Inglaterra

Primeiro reforço da era saudita, Trippier é um ótimo negócio para o Newcastle

Lateral direito com alta capacidade defensiva e ofensiva, Trippier pode ajudar muito o Newcastle a tentar escapar do rebaixamento

O primeiro reforço da era saudita do Newcastle foi anunciado oficialmente pelo clube nesta sexta-feira: Kieran Trippier, 31 anos, foi contratado junto ao Atlético de Madrid por £ 12 milhões (€ 15 milhões), e assinou contrato de dois anos e meio com os Magpies. Ele passou dois anos e meio no Atlético de Madrid, onde foi bem e conseguiu o título espanhol. Pelo Atlético de Madrid, Trippier fez 86 jogos, com 11 assistências feitas. O técnico Diego Simeone pretendia mantê-lo em Madri, mas a vontade do jogador em sair pesou.

VEJA TAMBÉM:
Diante das necessidades mais urgentes antes do salto, o Newcastle anuncia Eddie Howe como seu novo treinador
Shearer: “O Newcastle de Mike Ashley era um arremedo de clube – agora que se ele foi, estou empolgado, mas em conflito com o envolvimento saudita”
Arábia Saudita compra o Newcastle e, entre alívio e dilemas morais, torcida comemora o fim da era Mike Ashley

Com sua boa capacidade defensiva e principalmente ofensiva, Trippier pode ser importante para o clube escapar do rebaixamento. Trippier é conhecido por sua capacidade em bolas paradas, seja em escanteios, seja em cruzamentos. É um jogador que traz mais consistência na posição e chega com fome, porque tem como objetivo chegar na Copa do Mundo, no fim do ano. Ele foi titular na final da Euro 2020 (realizada em julho de 2021, em Wembley).

“Estou satisfeito por chegar a este fantástico clube. Eu realmente gostei do meu tempo em Madri, mas quando soube do interesse do Newcastle, e tendo trabalhado com Eddie Howe antes, eu sabia que era onde eu queria estar”, afirmou Trippier ao site oficial do clube.

“Estou ciente que há muito trabalho pela frente, mas conheço bem as demandas da Premier League e sei que clube incrível é este e com jogadores muito talentosos. Mal posso esperar para começar e estou empolgando em entrar no St. James’ Park como jogador do Newcastle”.

Kieran Trippier, do Newcastle (divulgação)

Trippier voou até Tyneside na quarta-feira em um jato privado depois do acerto entre os dois clubes para a negociação. Ele fez exames médicos e foi anunciado pelo clube, que ainda espera o acerto da documentação para saber se ele terá condição de jogo já para a partida contra o Cambridge United, neste sábado, pela Copa da Inglaterra.

Eddie Howe trabalhou com Trippier nos tempos de Burnley, ainda quando o lateral direito era jogador das categorias de base do Manchester City e foi emprestado para ganhar experiência. Seu período no Turf Moor impressionou o clube e o próprio Howe, que, por isso, queria a contratação do lateral.

“Estou realmente satisfeito em dar as boas-vidas a Kieran ao Newcastle. Sou um admirador das suas habilidades há muito tempo e sempre acompanhei a sua carreira, então quando a oportunidade surgiu para garantir sua contratação, não hesitamos”, afirmou Howe ao site do Newcastle.“Muito trabalho foi feito em planejar a janela de transferências de janeiro muito antes do mês começar, o que está claro pelo quão rápido fomos capazes de fechar este negócio”.

Trippier é uma grande contratação pensando nesta nova era do Newcastle. É um jogador de nível internacional e que melhora instantaneamente o time em uma posição importante. Será difícil para os Magpies conseguirem estrelas de nível internacional tão rapidamente, ainda mais com o clube ainda brigando contra o rebaixamento. Mas o primeiro sinal foi bom e Howe sabe que precisará ser inteligente no mercado para conseguir bons jogadores que possam ser úteis para o decorrer do trabalho.

É possível que vejamos algumas contratações por empréstimo também, até para tentar salvar o time neste momento e depois avaliar, do lado do jogador e do clube, se vale a pena continuar. Acaba sendo uma garantia dos dois lados. É possível que o clube busque também talentos mais jovens e de times menores, não só estrelas, porque estas não devem chegar nesta janela.

ENTENDA: Arábia Saudita compra o Newcastle e, entre alívio e dilemas morais, torcida comemora o fim da era Mike Ashley

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo