Rúben Amorim já teria escolhido seu primeiro alvo no Manchester United
Segundo jornal, o novo técnico dos Red Devils quer consolidar esquema de três zagueiros no clube e define jogador do Sporting como primeiro alvo
Bicampeão português pelo Sporting e um dos técnicos mais cobiçados da Europa, Rúben Amorim foi confirmado como novo comandante do Manchester United nesta sexta-feira (1º). O jovem treinador de 39 anos assumirá apenas no início da Data Fifa deste mês, no dia 11.
Com contrato até 2027 na Inglaterra, o português ainda comandará o clube de Lisboa em mais dois jogos, mas ele já está pensando no que fará nos Red Devils, projetando formar uma linha de três zagueiros, como costuma fazer em seus trabalhos, segundo o jornal inglês The Sun.
Não satisfeito com as opções de hoje, Amorim quer trazer um comandado em Portugal para atuar no centro da zaga, ao lado de outros dois defensores construtores.
— Rúben é um dos mais empolgantes e bem cotados jovens treinadores do futebol europeu. Altamente condecorado como jogador e treinador, seus títulos incluem vencer a Primeira Liga duas vezes em Portugal com o Sporting CP; o primeiro dos quais foi o primeiro título do clube em 19 anos. — exaltou o United em comunicado nas redes sociais.
#ESPECIAL | ?? O estilo de Rúben Amorim, novo treinador do Manchester United
— Trivela (@trivela) November 1, 2024
A Trivela colheu a opinião de especialistas portugueses e destrinchou as táticas do promissor técnico, anunciado nesta sexta-feira
Confira ⤵️
✍️ @caioblois e @Cristianini23 https://t.co/H0mu8nholB
Manchester United pode contratar Diomande a pedido de Rúben Amorim
Conforme relatou o periódico, fontes próximas do clube garantem que Rúben está “determinado” a adotar o 3-4-3 que marcou época no Sporting, mas hoje não vê no elenco do Manchester as opções para formar um trio de zaga confiável.
Ele teria definido que os titulares seriam Lisandro Martinez, Matthijs de Ligt e Leny Yoro (este, retomando a forma física após se recuperar de uma lesão no pé).
O questionamento vem principalmente para as opções reservas: Harry Maguire, Victor Lindelof e Jonny Evans, todos em nível abaixo há muito tempo e com contrato marcado para finalizar no meio de 2025.
Neste cenário, surge a vontade do treinador em contar com Ousmane Diomande, defensor marfinense do Sporting valorizado no mercado, alvo de times como Liverpool, Arsenal e Bayern de Munique.
? Ruben Amorim veut amener Ousmane Diomandé avec lui à Manchester United ! ???
— Séléphanto Football ??? (@Selephanto) November 1, 2024
(@TheSunFootball) pic.twitter.com/cUnW8xTc3l
O jovem de 20 anos chegou em 2023 e rapidamente se tornou um pilar da defesa dos Leões, titular em 25 das 34 rodadas no título da Liga Portugal na última temporada.
Tratado como uma joia, o zagueiro tem contrato até junho de 2027 e possui multa altíssima de 80 milhões de euros (R$ 508 milhões), valor que o Sporting quer para negociá-lo.
Vale citar que o The Sun é um jornal polêmico, por vezes questionado pelos boatos de negociações que veiculam sobre futebol, mas, ainda sim, é uma especulação que faz sentido pelo que oferece hoje o elenco do United.
As opções atuais do Manchester United para a zaga:
- Lisandro Martínez
- Matthijs de Ligt
- Harry Maguire
- Victor Lindelof
- Leny Yoro
- Jonny Evans
Zagueiro do Sporting foi descoberto por ‘time dos dados'
Formado na base do clube marfinense Olympic Sport Abobo, da capital Abidjan, onde nasceu, Diomande foi captado ainda aos 19 anos pelo Midtjylland, da Dinamarca, conhecido por um time que usa os dados como poucos para captar jogadores em centros distantes.
O zagueiro não chegou nem a jogar profissionalmente na equipe dinamarquesa, só atuando no sub-19, e foi emprestado por seis meses para o Mafra, de Portugal, onde se destacou na segunda divisão.
Apenas 13 jogos na Série B fizeram o defensor ser vendido ao Sporting em janeiro de 2023 por 7,5 milhões de euros.
Com cerca de 15 jogos do Campeonato Português a disputar em 22/23, Diomande conseguiu participar de 13, 11 como titular, e se tornou o dono da defesa na temporada seguinte. Em 2024/25, são 11 partidas do marfinense.
Pela seleção da Costa do Marfim, o zagueiro foi convocado pela primeira vez no ano passado e foi campeão da Copa Africana de Nações em fevereiro passado, quando começou a competição como titular, mas se lesionou e perdeu o espaço nos 11 iniciais.