Mike Dean admite que cometeu erro “patético” em jogo da Premier League
Um dos principais árbitros da Inglaterra, Mike Dean, agora aposentado, admite que cometeu um erro grosseiro em jogo da Premier League em agosto de 2022
Mike Dean foi um dos árbitros mais importantes da Premier League nos últimos anos e se aposentou ao final da temporada passada. Em uma entrevista, ele admitiu, de forma bastante sincera, que cometeu um erro patético, nas palavras dele, no duelo entre Chelsea e Tottenham, em agosto de 2022. O pior é que o motivo é ainda mais patético que o erro.
Jogo foi marcado por confusão entre Conte e Tuchel
O que aconteceu naquele jogo entre Chelsea e Tottenham, um empate por 2 a 2 em Stamford Bridge, foi uma grande confusão. Aquela partida teve um episódio que ficou marcado entre o técnico Thomas Tuchel, do Chelsea, e Antonio Conte, do Tottenham. Foi um clássico quente em diversos lances, com muitas reclamações dos dois lados.
Os dois técnicos tinham tomado cartões amarelos por reclamações acintosas que fizeram. Foi um jogo com muitos lances polêmicos. Depois do Chelsea fazer 1 a 0, o Tottenham empatou, mas houve reclamações, justificadas, de uma falta de Rodrigo Bentancur no início da jogada. Uma falta não marcada. O lance, porém, não era passível de revisão do VAR, porque há a orientação para só julgar o lance imediatamente antes do gol, sem retroagir até o início da jogada, como seria o caso.
Esse gol despertou a primeira grande confusão na área técnica. Conte comemorou muito o gol enquanto Tuchel reclamava com o quarto árbitro. Os dois ficaram próximos e bateram boca. Foi preciso que os dois fossem separados. O Chelsea fez 2 a 1 com Reece James, mas o Tottenham conseguiria o empate nos acréscimos, novamente em lance que causou controvérsia.
Segundos antes do gol de empate do Tottenham, marcado por Harry Kane aos 51 minutos da segunda etapa, Cristian Romero puxou o cabelo de Marc Cucurella, um lance acintoso que, mesmo sem ser visto no tempo real, poderia ter sido chamado pelo VAR. Mas não foi e é isso que Mike Dean lamenta. Mike Dean era o árbitro responsável pelo VAR naquele jogo entre Chelsea e Tottenham. O árbitro de campo era Anthony Taylor.
Depois do jogo encerrado, os dois técnicos foram se cumprimentar e novamente teve confusão. Tuchel segurou o braço de Conte e os dois voltaram a se encarar. Foram novamente separados, no que parecia que seria uma nova confusão. Foi um jogo quentíssimo.
A admissão de Mike Dean: não quis prejudicar o companheiro
“Eu deixei passar o estúpido puxão de cabelo no jogo entre Chelsea e Tottenham, que foi patético do meu ponto de vista”, afirmou Mike Dean em entrevista ao programa Up Front, de Simon Jordan. “É um desses momentos que se eu tivesse a chance novamente, o que eu faria? Eu mandaria Anthony (Taylor, o árbitro de campo naquela partida) para o monitor. Eu acho que sabia que se eu o mandasse para a tela… Ele tinha advertido os dois técnicos, ele teve um grande jogo, foi um jogo muito difícil até o fim”.
“Eu disse para Anthony depois: ‘Eu apenas não queria te mandar ao monitor depois do que aconteceu no jogo’. Eu não queria o mandar ao monitor porque ele é um amigo também como árbitro e acho que eu não queria mandá-lo porque eu não queria mais problemas do que ele já teve”, continuou o ex-árbitro.
“Anthony, ele é grande, careca e feio o bastante para saber que se ele está indo ao monitor, ele está indo ao monitor por uma razão. Se alguém puxa o cabelo do outro, isso é muito fácil. Foi um lapso meu, uma decisão realmente muito ruim minha, e isso meio que me afetou como VAR seguindo adiante”, admitiu ainda Dean.
“Provavelmente eu perdi alguns jogos porque eu fui tirado dos holofotes. Foi um grande erro. Se eles não marcassem no escanteio, não seria uma grande questão. Mas eu sabia muito bem na época que eu seria afastado na semana seguinte. Pedi um tempo afastado porque não era para mim. Eu costumava entrar no carro e tinha medo do sábado. Eu ficava pensando: ‘Espero que nada aconteça’. Eu costumava ficar petrificado sentado na cadeira (do VAR)”.
Mike Dean teve uma grande carreira como árbitro
Mike Dean iniciou a carreira como árbitro na Football League em 1995 e chegou à Premier League em 2000. Foi também um árbitro internacional, atuando desde 2004 até 2013, quando atingiu a idade limite, de 45 anos.
Na Inglaterra, o limite de idade é mais alto e por isso ele pôde continuar apitando os jogos locais. Foi árbitro profissional na liga até 2022, quando se aposentou, em março daquele ano. Curiosamente, em um jogo do Chelsea, uma vitória dos Blues sobre o Watford por 2 a 1.
Dean retornaria como VAR em agosto, justamente no jogo que acabaria sendo uma grande confusão. Ainda em setembro de 2022, Dean admitiu que cometeu um erro, em uma coluna que escrevia no Daily Mail.