Premier League

Num jogo de golaços, o Arsenal se agarra às possibilidades e, ao vencer, também rebaixa o West Brom

O Arsenal viu sua maior esperança na temporada se esfarelar na última quinta-feira. A eliminação na semifinal da Liga Europa custava as esperanças de um título e também de classificação à Champions League. Os Gunners voltaram a campo neste domingo para tentar pelo menos diminuir a diferença em relação às copas europeias na Premier League, apesar das chances diminutas. E o time da casa aproveitou a fragilidade do West Brom (que ainda deu seus sustos) para vencer por 3 a 1, em resultado que culminou no rebaixamento dos Baggies. Foi uma noite de golaços, com pinturas de Nicolas Pépé e Willian, assim como um lindíssimo tento de Matheus Pereira.

O West Brom até pareceu capaz de provocar uma surpresa no Emirates. Os visitantes eram mais diretos em seu ataque e incomodaram durante os primeiros 20 minutos. Matheus Pereira não tinha medo de arriscar e mandou chutes perigosos para fora. Já Callum Robinson chegou a encobrir Bernd Leno, mas parou no travessão. Foi apenas na metade final da primeira etapa que o Arsenal conseguiu seu domínio e marcou os gols. Aos 29, Bukayo Saka jogada pela esquerda e passou para Emile Smith Rowe definir às redes. Mas o melhor viria aos 35, numa obra de arte de Pépé. O marfinense encarou a marcação e mandou uma pancada na gaveta do goleiro Sam Johnstone. Antes do intervalo, os londrinos seguiram buscando mais.

O segundo tempo voltou com o Arsenal forçando mais defesas de Johnstone, mas também viu Matheus Pereira merecer destaque. O brasileiro, protagonista no acesso, faz uma temporada individual melhor que a campanha geral do West Brom. E isso ficou claro na segunda etapa. Primeiro, o meia quase surpreendeu Leno num cruzamento venenoso. Depois, aos 22, marcou o seu golaço. Arrancou do campo defensivo e chegou até a entrada da área, de onde mandou um tiro rasante rumo às redes. Golaço. Darnell Furlong quase empatou de cabeça na sequência e os Baggies acreditavam no empate, ameaçando os londrinos. O terceiro gol dos Gunners só veio aos 45, numa cobrança de falta perfeita de Willian, que não deu chances a Johnstone e confirmou o triunfo.

O Arsenal retoma a nona colocação, com 52 pontos. Não dá mais para buscar a Champions, mas o time segue vivo por Liga Europa e Conference, apesar da situação bem delicada. Os Gunners tentam evitar a primeira temporada fora das copas europeias desde 1995/96. Já o West Brom fica na penúltima colocação, com 26 pontos em 35 partidas, sem mais chances de sair do Z-3. Consuma um rebaixamento anunciado durante toda a temporada, por mais que o time viesse de ótimos momentos na Championship. Alguns jogadores, ainda assim, devem continuar com espaço na Premier League. Matheus Pereira é um fortíssimo candidato a buscar novos rumos num clube maior, e a atuação no Emirates motiva mais isso.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo