Inglaterra

Salah revela que saída de Firmino mudou a forma como ele vê o Liverpool

Egípcio tem contrato até o fim da temporada, ainda não renovou e pode sair de graça; Liverpool tenta renovação, mas já trabalha com outros nomes

17 jogos, 10 gols e 10 assistência. Assim tem sido o começo de temporada de Mohamed Salah, atacante do Liverpool. Sem dúvidas, o egípcio é um dos motivos dá ótima campanha do time de Arne Slot.

Mas essa parceria, que completa em 2024-25 a sua oitava temporada, pode estar próxima do fim. Salah e Liverpool têm contrato até junho de 2025 e as duas partes ainda não chegaram a um acordo para renovação.

Em entrevista para o canal de YouTube do Liverpool, o jogador evitou falar sobre o imbróglio da sua renovação. Ao lado do brasileiro Alisson e do lateral Robertson, Salah revelou que a saída de Roberto Firmino o fez enxergar sua passagem pelo Liverpool de outra forma.

— O que mais gosto é quando chego todas as manhãs e vejo os rapazes que compartilhamos momentos de alegria. Especialmente nós três, além de Van Dijk e Trent, que é o grupo mais veterano. Quando Firmino saiu, por exemplo, você se dá conta de que todo mundo um dia vai embora — disse o atacante.

O nome de Salah já foi, inclusive, ligado ao Barcelona. De acordo com o jornal catalão Sport, o atacante vê com bons olhos uma transferência para o futebol espanhol. Se não quiser perder sua principal estrela, o Liverpool terá que correr tão rápido quanto o egípcio.

Mohamed Salah, do Liverpool.
Mesmo com uma temporada acima da já alta média, Liverpool e Salah ainda não renovaram o contrato. Foto: Imago

Liverpool e Salah trabalham em renovação para egípcio não sair de graça

Daqui a pouco mais de 50 dias, Mohamed Salah poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe do mundo e deixar o Liverpool ao final da temporada sem custos.

E cada dia que passa parece que é um dia a menos do egípcio de 32 anos dos Reds. O impasse para a renovação parece corroborar como as palavras do atacante após o jogo contra o Manchester United.

Após aquele jogo, que o Liverpool venceu por 3 a 0 com dois gols de Salah, o jogador revelou que ninguém do clube havia o procurado para uma renovação. De lá para cá, fora sete gols e sete assistências em 14 jogos.

Mas, apesar da saída que tem parecido cada vez mais iminente, Salah nunca esteve tão à vontade no Liverpool. Contra o Aston Villa, no último fim de semana, o camisa 11 chegou aos dois dígitos em gols e assistências (10 em cada).

Na Premier League, nenhum jogador alcançou essa marca tão rápido. Antes dele, Suárez foi o jogador que em menos tempo conseguiu o feito, com 23 jogos. Salah, no entanto, precisou de apenas 17.

A diretoria do Liverpool, porém, tenta agir com cautela. A política de renovação do grupo para jogadores acima dos 30 anos é de pensar no que ele ainda pode entregar e não no que já entregou.

Mas, segundo o portal The Athletic, esse impasse está muito próximo do fim, restando alguns detalhes para um final feliz tanto para o Liverpool quanto para o atacante. De acordo com o jornal, jogador e clube têm interesse em renovar a parceria, e o anúncio de um novo contrato se resume a negociação de salário-base, estrutura de bônus e duração do contrato.

O Liverpool, considerando seus critérios, está disposto a oferecer mais dois anos ao camisa 11, o que, somados ao contrato atual, faria Salah permanecer na equipe até o fim da temporada 2026-27, quando completaria 35 anos. Mas, caso o egípcio queira um valor acima do que a equipe está disposta a oferecer e mais tempo no contrato, a negociação passa a ser considerada um “dilema real”.

Liverpool já tem os seus favoritos para o lugar de Salah

Embora fisicamente Salah não tenha nenhuma demostração de que está em declínio, em 2027, ele terá completado 35 anos. Apesar de ser considerado internamente como uma “máquina”, dificilmente o atacante será capaz de vencer o desgaste físico que a idade impõe.

Em questão salarial, Salah já é o jogador mais bem pago do elenco e com contrato anual na casa dos 20 milhões de euros (cerca de R$ 122 milhões). Caso queira ganhar muito mais que isso, o atacante teria dificuldade para convencer a diretoria dos Reds a pagar, ainda segundo a publicação do The Athletic.

O fato é que, para o Liverpool, manter Salah por, ao menos, mais duas temporadas, é o ideal pensando no planejamento a longo prazo. Hoje, poucas são as opções que o mercado oferece em termos de jogadores que possam fazer o mesmo que Salah faz. E os nomes disponíveis são caros.

Omar Marmoush, do Frankfurt. Foto: Imago
Omar Marmoush, atacante egípcio do Frankfurt, é o favorito do Liverpool para o lugar de Salah. Foto: Imago

A diretoria dos Reds, porém, já tem dois nomes no radar, ambos da Bundesliga. O primeiro é o também egípcio Omar Marmoush, de 25 anos, principal estrela do Frankfurt. O segundo, é o alemão Karim Adeyemi, do Borussia Dortmund.

Marmoush, inclusive, é o único jogador atuando na Europa, além de Salah, a conseguir dois dígitos em gols e assistências. Pelo Frankfurt, terceiro colocado no Campeonato Alemão, o jogador anotou 14 gols e 10 assistências em apenas 16 jogos.

‘Quero ganhar tudo': Salah revela meta ousada para a temporada do Liverpool

Quando a temporada começou, poucas pessoas colocariam o Liverpool como um dos favoritos para levar a Premier League ou, até mesmo, a Champions League. Mas, até aqui na temporada, o time vai bem, obrigado, nas duas competições.

No Campeonato Inglês, lideram com cinco pontos de vantagem para o Manchester City, atual tetra campeão. Na Champions, liderança isolada com 100% de aproveitamento.

E se o Liverpool se colocou na posição de favorito, tem que agradecer e muito ao início avassalador do egípcio.

Mohamed Salah, do Liverpool.
Salah é o artilheiro do Liverpool na temporada e tem sido o principal jogador da boa campanha da equipe. Foto: Imago

Os números de Salah são tão expressivos que em apenas quatro dos 17 jogos em que esteve em campo pelo Liverpool nesta temporada o camisa 11 não participou de algum lance que terminou em gol, seja marcando ou dando assistência.

Nos outros 13 jogos, ou o egípcio balançou as redes, ou deu assistência para um dos seus companheiros. E essa consistência, não à toa, colocou o jogador no patamar de ídolos de um dos principais e mais tradicionais clubes ingleses.

Quero ganhar tudo. Trabalho duro todos os dias e odeio a ideia de ser um ‘azarão'. Nós temos um grupo incrível. Em cada posição há um jogador top 3 do mundo. Então por que não ganhamos tudo? Essa cidade e esse clube sempre lutou por tudo — revelou Salah.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo