Raúl Jiménez tentará recomeçar no Fulham após lesão que interrompeu seu auge
O atacante mexicano Raúl Jiménez era um dos melhores da Premier League, mas nunca mais conseguiu ser o mesmo após fraturar o crânio em 2020
Raúl Jiménez era um dos melhores atacantes da Premier League. Certamente entre os melhores das equipes mais modestas, médias ou pequenas, aquelas que não fazem parte do Big Six. No entanto, uma colisão com David Luiz, do Arsenal, em novembro de 2020, acabou sendo um divisor de águas em sua carreira. Passou nove meses afastado e, quando retornou ao Wolverhampton, nunca mais reencontrou seu melhor futebol. Agora tentará fazê-lo pelo Fulham, que fez uma aposta interessante no mexicano de de 32 anos como um possível substituto para Aleksandr Mitrovic.
O futuro do sérvio, aliás, está se tornando uma novela. Há interesse do Al Hilal, da Arábia Saudita, mas o Fulham reluta em negociar o artilheiro que arrebentou na segunda divisão em 2021/22 (43 gols em 44 rodadas) e marcou 14 vezes na última Premier League, apesar de cumprir oito jogos de suspensão por ter empurrado o árbitro Chris Kavanagh, na derrota para o Manchester United pela Copa da Inglaterra.
Os londrinos estariam pedindo cerca de £ 50 milhões (cerca de R$ 305 milhões) por Mitrovic que, irritado com um valor tão alto que poderia melar sua transferência, estaria ameaçando nunca mais defender o Fulham e considerou não viajar para a pré-temporada nos EUA, segundo a Sky Sports.
Por via das dúvidas, o Fulham contratou um atacante experiente, por aproximadamente £ 5 milhões, que passou as últimas cinco temporadas no Wolverhampton, com 57 gols em 166 partidas. É uma ótima média em um time que teve uma produção ofensiva modesta mesmo em seus melhores momentos com Nuno Espírito Santo. E principalmente considerando que Jiménez nunca mais conseguiu ser o mesmo desde que fraturou o crânio naquela trombada com David Luiz.
Bienvenido, Raúl! ??
— Fulham Football Club (@FulhamFC) July 25, 2023
Divisor de águas para Raúl Jiménez
Formado pelo América do México, Jiménez chegou à Europa pelo Atlético de Madrid. Após uma temporada, foi vendido ao Benfica, no qual passou três anos. Em 2018, foi emprestado ao Wolverhampton, que havia acabado de retornar à Premier League e conta com a proximidade do mega empresário Jorge Mendes para reforçar seu elenco.
Foi contratado em definitivo no ano seguinte, quando já fazia uma grande dupla de ataque com Diogo Jota. Terminou suas duas primeiras participações na Premier League disputando todas as rodadas e com 30 gols no total. Também brilhou na Liga Europa em 2019/20, marcando 10 vezes em 15 partidas, contando as preliminares. Os Lobos foram eliminados nas quartas de final pelo Sevilla.
O Wolverhampton vendeu Jota ao Liverpool no começo da temporada 2020/21. E em alguns meses, perdeu seu outro principal atacante. Jiménez havia marcado quatro gols em dez rodadas quando sofreu a lesão contra o Arsenal e ficou fora de toda a temporada. Precisou ser operado com urgência, com sangramento no cérebro, e chegou a dizer que era um “milagre” ter se recuperado.
Correu risco de vida, sem nem falar de ter que encerrar a carreira. Quando estava preparando-se para retornar, conversou com Petr Cech, que também sofreu uma lesão séria na cabeça e passou a adotar um capacete de proteção, também utilizado por Jiménez.
Ele retornou mais rápido do que o esperado, pronto para a temporada seguinte, mas não conseguiu mais apresentar a mesma eficiência. Fez 34 jogos pelo Campeonato Inglês em 2021/22, com apenas seis gols. A edição seguinte foi ainda pior: passou em branco em 15 rodadas e seus únicos tentos saíram na Copa da Liga Inglesa. O México também sentiu a falta de um atacante tão qualificado. Foi convocado à Copa do Mundo, mas não conseguiu ser titular em nenhuma das três partidas da fase de grupos da péssima campanha do time de Tata Martino no Catar.
A mudança de ares pode ser importante para Jiménez recomeçar. Embora não seja tão forte fisicamente, tem algumas características parecidas com as de Mitrovic, especialmente a força no jogo aéreo. Chegará a uma equipe bem organizada por Marco Silva, que conseguiu quebrar a sequência de dois rebaixamentos consecutivos do Fulham com uma surpreendente campanha em décimo lugar. Por enquanto, é o único reforço dos londrinos para a próxima temporada.
— É muito importante para mim chegar aqui. Tentarei dar o meu melhor para o time, um dos mais icônicos da Premier League. Estou feliz por estar aqui e jogar neste estádio, é um estádio muito bom. Eu gosto daqui, darei meu melhor para continuar fazendo gols na Premier League.
Os números de Jiménez na Premier League:
- 2018/19: 38 jogos, 13 gols
- 2019/20: 38 jogos, 17 gols
- 2020/21: 10 jogos, quatro gols
- 2021/22: 34 jogos, seis gols
- 2022/23: 15 jogos, nenhum gol