Rúben Amorim mal chegou e já identificou grande problema de Rashford no Manchester United
Rúben Amorim tem planos para recuperar o bom futebol de Marcus Rashford, que já foi o artilheiro do Manchester United
Há menos de um mês no Manchester United, Rúben Amorim já vem realizando mudanças. Enquanto implementa sua filosofia de jogo em Old Trafford, o técnico português já identificou o grande problema de Marcus Rashford nos Red Devils.
O atacante foi o grande artilheiro do Manchester United em 2022/23, porém, a queda de rendimento na temporada passada rendeu diversas críticas da torcida e da mídia. Sob o comando de Erik ten Hag, o inglês de 27 anos não conseguiu se recuperar.
Marcus Rashford pelo Manchester United em 2022/23 (a melhor da carreira)
- Jogos: 56
- Gols: 30
- Assistências: 9
Números do atacante pelos Red Devils em 2023/24
- Jogos: 43
- Gols: 8
- Assistências: 5
Na opinião de Amorim, Rashford precisa acreditar mais em si mesmo para deixar as incertezas no passado. O treinador do Manchester United reforça que a mentalidade do inglês é a chave para o sucesso em 2024/25:
Vale ressaltar que Marcus Rashford é cria das categorias de base dos Red Devils, onde surgiu como uma das grandes promessas do futebol inglês. As boas atuações fizeram o atacante ser peça fundamental de sua seleção, mas a última convocação foi em março deste ano.
Rúben Amorim vai potencializar Rashford no Manchester United
Para potencializar Rashford, o comandante português também pretende colocá-lo em uma posição que o favoreça. Na estreia de Rúben Amorim, o atacante inglês atuou como centroavante no empate com o Ipswich Town por 1 a 1 no último domingo (24), fora de casa, pela 12ª rodada da Premier League.
Marcus Rashford, inclusive, fez o único gol dos Red Devils na partida, aproveitando um cruzamento de Amad Diallo aos 2 minutos. Apesar disso, o treinador português reconhece que o atacante não é um camisa 9 de área de origem:
Essa posição (contra o Ipswich) não é a melhor para ele, principalmente num jogo como esse, ele lutou com dois gigantes (os zagueiros). Vamos tentar encontrar a solução certa para ele.
Em sua melhor temporada da carreira, o inglês atuava como ponta-esquerda, sempre com liberdade para cortar para o meio e buscar a finalização — ou assistência. Amorim, por sua vez, utiliza uma formação que pode ser aproveitada por Rashford.
Adepto do 3-4-3, o técnico português pode colocar o atacante em sua função favorita e utilizar Rasmus Hojlund ou Joshua Zirkzee como centroavante. Além disso, Rúben Amorim é conhecido por buscar o ataque sempre que possível — utilizando todos os jogadores para isso.
Divisão de responsabilidades
Mais do que recuperar Marcus Rashford, Amorim espera mais de todo sistema ofensivo dos Red Devils. O treinador deixou claro que todos precisam balançar mais as rede — apenas 13 gols na Premier League, um dos piores ataques da competição:
Temos jogadores de qualidade que podem marcar muitos gols. Vamos tentar melhorar como equipe, Rasmus (Hojlund), Rashford e até Bruno (Fernandes) para fazer mais gols, Amad (Diallo). Todos esses caras precisam melhorar, podemos fazer muitos gols. Não preciso de novos atacantes para marcar – podemos melhorar como equipe.