Premier League

Shearer rasga elogios e aponta Harry Kane como o seu sucessor ao recorde de gols da Premier League

No dia em que a quebra de um recorde importante na Premier League se concretizou, com Gareth Barry superando Ryan Giggs como o atleta que mais vezes entrou em campo pela competição, outra marca notável veio à tona. Nesta segunda, Alan Shearer assinou um texto no tabloide The Sun. A lenda de Southampton, Blackburn e Newcastle falou sobre o seu recorde de gols na liga, somando 260 bolas nas redes. E apontou Harry Kane como o sucessor no trono. Atualmente trabalhando como comentarista na televisão britânica, o veterano exaltou as qualidades do artilheiro do Tottenham, assim como incentivou sua permanência no clube para buscar feitos maiores.

Aos 24 anos, Harry Kane sustenta números excelentes pelos Spurs. Em sua quarta temporada como titular, já chegou aos 82 tentos. Nunca fez menos de 21 gols em suas campanhas completas pela equipe, chegando ao recorde pessoal em 2016/17, apesar dos problemas de lesão que o tiraram de algumas partidas. E a fome de gols continua, como se vê neste mês de setembro, acumulando os seus primeiros quatro gols na nova edição do campeonato.

Abaixo, a tradução do texto de Shearer:

*****

Eu sempre me perguntei se o meu recorde de gols na Premier League será batido. Existiram alguns goleadores brilhantes depois de mim, não apenas Wayne Rooney, que é o segundo da lista atualmente, com 200 gols. Ainda tenho 60 de vantagem e temo que o tempo o pegará antes que ele possa quebrar minha marca.

No entanto, em Harry Kane, vejo um jogador que pode atingir o total que eu anotei. Ele já tem 82 gols e chegou a este número mais rápido do que qualquer outro, exceto eu. Ele precisou de apenas 122 partidas, uma a menos que Ruud van Nistelrooy e seis a menos que Sergio Agüero, dois dos maiores atacantes que nossa liga já viu. Com mais uma década para Kane, meu recorde estará em sua mira.

Obviamente, dependerá muito se ele ficará longe das lesões. Eu fui negado a mais gols por três grandes contusões: duas rupturas de ligamentos no joelho e um tornozelo quebrado, que me custaram duas temporadas e meia e possivelmente provocaram um fim mais precoce da minha carreira. Espero que ele não tenha esse tipo de problema.

Neste momento, eu não vejo nada que Kane possa adicionar ao seu jogo para melhorar. Sua atuação no clássico de Londres mostrou como ele é bom em tudo o que faz. Seu primeiro gol de cabeça foi uma grande finalização e o segundo mostrou seus instintos de matador, para estar no lugar certo e na hora certa. O Tottenham tem muita sorte em contar com ele. A grande questão pensando no futuro é se os Spurs podem atender suas ambições particulares.

Ele parece muito feliz em jogar no seu clube, onde cresceu. Haverá compreensivelmente mais interesse por ele, mas os Spurs garantem que não são mais um clube vendedor. O que eles precisam ser, entretanto, é aquele que conquista troféus. Eles chegaram perto disso nos últimos anos, apesar de darem passos gigantes. E os próximos anos serão grandiosos para os Spurs e para Kane. Eles precisam manter o ímpeto que criaram, à medida em que se mudam ao novo estádio. Têm um time que é tão bom quanto qualquer outro na liga. Mas precisam seguir contratando, melhorando, avançando. E, obviamente, precisam manter Kane.

Eu sei qual é o sentimento de jogar por seu clube de coração. Embora eu nunca tenha conquistado o título no Newcastle, como consegui no Blackburn, eu não mudaria em nada o que vivi por lá. Nem pela chance de ir ao Manchester United e encher minha prateleira de troféus, como eu tive a oportunidade antes e depois de minha mudança ao St. James’ Park. Há algo especial em fazer estes gols pelo SEU clube.

Depois de tudo o que eu disse sobre Kane, não descarto que Lukaku também atinja minha marca. Ele tem a mesma idade de Kane e nove gols a mais, com jogos 70 jogos a mais. Em um clube como o Manchester United, terá as chances de aumentar a conta em todos os jogos. Seu início em Old Trafford é ótimo. Ele oferece o clube o que faltou nos últimos anos, um atacante no auge de sua forma.

Os torcedores do Manchester City obviamente estão se perguntando por que eu não mencionei Agüero até agora. Com 128 gols em 187 partidas, ele tem um recorde incrível. Indubitavelmente, é um dos melhores artilheiros que já apareceram no nosso campeonato. Mas aos 29 anos, ele não terá tempo de chegar à minha marca.

Eu ficarei triste se Kane ou Lukaku fizerem isso? Bem, é um recorde e eu tenho muito orgulho disso. Mas testemunhar a façanha de outro profissional é algo que eu agora aprecio, em meu papel de comentarista. Então, desejo boa sorte a eles. Eu acredito que Kane pode fazer isso – e fará.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo