Inglaterra

O ambicioso plano do Manchester United para voltar a vencer a Premier League em quatro anos

Em reunião com funcionários, Omar Berrada, presidente-executivo dos Red Devils, detalhou as ambições

Como de praxe nos últimos anos, o Manchester United não faz bom início de temporada. Ainda assim, internamente, o discurso no clube é de que dias melhores virão.

CEO dos Red Devils, Omar Berrada, deixou claro que o objetivo do time é vencer o título da Premier League até 2028 — ano do 150º aniversário do gigante inglês.

Berrada, que deixou o Manchester City para se juntar ao United em junho, discursou para funcionários durante uma reunião em Old Trafford na última quarta-feira (25). Durante a conversa, o dirigente mapeou as ambições da instituição, compartilhadas por Sir Jim Ratcliffe — novo dono do clube — e a hierarquia do futebol.

Segundo o The Athletic, a reação dos funcionários ao escutarem o discurso ousado de Berrada não foi uniforme. A demissão em massa, que reduziu a força de trabalho de 1.000 pessoas em um quarto nas últimas semanas, não repercutiu bem entre os empregados do clube.

Dirigentes do Manchester United acompanham jogo da equipe em Wembley
Dirigentes do Manchester United acompanham jogo da equipe em Wembley (Foto: IMAGO Images)

Confira as declarações de Berrada sobre o chamado “Projeto 150”

— Não é um plano de 10 anos. Os fãs perderiam a paciência se fosse um plano de 10 anos. Mas certamente é um plano de três anos para chegar lá. Pensar que no próximo ano jogaremos um futebol tão bom quanto o Manchester City jogou contra o Real Madrid na temporada passada não é sensato. E se dermos falsas expectativas às pessoas, elas ficarão decepcionadas. Então, o principal é nossa trajetória, para que as pessoas vejam que estamos progredindo. 

— Acho que é o aniversário de 150 anos do clube em 2028. Se nossa trajetória estiver nos levando a um lugar muito bom nesse tipo de período, então ficaremos muito felizes com isso. Porque não é fácil transformar o Manchester United no melhor time de futebol do mundo. O objetivo final do United é que devamos desafiar a Premier League e a Champions League. É um dos maiores clubes do mundo.

Ten Hag fica?

Antes do clássico contra o Liverpool no início de setembro, que o Manchester United acabou derrotado por 3 a 0, Berrada e Dan Ashworth, o recém-nomeado diretor esportivo dos Red Devils, foram questionados sobre o trabalho de Erik Ten Hag.

Apesar da insatisfação de boa parte da torcida com o técnico holandês, os dirigentes asseguraram confiança total no trabalho do mesmo.

— Erik tem nosso total apoio e trabalhamos muito próximos nesta janela de transferências. Continuaremos trabalhando muito próximos a ele para ajudá-lo a obter os melhores resultados do time. Ainda acreditamos em Erik? Absolutamente. Achamos que Erik é o técnico certo para nós e o apoiamos totalmente — disse Berrada.

Erik Ten Hag durante treino do Manchester United
Erik Ten Hag durante treino do Manchester United (Foto: IMAGO Images)

No United desde abril de 2022, Ten Hag conquistou dois títulos pelo clube inglês, são eles: a Copa da Liga Inglesa 2022/2023 e a Copa da Inglaterra 2023/2024.

No entanto, nem mesmo esses troféus serviram para aplacar a fúria dos torcedores com o trágico desempenho da equipe na Premier League e Champions da temporada passada — pior campanha da história do clube em ambos os torneios.

A temporada 2024/25 do Manchester United até aqui

  • Vice-campeão da Supercopa da Inglaterra, diante do Manchester City;
  • Empate frustrante contra o modesto Twente (da Holanda) na 1ª rodada da Liga Europa;
  • Duas vitórias, um empate e duas derrotas na Premier League — 11ª colocação;
  • Goleada por 7 a 0 sobre o Barnsley, da terceira divisão, na Copa da Liga Inglesa

Próximos jogos do Manchester United

  • Manchester United x Tottenham — Premier League — 29/9
  • Porto x Manchester United — Liga Europa — 3/10
  • Aston Villa x Manchester United — Premier League — 6/10
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo