Friedel sobre Salah na Arábia Saudita: “Haverá um momento para ele sair”
Ex-jogador do Liverpool e da seleção americana, Brad Friedel não descarta transferência de Salah para a Arábia Saudita, mas que isso só deve acontecer no futuro

O desejo da Arábia Saudita de ter Mohamed Salah como seu jogador pode ser realizado, mas só no futuro. Isso, ao menos, é o que acha o ex-goleiro Brad Friedel, que foi um reserva sem muito peso no Liverpool, ao comentar sobre o assunto. Para o americano, haverá um tempo para que Salah vá para o futebol saudita no futuro. Aos 31 anos, mesma idade de Neymar, Salah tem contrato até 2025 com os Reds, quando o jogador terá 33 anos.
Brad Friedel teve uma carreira longeva no futebol profissional. Começou na universidade, mas, na época, em 1994, ainda não existia a MLS. Por isso, foi para a Inglaterra, onde iniciou sua carreira pelo Newcastle. Jogou ainda por Brondby, Galatasaray, Columbus Crew e chegou ao Liverpool em 1997.
Foram três temporadas pelo clube, mas sempre atuando pouco, como reserva. No total, foram 31 jogos pelos Reds até deixar o clube, em 2000. Jogaria ainda pelo Blackburn, Aston Villa e encerrou a carreira pelo Tottenham, em 2015. Jogou ainda pela seleção americana de 1992 até 2004. Esteve como reserva nas Copas de 1994 e 1998 e foi titular na Copa do Mundo de 2002.
Recusa de proposta de 150 milhões de libras
O Liverpool recebeu muitas sondagens e algumas propostas para vender Mohamed Salah para o ávido mercado saudita. Os Reds receberam uma proposta de 150 milhões de libras do Al Ittihad, tiome de Karim Benzema e de Romarinho, por Salah. O clube descartou a venda e considera o egípcio um jogador inegociável. Ao menos por enquanto.
A expectativa é que a sede saudita continue e venham novas propostas para tentar tirar Salah do clube na próxima temporada, quando a situação será diferente: Salah entrará em seu último ano de contrato na temporada 2024/25 e, a não ser que haja uma renovação do vínculo por mais tempo, e ele já é o jogador mais bem pago do clube, sua saída em 2025 poderia ser sem gerar recursos para o Liverpool. Por isso, a sua transferência seria mais difícil de segurar, se a proposta vier, em termos parecidos, em julho de 2024.
“Eu não descartaria nada”, respondeu o ex-goleiro Brad Friedel em entrevista à Betway ao ser perguntado se ele via Salah deixando o Liverpool em algum momento para se transferir ao futebol da Arábia Saudita. “Você tem que ter em mente que todos os jogadores em todos os clubes envelhecem em algum momento, e idade não importa muito na Arábia Saudita neste momento”.
“Haverá um momento para ele sair e Jürgen Klopp e sua comissão técnica saberão quando será isso, assim como a diretoria também saberá em relação às finanças atreladas a isso. Então, eu não ficaria nem um pouco surpreso em ver isso acontecer no futuro”, afirmou ainda Friedel.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Jogador histórico da Premier League
Mohamed Salah tem números absolutamente impressionantes pelo Liverpool. São 190 gols em 313 jogos desde que o egípcio chegou da Roma, em 2017. O jogador conquistou todos os títulos possíveis pelo clube, da Champions League à Premier League, que não vinha desde 1990, além de Copas da Inglaterra e da Liga.
“Ele está definitivamente está ali”, afirmou Friedel, quando perguntado se Salah poderia ser considerado entre os melhores jogadores da história da Premier League. “Acho que algumas pessoas não o colocam lá por causa do seu tempo no Chelsea, mas era um momento diferente da sua carreira. Ele saiu e depois voltou e ele está magnífico”.
“Para ser considerado um dos grandes da Premier League, você precisa ter longevidade. Você tem que estar fazendo isso o tempo todo. Mas você também precisa ser um dos jogadores que forçam o adversário a se adaptar contra você por quão bom você é, e ele cumpre todos os requisitos. Você não pode enfrentar o Liverpool e pensar que você será capaz de lidar com ele. Você tem que ter uma atenção especial para as qualidades que ele tem”, analisou Friedel.