Premier League

John Textor avança na venda do Crystal Palace e tem interesse em outro clube inglês

Dono da SAF do Botafogo, John Textor quer vender sua parte do Crystal Palace e já fez contatos por outro clube da Premier League

Dono da SAF da Botafogo, John Textor pode mudar de clube na Premier League. O empresário americano confirmou publicamente pela primeira vez o desejo de vender a sua parte do Crystal Palace. Agora, Textor mira outro clube da elite da Inglaterra: o Everton, que tem um acordo de venda para 777 Partners, dona do Vasco. No entanto, este acerto pode cair a qualquer momento, o que fez Jhon Textor se movimentar.

No começo de 2024, a imprensa inglesa já havia noticiado o interesse de John Textor em vender os 46% que tem das ações do Crystal Palace. Mas, nesta sexta-feira (24), o The Athletic informou que a Eagle Football, grupo de Textor, avançou neste sentido. A empresa contratou o banco Raine para procurar possíveis compradores para a sua parte do clube de Londres.

Segundo o The Athletic, John Textor deseja vender a sua parte do Crystal Palace após não conseguir se tornar sócio majoritário do clube. Textor comprou, inicialmente, 40% das ações do Crystal Palace em agosto de 2021. Depois, em março de 2023, adquiriu outros 6%. O desejo do empresário americano seria o de ser dono de um clube da Premier League, o que não foi possível no Crystal Palace, que tem Steve Parish, Josh Harris e David Blitzer como co-proprietários ao lado de Textor.

– Com base na reação inicial ao processo que iniciamos com o Raine Group, é óbvio que a situação no Crystal Palace não passou despercebido. Estou extremamente confiante de que um bom número de potenciais parceiros aproveitará a chance de fazer parte deste futuro promissor – afirmou Jhon Textor.

Com o desejo de Textor de se manter na Premier League, surgiu o interesse de comprar o Everton. Em contato com o site americano, Jhon Textor confirmou que teve conversas sobre a compra do clube de Liverpool. No entanto, a 777 Partners, dona do Vasco, já tem um acordo com o Fahard Moshiri, dono do Everton, para a compra de 94% das ações do clube.

– Sim (teve conversas sobre a compra do Everton). Perguntei se existe uma maneira de resolver essa confusão. Estou observando, mas a 777 ainda tem contrato. Há pessoas próximas ao clube que se preocupam sobre quem está investindo. É bastante confuso e alguns coisas precisam ser limpas – disse Jhon Textor.

Além do Botafogo, clube do qual tem 90% das ações, e do Crystal Palace, John Textor também é dono do Lyon (78%), da França, e do RWD Molenbeek (80%), da Bélgica. Ou seja, o Crystal Palace é o único clube em que Textor não é o sócio majoritário.

Como está a situação entre o Everton e a 777?

A 777 Partners tem um acordo pela compra do Everton desde setembro de 2023. No entanto, a falta de garantias financeiras e os muitos problemas da empresa dificultam a aprovação dos americanos por parte da Premier League. O prazo para a conclusão do negócio foi estendido e a 777 tem até o fim de maio para tentar efetivar a compra do Everton.

Recentemente, com os problemas envolvendo a 777, Fahard Moshiri confirmou que foi procurado por outras empresas interessadas na compra do Everton.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo