O ambicioso plano do Manchester United para voltar a vencer a Premier League em quatro anos
Em reunião com funcionários, Omar Berrada, presidente-executivo dos Red Devils, detalhou as ambições
Como de praxe nos últimos anos, o Manchester United não faz bom início de temporada. Ainda assim, internamente, o discurso no clube é de que dias melhores virão.
CEO dos Red Devils, Omar Berrada, deixou claro que o objetivo do time é vencer o título da Premier League até 2028 — ano do 150º aniversário do gigante inglês.
Berrada, que deixou o Manchester City para se juntar ao United em junho, discursou para funcionários durante uma reunião em Old Trafford na última quarta-feira (25). Durante a conversa, o dirigente mapeou as ambições da instituição, compartilhadas por Sir Jim Ratcliffe — novo dono do clube — e a hierarquia do futebol.
Segundo o The Athletic, a reação dos funcionários ao escutarem o discurso ousado de Berrada não foi uniforme. A demissão em massa, que reduziu a força de trabalho de 1.000 pessoas em um quarto nas últimas semanas, não repercutiu bem entre os empregados do clube.
Confira as declarações de Berrada sobre o chamado “Projeto 150”
— Não é um plano de 10 anos. Os fãs perderiam a paciência se fosse um plano de 10 anos. Mas certamente é um plano de três anos para chegar lá. Pensar que no próximo ano jogaremos um futebol tão bom quanto o Manchester City jogou contra o Real Madrid na temporada passada não é sensato. E se dermos falsas expectativas às pessoas, elas ficarão decepcionadas. Então, o principal é nossa trajetória, para que as pessoas vejam que estamos progredindo.
— Acho que é o aniversário de 150 anos do clube em 2028. Se nossa trajetória estiver nos levando a um lugar muito bom nesse tipo de período, então ficaremos muito felizes com isso. Porque não é fácil transformar o Manchester United no melhor time de futebol do mundo. O objetivo final do United é que devamos desafiar a Premier League e a Champions League. É um dos maiores clubes do mundo.
Ten Hag fica?
Antes do clássico contra o Liverpool no início de setembro, que o Manchester United acabou derrotado por 3 a 0, Berrada e Dan Ashworth, o recém-nomeado diretor esportivo dos Red Devils, foram questionados sobre o trabalho de Erik Ten Hag.
Apesar da insatisfação de boa parte da torcida com o técnico holandês, os dirigentes asseguraram confiança total no trabalho do mesmo.
— Erik tem nosso total apoio e trabalhamos muito próximos nesta janela de transferências. Continuaremos trabalhando muito próximos a ele para ajudá-lo a obter os melhores resultados do time. Ainda acreditamos em Erik? Absolutamente. Achamos que Erik é o técnico certo para nós e o apoiamos totalmente — disse Berrada.
No United desde abril de 2022, Ten Hag conquistou dois títulos pelo clube inglês, são eles: a Copa da Liga Inglesa 2022/2023 e a Copa da Inglaterra 2023/2024.
No entanto, nem mesmo esses troféus serviram para aplacar a fúria dos torcedores com o trágico desempenho da equipe na Premier League e Champions da temporada passada — pior campanha da história do clube em ambos os torneios.
A temporada 2024/25 do Manchester United até aqui
- Vice-campeão da Supercopa da Inglaterra, diante do Manchester City;
- Empate frustrante contra o modesto Twente (da Holanda) na 1ª rodada da Liga Europa;
- Duas vitórias, um empate e duas derrotas na Premier League — 11ª colocação;
- Goleada por 7 a 0 sobre o Barnsley, da terceira divisão, na Copa da Liga Inglesa
Próximos jogos do Manchester United
- Manchester United x Tottenham — Premier League — 29/9
- Porto x Manchester United — Liga Europa — 3/10
- Aston Villa x Manchester United — Premier League — 6/10