Revelado: os bastidores da saída de pilar da gestão do United após 5 meses de trabalho
Foram meses para os Red Devils tirarem o diretor esportivo do Newcastle, que agora está desempregado
Dan Ashworth deixou o cargo de diretor esportivo do Manchester United após apenas cinco meses. A informação é do renomado site inglês The Athletic.
Ashworth foi contratado pelo clube em 1º de julho, depois de deixar o Newcastle, para assumir o comando do desempenho do futebol, contratação e operações dos Red Devils, junto com Jason Wilcox, diretor-técnico também recém-chegado.
A saída de Ashworth foi acertada em uma reunião com o presidente-executivo Omar Berrada, no Old Trafford, após a derrota do Manchester United para o Nottingham Forest pela Premier League nesse sábado (7).
Sir Jim Ratcliffe, dono do Manchester United, foi fundamental para a saída de Ashworth, pois, segundo o The Athletic, a ideia de rompimento do trabalho do diretor partiu do próprio clube, apesar dos Red Devils alegarem que o acordo de encerramento do contrato partiu de uma decisão mútua.
— Dan Ashworth deixará seu papel como diretor esportivo do Manchester United por acordo mútuo. Gostaríamos de agradecer a Dan por seu trabalho e apoio durante um período de transição para o clube e desejar-lhe tudo de bom para o futuro — escreveu o clube inglês.
Ashworth, assim como os demais dirigentes, concordou com a extensão contratual do técnico Erik ten Hag ao final da temporada passada. Mas também teve voz na demissão do treinador em outubro. Ao mesmo tempo, não acompanhou a contratação de Rúben Amorim, que foi levado ao Old Trafford por Omar Berrada, CEO do Manchester United.
Dan também esteve envolvido na última janela do Manchester United, que incluiu as chegadas de Leny Yoro, Manuel Ugarte, Matthijs De Ligt, Noussair Mazraoui e Joshua Zirkzee, que custaram cerca de 200 milhões de libras ao clube.
Pilar da nova gestão do Manchester United
O diretor ganhou elogios de Ratcliffe em sua chegada, com o coproprietário do Manchester United dizendo que confiava em Ashworth para um projeto de reconstrução do clube.
— Dan Ashworth é claramente um dos principais diretores esportivos do mundo. Não tenho dúvidas de que ele é uma pessoa muito capaz. Ele está interessado no Manchester United porque é o maior desafio no maior clube do mundo. Seria diferente no City porque você está mantendo um nível. Aqui é um trabalho de reconstrução significativo. Ele seria uma ótima adição — disse Ratcliffe em fevereiro.
Mas a realidade tem sido mais difícil, o que levou a uma separação repentina. Isso deixa a Manchester United tendo que tapar um buraco em sua estrutura.
Trajetória de Ashworth
Ashworth ingressou no Newcastle United após renunciar ao cargo de diretor técnico do Brighton em fevereiro de 2022.
Ele se mudou para Brighton em 2019 após um período como diretor técnico da Associação de Futebol da Inglaterra (FA) — onde começou em 2012 depois de uma passagem pelo West Bromwich — e ajudou a desenvolver as seleções masculina e feminina.
Durante seu tempo na FA, Ashworth foi creditado por desempenhar um papel influente nas vitórias da Inglaterra na Copa do Mundo nas categorias sub-17 e sub-20 em 2017.
A contratação de Ashworth pelo Manchester United veio depois de extensas negociações. O dirigente de 53 anos informou ao Newcastle que queria ir para Old Trafford em fevereiro, mas as tratativas estagnaram.
O Newcastle queria um valor de até 20 milhões de libras para liberar o dirigente e os Diabos Vermelhos, relutante à pedida do rival, ao final das contas, conseguiu contratar Ashworth por cerca de 3 milhões de libras.