Premier League

Nos dez anos do épico gol de Agüero, o City inaugurou uma estátua para eternizar aquele instante

A estátua de Agüero reproduz sua comemoração e ficará na porta do Estádio Etihad, ao lado das homenagens a Kompany e David Silva

A imagem daquele gol no estouro do relógio está gravada na retina dos torcedores do Manchester City – e de tanta gente que é apaixonada por futebol. Agüero escapa pelo lado direito da área e enche o pé, entre o goleiro e a trave. Na comemoração, o atacante tira a sua camisa e gira. O Manchester City é campeão inglês depois de 44 anos, com uma virada que parecia impossível. Um milagre que, agora, tem seu monumento na porta do Estádio Etihad. Nos dez anos da épica virada por 3 a 2 contra o Queen’s Park Rangers, os Citizens inauguraram uma estátua da comemoração de Agüero, para quem quiser visitar.

O projeto da estátua de Agüero segue o mesmo estilo no qual foram feitas homenagens a Vincent Kompany e David Silva. A obra do escultor Andy Scott une milhares de peças de aço galvanizado e ganha um tom azulado a partir da iluminação. A inauguração contou com a presença do atacante em Manchester. É uma bela maneira de honrar também sua história como maior artilheiro do clube. Ainda que nenhum outro gol tenha o simbolismo daquele feito em 13 de maio de 2012.

“De verdade, é uma coisa muito bonita para mim, me ver há 10 anos é muito emocionante. Nestes últimos 10 anos eu pude ganhar vários títulos e ajudar o clube a se tornar um dos mais importantes do mundo. Sou muito grato ao Manchester City por fazer essa estátua em reconhecimento à minha carreira em Manchester. É algo muito especial”, comentou Agüero.

Já o escultor Andy Scott afirmou: “Foi uma honra trabalhar em um projeto que significa tanto para os torcedores do City ao redor do mundo, em celebração a um jogador tão importante para a história deste clube. Eu sabia o quão importante isso era para o clube, para os torcedores e para Sergio. Eu estava sob certa pressão para fazer isso direito (risos). Espero que esta estátua traga alegria e felicidade a todos que a virem”. Certamente virará um ponto de peregrinação a quem for ao Estádio Etihad.

O Manchester City também lançou uma camisa especial para celebrar o gol, listrada em celeste e branco. Além disso, o clube produziu o documentário ’93:20′, que reconta a história daquela conquista com a participação dos principais destaques da equipe na época. O filme pode ser visto gratuitamente no site do City.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo