Manchester City volta suas atenções para a Premier League e encara um embalado (e desfalcado) Everton
Guardiola alfinetou críticos após mais um título do City enquanto Sean Dyche tenta lidar com as baixas no elenco
O Manchester City conquistou seu quinto título em 2023 após bater o Fluminense por 4 x 0 e faturar o caneco do Mundial de Clubes da FIFA na última sexta-feira (22). Agora, os comandados de Pep Guardiola focam suas atenções para a disputa da Premier League e um dia depois do Boxing Day, encaram o Everton, fora de casa, no Estádio Goodison Park, em Liverpool. A bola rola nesta quarta-feira (27), às 17h15 (horário de Brasília). Focado em melhorar sua posição no Campeonato Inglês, o técnico espanhol dos Citizens aproveitou para alfinetar a imprensa inglesa.
Na opinião de Guardiola, boa parte dos jornalistas e veículos de imprensa na Inglaterra parecem esperar pelo fracasso do técnico espanhol, que com o título da Copa do Mundo de Clubes conquistou seu 14º título no comando do Manchester City. Segundo o treinador, a análise é feita em cima de seu sucesso e nada teria valor caso não fosse campeão. O espanhol ainda provocou dizendo que espera que alguém duvide do City, para que essa dúvida se transforme em combustível e motivação para manter o time sempre vencendo.
Este é o negócio. Quando você não vence, você não é nada, zero. Por mais que você ganhe, eles querem que você falhe mais do que nunca. Sinto que desde o primeiro dia em Barcelona as pessoas estão esperando. O que ganhamos, os títulos, é inacreditável – e as pessoas dizem: ‘Como eles jogam bem, a metodologia, como é genial.' Mas tudo isso é porque eu ganhei. Eles não entendem nada do que fazemos, mas dão crédito só porque vencemos. Você tem que olhar além disso. No momento em que você não vencer, surgirão dúvidas – mas é isso que é bom. Está tudo bem. Duvide de nós novamente. Veremos o que acontece”, afirmou Guardiola.
Do outro lado do confronto, o Everton, embalado pela sequência de seis vitórias nos últimos dez jogos, tem sérios problemas de lesão para o jogo de logo mais. Entretanto, para o técnico Sean Dyche, isso não deve ser desculpa e espera que seu time faça valer o mando de campo para jogar de igual para igual com os atuais campeões mundiais e assim conquistar mais uma vitória na Premier League. Com 16 pontos na tabela de classificação, o time de Liverpool está a um ponto do Luton Town, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Finalizado
1
-3
Everton - Man City
England Premier League - Goodison Park
Sean Dyche espera Everton competitivo mesmo desfalcado
Dele Alli e Doucouré são desfalques certos do Everton, enquanto Coleman, Gueye e Ashley Young são dúvidas para o confronto de logo mais no Goodison Park, mesmo assim, o técnico Sean Dyche espera que o time mantenha o padrão das últimas exibições e aproveite o momento de euforia do adversário após a conquista do Mundial de Clubes, para fazer um bom jogo e conquistar mais uma vitória na Premier League, o que pode ajudar a equipe a se afastar um pouco mais da zona de rebaixamento da competição.
Os desfalques e a sequência exaustiva de jogos entre o Natal e as comemorações de Ano Novo não devem ser usadas como desculpas, por isso, Sean Dyche tem apostado no trabalho de motivação para manter seus atletas focados em competir diante de qualquer adversário. Derrotado na última rodada da Premier League pelo Tottenham, a exibição do Everton agradou muito o treinador, que espera que seus jogadores possam manter este nível para vencer os atuais campeões do mundo.
Sean Dyche ainda aproveitou para valorizar a capacidade de competir do Manchester City, que mesmo sobrecarregado pela sequência de jogos, vai complicar muito a vida do Everton. Portanto, para o treinador, o trabalho coletivo do time de Liverpool deve funcionar para evitar mais um revés na Premier League.
“Eles (Manchester City) são uma equipe muito forte, mesmo quando fazem mudanças e estão sobrecarregados. Parecem encontrar uma equipe muito forte mantendo uma maneira forte de jogar. Portanto, o foco estará no nosso jogo coletivo para conquistarmos o resultado”, afirmou Sean Dyche.
Provábel escalação do Everton: Pickford; Patterson, Tarkowski, Keane, Branthwaite e Mykolenko; Harrison, Onana, Garner e McNeil; Calvert-Lewin. Técnico: Sean Dyche.
England Premier League 28/09/24
V
Crystal Palace
1
Everton
2
England Premier League 21/09/24
E
Leicester
1
Everton
1
England EFL Cup 17/09/24
D
Southampton
1 (6)
Everton
1 (5)
England Premier League 14/09/24
D
Aston Villa
3
Everton
2
England Premier League 31/08/24
D
Bournemouth
3
Everton
2
Guardiola desafia críticos e pensa no próximo compromisso do City
Para o comandante do Manchester City, o sucesso na atual temporada é fruto dos insucessos dos últimos anos. O processo e decepção da derrota para o Chelsea na final da Champions League em 2021, além de outras derrotas doídas, como na semifinal de 2022 para o Real Madrid, alimentaram o espírito vencedor dos Citizens, que aprenderam com os erros e conquistaram tudo em 2023. Aprender com as dificuldades, acreditar no próprio potencial e respeitar o tempo das coisas foram os principais pilares de trabalho de Guardiola à frente do City, que agora corre atrás para melhorar sua classificação na edição atual da Premier League.
Na 5ª colocação do Campeonato Inglês com 34 pontos, a oito de distância para o Liverpool, porém com dois jogos a menos, o Manchester City vai em busca dos três pontos fora de casa para tentar compensar o recente tropeço diante do Crystal Palace, no último compromisso da equipe antes do Mundial de Clubes. Na ocasião, o time de Guardiola abriu dois gols de vantagem, mas permitiu o empate, perdendo mais uma posição na classificação.
A dúvida para o jogo de logo mais é sobre a condição física de quatro de seus principais jogadores, sendo eles De Bruyne, Haaland, Doku e Rodri que poderão perder mais algumas rodadas até se recuperarem por completo. No mais, o time que enfrenta o Everton pode ter a mesma escalação da final do Mundial de Clubes diante do Fluminense.
Provável escalação do Manchester City: Ederson; Walker, Rúben Dias, Aké e Gvardiol; Bernardo Silva, Lewis (Rodri), Matheus Nunes; Grealish, Foden e Julián Álvarez. Técnico: Pep Guardiola.
England Premier League 05/10/24
V
Fulham
2
Man City
3
UEFA Liga dos Campeões 01/10/24
V
Slovan Bratislava
0
Man City
4
England Premier League 28/09/24
E
Newcastle
1
Man City
1
England EFL Cup 24/09/24
V
Watford
1
Man City
2
England Premier League 22/09/24
E
Arsenal
2
Man City
2