Salah alfineta Manchester United após goleada e é sincero sobre futuro no Liverpool
Egípcio aponta possível último jogo em Old Trafford e joga responsabilidade para gestão sobre renovação com os Reds
Em pleno Old Trafford, o Liverpool arrasou o maior rival Manchester United neste domingo (1º) pela Premier League e muito do placar de 3 a 0 tem responsabilidade de Mohamed Salah.
O “Rei egípcio” marcou o terceiro gol depois de assistir Luis Díaz nos dois primeiros. Uma atuação magistral do atacante, maior artilheiro do clássico com 15 gols em 16 jogos em cima dos Red Devils.
Com a rivalidade à flor da pele, Salah aproveitou para cutucar o rival após a partida, que poderia ter acabado em uma goleada muito maior.
— Jogo fácil? Fiquei surpreso… foi bastante aberto. Poderia ter terminado em 5 ou 6 para ser honesto. — disse.
O claro impacto que o jogador de 32 anos mostrou traz dúvidas de como será o futuro dos Reds sem ele, já que possui contrato apenas até junho de 2025.
Em entrevista para o canal inglês Sky Sports, o próprio atacante abordou isso, exaltando sua preparação e mentalidade positiva para o que pode ser a última temporada.
Ele também foi sincero ao dizer que chegou ao estádio do United pensando que pode ser a última vez que atuou no mítico palco, jogando a responsabilidade para gestão, que ainda não o procurou para uma renovação.
— Tive um bom verão e tive muito tempo para mim mesmo para tentar manter uma atitude positiva porque, como vocês sabem, é meu último ano no clube. Eu só quero aproveitar e não quero pensar nisso. Sinto que estou livre para jogar futebol e então veremos o que acontece no ano que vem. — disse, emendando:
Ao entrar no jogo, eu disse que poderia ser a última vez [que eu jogaria em Old Trafford pelo Liverpool]. Ninguém no clube falou comigo sobre contratos, então pensei: ‘OK, vou jogar minha última temporada' e ver o que acontece no final da temporada. Não depende de mim, mas ninguém falou comigo do clube. Vamos ver. — finalizou.
Já passando dos 30 anos e com um salário astronômico de 350 mil libras por semana (cerca de R$ 2,5 milhões), mais bônus, é difícil cravar se realmente os diretores do Liverpool buscarão o craque africano para discutir uma renovação.
Antes, Salah foi mais tranquilo sobre contrato
Há poucos dias, na última quinta-feira (29), o discurso do camisa 11 foi bem mais leve e tranquilo sobre a renovação.
Também à Sky, quis afastar dizendo que não pensa sobre a renovação e só quer aproveitar, diferente de hoje ao falar em última vez no Old Trafford e revelar a falta de conversa da direção.
— Para ser justo, não penso muito [sobre o contrato]. Com o tempo, você ganha um pouco mais de sabedoria. Eu vim antes da temporada e pensei, ‘Ok, tenho um ano restante, então vamos aproveitar. Não pense no contrato agora, não pense em nada'. Não quero pensar no próximo ano ou no futuro. Vamos aproveitar o último ano e vamos ver. Apenas viva um dia de cada vez e seja grato por estar aqui. — disse.
Contratado em 2017 por 42 milhões de euros, à época valor considerado muito alto para um jogador de poucas temporadas consistentes, Mohamed Salah brilhou desde o primeiro momento que vestiu a camisa vermelha de Anfield Road.
Só na primeira temporada já bateu o recorde de gols (32) em uma edição da Premier League com 20 times (Haaland depois superaria).
Atualmente, ele acumula sete temporadas consecutivas marcando 23 ou mais gols, sempre participando de pelo menos 33 tentos. O Campeonato Inglês 2024/25 tem apenas três jogos, mas já marcou em três e deu três assistências.
Salah em sete anos de Liverpool:
- 352 jogos, 214 gols e 92 assistências
- 3x artilheiro do Campeonato Inglês
- Títulos conquistados: Premier League 1x, Champions League 1x, Mundial de Clubes 1x, Copa da Liga Inglesa 2x, Copa da Inglaterra 1x, Community Shield e Supercopa da Europa 1x
Liverpool precisa decidir futuro de mais dois ídolos
Não é só o egípcio que tem contrato finalizado no meio do próximo ano com os Reds, a dupla Virgil Van Dijk e Trent-Alexander Arnold também.
O caso do zagueiro holandês é mais próximo de Salah pela idade (33 anos) e, aparentemente, a renovação é improvável.
– Não tenho a menor ideia agora [sobre o futuro]. Vou pensar cuidadosamente sobre o que quero como clube e seleção. — disse Van Dijk ainda em julho após a Eurocopa.
Já o lateral inglês, aos 25, deve ser procurado pela renovação. De toda forma, causa estranheza que o Liverpool deixou chegar nesta situação, ainda mais agora com o interesse do Real Madrid.