Friedel sobre Salah na Arábia Saudita: “Haverá um momento para ele sair”
Ex-jogador do Liverpool e da seleção americana, Brad Friedel não descarta transferência de Salah para a Arábia Saudita, mas que isso só deve acontecer no futuro
O desejo da Arábia Saudita de ter Mohamed Salah como seu jogador pode ser realizado, mas só no futuro. Isso, ao menos, é o que acha o ex-goleiro Brad Friedel, que foi um reserva sem muito peso no Liverpool, ao comentar sobre o assunto. Para o americano, haverá um tempo para que Salah vá para o futebol saudita no futuro. Aos 31 anos, mesma idade de Neymar, Salah tem contrato até 2025 com os Reds, quando o jogador terá 33 anos.
Brad Friedel teve uma carreira longeva no futebol profissional. Começou na universidade, mas, na época, em 1994, ainda não existia a MLS. Por isso, foi para a Inglaterra, onde iniciou sua carreira pelo Newcastle. Jogou ainda por Brondby, Galatasaray, Columbus Crew e chegou ao Liverpool em 1997.
Foram três temporadas pelo clube, mas sempre atuando pouco, como reserva. No total, foram 31 jogos pelos Reds até deixar o clube, em 2000. Jogaria ainda pelo Blackburn, Aston Villa e encerrou a carreira pelo Tottenham, em 2015. Jogou ainda pela seleção americana de 1992 até 2004. Esteve como reserva nas Copas de 1994 e 1998 e foi titular na Copa do Mundo de 2002.
Recusa de proposta de 150 milhões de libras
O Liverpool recebeu muitas sondagens e algumas propostas para vender Mohamed Salah para o ávido mercado saudita. Os Reds receberam uma proposta de 150 milhões de libras do Al Ittihad, tiome de Karim Benzema e de Romarinho, por Salah. O clube descartou a venda e considera o egípcio um jogador inegociável. Ao menos por enquanto.
A expectativa é que a sede saudita continue e venham novas propostas para tentar tirar Salah do clube na próxima temporada, quando a situação será diferente: Salah entrará em seu último ano de contrato na temporada 2024/25 e, a não ser que haja uma renovação do vínculo por mais tempo, e ele já é o jogador mais bem pago do clube, sua saída em 2025 poderia ser sem gerar recursos para o Liverpool. Por isso, a sua transferência seria mais difícil de segurar, se a proposta vier, em termos parecidos, em julho de 2024.
“Eu não descartaria nada”, respondeu o ex-goleiro Brad Friedel em entrevista à Betway ao ser perguntado se ele via Salah deixando o Liverpool em algum momento para se transferir ao futebol da Arábia Saudita. “Você tem que ter em mente que todos os jogadores em todos os clubes envelhecem em algum momento, e idade não importa muito na Arábia Saudita neste momento”.
“Haverá um momento para ele sair e Jürgen Klopp e sua comissão técnica saberão quando será isso, assim como a diretoria também saberá em relação às finanças atreladas a isso. Então, eu não ficaria nem um pouco surpreso em ver isso acontecer no futuro”, afirmou ainda Friedel.
Jogador histórico da Premier League
Mohamed Salah tem números absolutamente impressionantes pelo Liverpool. São 190 gols em 313 jogos desde que o egípcio chegou da Roma, em 2017. O jogador conquistou todos os títulos possíveis pelo clube, da Champions League à Premier League, que não vinha desde 1990, além de Copas da Inglaterra e da Liga.
“Ele está definitivamente está ali”, afirmou Friedel, quando perguntado se Salah poderia ser considerado entre os melhores jogadores da história da Premier League. “Acho que algumas pessoas não o colocam lá por causa do seu tempo no Chelsea, mas era um momento diferente da sua carreira. Ele saiu e depois voltou e ele está magnífico”.
“Para ser considerado um dos grandes da Premier League, você precisa ter longevidade. Você tem que estar fazendo isso o tempo todo. Mas você também precisa ser um dos jogadores que forçam o adversário a se adaptar contra você por quão bom você é, e ele cumpre todos os requisitos. Você não pode enfrentar o Liverpool e pensar que você será capaz de lidar com ele. Você tem que ter uma atenção especial para as qualidades que ele tem”, analisou Friedel.