Premier League

‘Foi chocante’: possível lesão de Salah preocupa Jürgen Klopp e o Liverpool

Principal jogador do Liverpool, Mohamed Salah foi substituído antes do intervalo no empate entre Egito e Gana pela Copa Africana de Nações

Mesmo estando invicto em competições nacionais desde o fim de setembro e sem entrar em campo desde a vitória por 2 a 1 sobre o Fulham pelo jogo de ida da semifinal da Copa da Liga Inglesa, no último dia 10, o Liverpool tem um enorme motivo para se preocupar. Artilheiro da equipe na temporada com 18 gols e segundo na lista de garçons com nove assistências, o craque Mohamed Salah precisou ser substituído no fim do primeiro tempo do empate em 2 a 2 entre Egito e Gana, na quinta-feira (18), em decorrência de uma lesão no tendão da coxa.

O atacante foi desfalque nos últimos dois compromissos dos Reds por estar com a seleção egípcia na Copa Africana de Nações. A previsão era que ele fosse ausência no mínimo até segunda-feira (22), quando os Faraós disputam a terceira e última rodada da fase de grupos, e no máximo até 11 de fevereiro, data do término do torneio. Agora, o clube de Anfield teme que o período seja ainda maior.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19), o técnico Jürgen Klopp não escondeu sua preocupação com o jogador. O comandante do Liverpool afirmou que ainda não tem conhecimento do tipo e gravidade da lesão de Salah, mas confirmou ter conversado com seu camisa 11.

— Não sabemos nada sobre Mo. Falei ontem à noite com ele e (perguntei) como estão suas lesões. Com essas lesões eles precisam de uma avaliação mais aprofundada, é o que estão fazendo agora e saberemos mais — declarou Klopp.

— Naquele momento (da lesão), foi um choque. Não pude ver, era como se ele tivesse sido atingido por algo muito intenso e depois caísse. Todos nós sabemos o quão raramente Mo sai ou precisa sair, então é definitivamente algo. Haverá ultrassom e ressonância magnética, depois veremos o que o Egito planeja. Mas é muito cedo (para dizer algo) — completou o treinador.

De fato, Mohamed Salah não costuma ser substituído. Pela seleção egípcia, o atacante vinha de oito partidas seguidas disputando os 90 minutos. Já pelo Liverpool, ele deixou o campo mais cedo em sete dos 23 compromissos que iniciou como titular, geralmente nos minutos finais. A última vez que o craque saiu do gramado antes do intervalo foi na decisão da Copa da Inglaterra da temporada 2021/22, quando sofreu uma lesão na virilha.

Treinador do Egito é otimista

O português Rui Vitória, técnico do Egito, também falou sobre a situação de Mohamed Salah. Depois do empate com Gana, o treinador deu uma prévia do discurso de Jürgen Klopp ao dizer não saber exatamente a lesão do jogador, mas foi mais otimista que o alemão.

— Espero que não (seja uma lesão grave). Ainda não sabemos qual é o problema. Espero que não seja um grande problema, mas foi um problema no primeiro tempo. Foi um momento difícil para nós porque no segundo tempo só pudemos fazer duas substituições. É cedo para ver alguma coisa, (mas) acho que não é perigoso. Vamos ver se Salah se recupera — comentou.

Com ou sem Salah, o Egito terá pela frente Cabo Verde na terceira e última rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações. Os Faraós ainda não venceram nesta edição torneio, somando dois empates, e atualmente ocupam a segunda posição do Grupo B. Para avançarem sem sustos às oitavas de final, precisarão de uma vitória na partida de segunda-feira (22) no Estádio Félix Houphouet-Boigny, em Abidjã, na Costa do Marfim.

Outros desfalques do Liverpool

A lesão de Mohamed Salah fica ainda mais preocupante para Jürgen Klopp tendo em vista os demais desfalques do Liverpool. Atualmente, os Reds contam com cinco nomes em seu departamento médico: Joel Matip (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho), Andrew Robertson (lesão no ombro), Konstantinos Tsimikas (fratura da clavícula), Dominik Szoboszlai (lesão na coxa) e Trent Alexander-Arnold (ruptura do ligamento externo do joelho).

Destes, os mais próximos de voltarem ao gramado são Robertson, Szoboszlai e Alexander-Arnold. Na mesma entrevista coletiva nesta sexta-feira, Klopp falou sobre a situação dos três e deixou no ar a possibilidade de retornos na partida de volta da semifinal da Copa da Liga Inglesa contra o Fulham, na quarta-feira (24). Por outro lado, descartou a participação de um deles no duelo contra o Bournemouth neste domingo (21), pela 21ª rodada da Premier League.

— Eles estão todos bem, mas não estão prontos. Eles estão indo na direção certa e ficando cada vez mais perto (de voltar a jogar). Alguns deles podem estar no treinamento da equipe na próxima semana, mas para o jogo contra o Bournemouth não espero ninguém de volta. Depois, talvez para o Fulham vou ver como os meninos estarão, mas estão todos próximos. Trent (Alexander-Arnold) perto, Dom (Szoboszlai) perto, Robbo (Andy Robertson) perto. Todos estão indo na direção certa, mas ainda não (estão disponíveis) para o jogo deste fim de semana — declarou o treinador.

Além dos jogadores já citados, o Liverpool também não conta com o volante Wataru Endo, que está junto com a seleção do Japão na Copa da Ásia. No início do mês, Klopp brincou sobre as perdas do jogador japonês e de Mohamed Salah durante as realizações de torneios continentais de seleções e foi sincero ao dizer que torcia por eliminações precoces de seus atletas.

— De um ponto de vista pessoal, eu ficaria muito feliz se eles fossem eliminados já na fase de grupos. Porém, provavelmente, não será possível. Então, está tudo bem e eles também podem vencer. Então, você sabe, boa sorte, até a volta e retornem saudáveis — disse o alemão em entrevista coletiva no dia 6 de janeiro.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo