Premier League

Para Maddison, Tottenham está se afastando do rótulo de ‘amarelão’

Bom início de temporada leva Maddison a dizer que o Tottenham está se afastando do rótulo de "Spursy", que fraqueja na hora da decisão

O início de temporada do Tottenham tem sido bem animador. Sob o comando do novo técnico, Ange Postecoglou, indicado ao prêmio de melhor técnico do ano no Fifa The Best 2023, os Spurs ganharam quatro dos seis jogos que fez até aqui, ainda invicto. No último domingo, ficaram duas vezes atrás do Arsenal e arrancaram o empate por 2 a 2 fora de casa. Até por isso, um dos seus principais jogadores, o recém-contratado James Maddison, rebateu quem chama o time de “mole” ou “Spursy”, um adjetivo usado para dizer que o time não entrega na hora da verdade.

Há uma crença que o Tottenham é um time historicamente fraco, com críticas porque o time desperdiça lideranças e não consegue ganhar títulos — o último foi a Copa da Liga de 2008, ainda com o técnico Juande Ramos. Desde então, o time até chegou perto, sendo vice-campeão na temporada 2016/17 e terceiro colocado duas vezes, em 2015/16 (quando o Leicester foi campeão, talvez a maior chance desperdiçada de brigar de fato pelo título) e em 2017/18.

Para James Maddison, isso está mudando. Ao menos nesta temporada. “Os neutros falando sobre o Tottenham e frequentemente dizem ‘fracos, moles, fracassados, Spursy’, toda essa bobagem”, disse o meia. “Acho que nas últimas semanas mostramos que estamos indo em uma direção diferente”.

“Marcamos no minuto 98 e no 101 contra o Sheffield United para vencer no final quando parecia que seria um daqueles dias e hoje (domingo, 24) ficamos atrás duas vezes contra, discutivelmente, um dos melhores times od mundo, nos recuperamos e ainda estamos lutando até o fim”, continuou o camisa 10 dos Spurs, que ele herdou de Harry Kane quando o ídolo deixou os Spurs.

Postecoglou elogia Son e diz que não sabe a regra de bola na mão

O grande nome do Tottenham sem Harry Kane é Son Heung-min e o atacante foi escolhido também para ser o capitão do time. Isso porque o antigo capitão, Hugo Lloris, deixou o clube, assim como o natural herdeiro da braçadeira, Harry Kane. Ange Postecoglou, escolhido como técnico dos Spurs, deu a faixa de capitão a Son por tudo que ele representa.

“Ele tem sido fora de série como líder e como jogador. Tivemos que o colocar na posição de camisa 9 agora e ele trabalha muito duro. Ele é muito orientado para colocar o time em primeiro lugar, isso é incrível. Seu primeiro pensamento é no que é melhor para o time e quando ele coloca a si mesmo nessas posições e tem a qualidade para finalizar. Madders (James Maddison) foi fora de série com as duas assistências e Sonny estava lá para finalizar”, analisou Postecoglou.

O australiano ainda foi perguntado sobre o pênalti marcado para o Arsenal, em um toque na mão de Christian Romero, em chute de Ben White. Bukayo Saka cobrou para marcar 2 a 1 naquele momento. O técnico comentou que ele mesmo não sabe qual é a regra para os toques de mão para a marcação de pênalti.

“Eu não consegui ver, mas eu não tenho ideia de como é essa regra de toque de mão, eu realmente não sei. É uma regra do jogo que eu não entendo. A não ser que passemos a desenvolver defensores sem braço, eu não sei como vamos bloquear as coisas e estar em uma posição natural”, declarou Postecoglou. “Disse isso aos árbitros no passado e não sei como eles vem isso, para ser honesto”.

O Tottenham iniciou a temporada empatando por 2 a 2 com o Brentford fora de casa, venceu o Manchester United por 2 a 0, o Boutnemouth também por 2 a 0, o Burnley por 5 a 2, o Sheffield United por 2 a 1 e empatou com o Arsenal por 2 a 2. No próximo sábado (30), os Spurs enfrentam outro desafio duríssimo: o Liverpool, no Tottenham Stadium.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.
Botão Voltar ao topo