Vitória sobre Manchester United significou troco de técnico do Forest sobre Rúben Amorim
Equipe de Nuno Espírito Santo venceu no Old Trafford e deu ao técnico português uma 'vingança' contra o comandante dos Red Devils
Grande sensação deste início de temporada na Inglaterra, o Nottingham Forest deu outra mostra de sua qualidade ao visitar o Manchester United e sair com os três pontos neste sábado (7). A vitória por 3 a 2, além de ser a primeira do visitante em Old Trafford desde 1994, fez o time subir para quinto na Premier League.
O triunfo também deu um gostinho de vingança ao técnico Nuno Espírito Santo, do Forest, por derrotar Rúben Amorim, comandante dos Red Devils, quem foi seu “carrasco” há mais de 14 anos.
Ainda como jogadores, Rúben Amorim contou com falha de Nuno
Era março de 2010. Ainda como jogadores, os hoje técnicos se enfrentavam em um clássico entre Porto e Benfica que valia a taça da Copa da Liga de Portugal.
A bola precisou rolar apenas nove minutos até que o então volante Rúben Amorim arriscou um chute rasteiro, aparentemente fácil, no meio do gol. Só que o goleiro dos Dragões naquele dia, Nuno Espírito Santo, fez um movimento estranho ao tentar encaixar a bola e a colocou para dentro do próprio gol.
O gol abriu o caminho para uma vitória fácil dos Encarnados: 3 a 0. À época, o Benfica contava com os brasileiros Ramires, Luizão e Alan Kardec, enquanto o Porto tinha Hulk, Maicon (zagueiro hoje no Vasco) e Fernando (volante do Internacional).
A ironia fica porque um dos gols da vitória do Forest de Nuno hoje veio justamente em uma falha do goleiro. Em chute de Morgan Gibbs White da meia-lua, Onana se confundiu com a curva da bola e deixou passar.
A história se repete em Manchester United x Nottingham Forest
Foi o primeiro confronto entre os técnicos portugueses à beira do campo. Como jogadores, além do clássico de 2010, Amorim também tinha vencido Espírito Santo em 2006, quando o Belenenses superou o Aves por 1 a 0 pelo Campeonato Português.
Nuno orgulho por vitória
Na coletiva de imprensa pós-jogo, o técnico do Forest mostrou entender perfeitamente a realidade dos Reds ao celebrar a primeira vitória em três décadas em Manchester. Ele se mostrou orgulhoso do feito e de estar atrás apenas 10 pontos do líder Liverpool, que nesta temporada só perdeu para o próprio Nottingham.
— Significa muito para nós como clube. Significa muito para o clube. Este é um clube enorme, que está longe de momentos especiais como este há muito tempo. Devemos celebrar e nos orgulhar desses momentos. — comemorou Nuno Espírito Santo.
Amorim diz ‘não estar surpreso' por derrota
Na contramão e em fase difícil, Amorim disse à emissora Sky Sports que não é uma surpreende perder duas partidas seguidas (também foi superado pelo Arsenal na última quarta, 4) porque assumiu o time com a temporada em andamento.
— Não, não é uma surpresa. Chegamos no meio de muitos jogos. Já sabíamos disso. Mesmo que você tenha um pouco de experiência em futebol, você entende esses momentos. É tão decepcionante e realmente difícil vivenciar essa decepção depois de tantas vezes acontecendo antes. — disse o técnico do United.
Os Red Devils retornam a campo na próxima quinta (12), pela Liga Europa, quando visitam o Viktoria Plzen antes de enfrentarem o rival Manchester City no próximo domingo (15). Com semana livre, o Forest pega o Aston Villa no sábado (14).