Premier League

Torcedores de 70 clubes ingleses aderem a boicote ao The Sun por causa de Hillsborough

O jornal The Sun foi um dos pivôs das repercussões da tragédia de Hillsborough, que matou 96 pessoas em 1989, ao publicar matérias mentirosas de que os próprios torcedores do Liverpool haviam sido responsáveis pelo desastre. Quando um painel independente isentou os fãs vermelhos de qualquer culpa, o que foi posteriormente confirmado pela Justiça, o tabloide pediu desculpas em um editorial, mas algumas feridas nunca cicatrizam. Torcedores de 70 clubes da Inglaterra – todos da Premier League e mais dezenas das divisões inferiores – aderiram a uma campanha para boicotar o jornal ao redor do país.

LEIA MAIS: O relato carnal do irmão de uma vítima de Hillsborough sobre o sentimento de justiça

O boicote já é significativo em Liverpool, por motivos óbvios, e recentemente os dois clubes da cidade decidiram proibir a entrada do The Sun em suas instalações, como centro de treinamentos e estádios. Com base nessa campanha, espirituosamente chamada de Total Eclipse of The Sun, o torcedor dos Reds, Roy Bentham, do grupo Spirit of Shankly, propôs o boicote na reunião anual da Federação de Torcedores de Futebol. A moção foi apoiada por Dave Kelly, representante da torcida do Everton, e aprovada com unanimidade por fãs de outros 70 clubes.

Todos eles voltarão para suas cidades e começaram a campanha para que bancas de jornais parem de vender o The Sun. “Geralmente, uma moção gera algum debate ou alguma emenda, mas esta passou direto, sem um único delegado votando contra. Significa que agora os grupos de torcedores ao redor do país vão pressionar seus clubes para banir o The Sun e pedirão que vendedores parem de vendê-lo”, comemorou Bentham.

O texto do documento apresentado por ele diz: “A Federação de Torcedores de Futebol reconhece e não esquecerá da dor e do abalo causados às pessoas de Merseyside e para a família do futebol pelas mentiras publicadas pelo The Sun e, em particular, a angústia causada às famílias das 96 vítimas. A FSF (sigla em inglês) também não esquecerá a recusa do The Sun de pedir desculpas apropriadamente pela dor causada”.

Em 2012, o The Sun pediu desculpas “sem reservas” pelo que havia publicado, mas aparentemente não foi suficiente para conseguir o perdão dos que sofreram com as histórias que ele divulgou. O boicote surge alguns dias depois de seis pessoas serem denunciadas à Justiça pela tragédia de Hillsborough.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo