Premier League

Premier League anuncia estatísticas inovadoras em suas transmissões para a próxima temporada

Em parceria com a Oracle, liga irá mostrar dados como probabilidade de vitória e até de um gol ser marcado nos dez segundos seguintes

A Premier League anunciou nesta quinta-feira (6) uma parceria com a Oracle, empresa de computação em nuvem, e, com isso, a implementação de novas estatísticas ao vivo que devem melhorar as transmissões das partidas a partir da temporada 2021/22.

Conforme o comunicado da liga, as tecnologias de dados, análise e aprendizado de máquina da Oracle ajudarão a entregar estatísticas inovadoras nas transmissões. Mais especificamente, três novos tipos de dados serão introduzidos.

O primeiro deles já é conhecido por aqueles que acompanham a Bundesliga. Como no Campeonato Alemão, a transmissão da Premier League passará a mostrar a formação média das equipes em campo em tempo real, dando um retrato mais preciso do que o desenho de esquemas táticos que vemos antes do início de cada jogo.

A segunda estatística destacada pela Oracle é a “Probabilidade de Vitória Ao Vivo”. Basicamente, calcula-se a probabilidade de cada equipe vencer o duelo a partir de 100 mil simulações do restante do confronto, com base em uma coleção de dados de jogos ao longo de quatro anos, levando em conta ainda se o time está jogando em casa ou como visitante, o placar atual, pênaltis concedidos, jogadores em campo, cartões vermelhos e tempo restante da partida.

Por fim, o “Rastreador de Momento” medirá a probabilidade de que o time com a posse de bola marque um gol nos dez segundos seguintes. Estes resultados também levarão em conta dados de milhares de partidas, além das cinco últimas ocasiões em que a equipe teve a posse de bola. “O modelo incorpora os resultados de passes, dribles, divididas e locais no campo em que as jogadas acontecem”, explica a Oracle.

Cada vez mais, o telespectador está interessado em dados que ajudem a explicar o jogo que ele está acompanhando, e a expectativa é grande para vermos o que essas novas estatísticas podem entregar, especialmente as de probabilidade de vitória e gol.

A Bundesliga tem liderado a corrida neste sentido, adotando nos últimos anos dados novos, como a probabilidade dos gols, que ajuda a entender o grau de dificuldade de um tento que acaba de ser marcado. Com a Premier League entrando na jogada, a tendência é que vejamos nos próximos anos cada vez mais dados que aprofundem nosso entendimento do jogo e enriqueçam a narrativa em torno dos duelos.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!