Mesmo em crise, Manchester United segura empate contra o Liverpool e tira o rival da liderança da Premier League
Apesar do favoritismo do Liverpool, o clássico ficou no empate em 0 a 0, placar a ser comemorado para o Manchester United

Mesmo com o amplo favoritismo do Liverpool, a crise intensa do Manchester United – e o retrospecto recente que tem um 7×0 ainda dolorido para os Red Devils – o que se viu Anfield, neste domingo (17), foi o equilíbrio no placar, ainda que a história tenha sido outra dentro de campo. Com dois tempos de muita correria e jogo aberto, os donos da casa tentaram muito, não conseguiram tirar o 0 a 0 do placar no North West Derby, pela 17ª rodada da Premier League.
O empate atrapalhou os planos do Liverpool de seguir o líder do Campeonato Inglês. Até porque, mais cedo neste domingo, o Arsenal venceu o Brighton por 2 a 0, em casa, e foi a 39 pontos na tabela. Como os Reds deixaram os três pontos escaparem, agora ficam com os mesmos 38 do início da rodada e descem para a vice-liderança.
Fim de jogo em Anfield. ? pic.twitter.com/5ZGJDsrmzX
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) December 17, 2023
Enquanto isso, o United tem muito a celebrar com o resultado, ainda que siga em uma crise bem complicada e tenha caído mais uma posição ao ser ultrapassado pelo Newcastle. Isso porque o empate fora de casa é muito melhor do que o último vexame que equipe deu no Old Trafford – uma derrota por 3 a 0 para o Bournemouth. Neste momento, o time comandado por Erik ten Hag é o 7º colocado, com 28 pontos.
Na próxima rodada, o Liverpool terá confronto direto contra o Arsenal pela ponta da Premier League, em Anfield, às 14h30 (horário de Brasília) do sábado. O United também terá uma pedreira da tabela, o 8º colocado West Ham, fora de seus domínios, um pouco mais cedo, às 9h30.
Correria e massacre do Liverpool
A partida em Anfield foi de muita correria e troca de passes. Porém, a superioridade do Liverpool ficou muito nítida, principalmente pelos mais de 60% de posse de bola e as 34 finalizações contabilizadas no final do jogo. As tentativas vieram por todos os lados, a maioria dos pés de Salah, mas a defesa do United estava em um dia muito inspirado. Pelo menos no primeiro tempo, Raphaël Varane foi o melhor em campo.
A melhor oportunidade na primeira etapa foi uma cabeçada de Van Dijk, após cobrança de escanteio. A zaga dos visitantes subiu bem, mas o holandês testou a bola com muita categoria. Onana espalmou no reflexo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Onana: craque do jogo
Já no agregado dos dois tempos, é impossível não citar André Onana, que teve uma atuação impressionante. Ainda que Varane tenha sido fundamental para o empate, o que fez o goleiro camaronês, principalmente nos 30 minutos de puro bombardeio no 2º tempo, beirou o inacreditável. Foram 11 finalizações no alvo do Liverpool, isso sem contar os sustos dos chutes de fora da área que passaram raspando na trave.
Onana estava atento e com os reflexos em dia. Ele fez defesas na base da espalmada, do soco e até de mão trocada. Uma atuação que garantiu – sem sombra de dúvidas – que o Manchester United não saísse mais uma vez derrotado de campo.
Faltas e reclamação
Além de belas defesas e da correria, o que também chamou a atenção em Anfield neste domingo foi o alto índice de cartões amarelos e, inclusive, o vermelho para Dalot já nos acréscimos da partida. Ao todo, seis jogadores saíram penalizados de campo. E a culpa não foi só das faltas mais duras. A partida foi muito tensa e teve muita reclamação até no banco de reservas.
Shaw, Mainoo e Amrabat, do United, incluindo a expulsão de Dalot, enquanto Endo e Darwin Núñez, do Liverpool, também receberam cartão.