros (cerca de R$ 360 milhões) e os exames médicos serão feitos. Para o lugar dele, os Wolves querem Carlos Forbs, do Ajax.

Só pelo valor mostra que Neto chegará a Stamford Brigde para ser titular absoluto — se os problemas físicos permitirem –, o que pode não ser uma boa notícia para Estêvão Willian, a cria do Palmeiras, mesmo jogando pelos Blues apenas em 2025.

Pedro Neto, Palmer e Estêvão: o ideal dos três é pela direita

Atacante capaz de jogar nos dois lados do campo, o português tem preferência pela direita do ataque porque é canhoto, podendo partir para cima da marcação e potencializando sua característica de drible e finalização.

Pedro Neto sofreu com graves problemas físicos nas últimas quatro temporadas, perdendo 102 partidas apenas de Premier League. Desde 2020/21 que não faz mais do que 24 jogos em um ano e ele só teve mais de 40 exibições uma vez na carreira.

Ao menos o jogador de 24 anos sabe que, mesmo titular, pode não enfrentar uma maratona tão grande de jogos porque o que mais há no inchado elenco dos Blues são opções para o lado do campo.

A direita do ataque foi exatamente onde Cole Palmer brilhou na última temporada com 43 participações em gols — em poucas vezes, jogou como meia central.

Ainda tem Noni Madueke, dono de 23 jogos no Campeonato Inglês passado, como opção para o mesmo corredor.

E todas as esses jogadores citados são justamente do mesmo lado que Estêvão brilha no primeiro ano pelo profissional no Palmeiras e jogou na base.

Estêvão será emprestado ou vai ao time sub-21? Não serio caminho ideal

A chegada só no ano que vem não diminui os problemas para “Messinho”, e será importante qual será o plano do clube londrino para a joia brasileira.

Um empréstimo talvez não seja o ideal para ele se desenvolver aos 18 anos, muito menos uma descida ao time sub-21, como acontece neste momento com o também brasileiro Deivid Washigton, ex-Santos.

A ida temporária ao Strasbourg, clube de mesmo dono dos Blues, aconteceu para Ângelo, outra cria da Vila Belmiro, mais um ponta pela direita que, aparentemente, ficará em Londres nesta temporada.

Vale citar que também em 2025/26 os Blues receberão a promessa colombiana Kendry Páez, de mesma idade que Estêvão, negociado desde o ano passado pelo Independiente del Valle.

Todos jovens atacantes, sendo o mais velho justamente Neto, 24, com contratos enormes, alguns até passando de 2030 (manobra para amortizar o valor da transferência no balanço) e muitas dúvidas se existe planejamento para esses garotos.

Estêvão Willian comemora gol marcado pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro
Estêvão Willian comemora gol marcado pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro (Foto: Icon Sport)

As opções para os lados do ataque dos Blues

  • Cole Palmer (PD/MEI)
  • Mykhailo Mudryk (PE)
  • Noni Madueke (PD)
  • Diogo Moreira (PE)
  • Ângelo (PD)
  • Raheem Sterling (PE/PD)
  • Paez* (PD/MEI)
  • Estêvão* (PD)
  • Pedro Neto (PD/PE)

*Só chegam para temporada 25/26

O elenco ‘Frankenstein' do Chelsea

A gestão de Todd Boehly, um dos donos do Chelsea desde 2022, é alvo de críticas justamente pela montagem do elenco, que não parece seguir um padrão estabelecido, além de apostar em qualquer jovem que esteja despontando.

Um número que exemplifica essa bizarrice é que o novo técnico Enzo Maresca convocou 28 jogadores para os amistosos de pré-temporada e ainda teve que deixar 48 de fora.

Entre brasileiros, Ângelo e Andrey Santos foram chamados para atuar na turnê, mas o volante ex-Vasco será, novamente, emprestado ao Strasbourg.

O elenco atualmente em cerca de 40 nomes, a ser definido pela saídas, temporárias ou definitivas, estreará oficialmente na Premier League 24/25 em 18 de agosto, quando recebem o atual pentacampeão Manchester City.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo