Premier League

Lesão grave e gol decisivo: brasileiros protagonizam 1ª rodada da Premier League

Meia Danilo, ex-Palmeiras, deixou o campo direto para o hospital após lesão no duelo entre Forest e Bournemouth

O primeiro fim de semana de jogos da temporada 2024-25 da Premier League voltou com tudo. Sempre presentes nas grandes ligas europeias, os brasileiros, como sempre, tiveram seus papéis de destaque. 

Alguns, por motivos positivos, outros nem tanto. Nos sete jogos que já tivemos na rodada de abertura da Premier League até então, 17 brasileiros pisaram nos gramados britânicos. O duelo entre Arsenal e Wolves foi o que mais teve brasileiros em campo, com cinco (três nos gunners, dois nos lobos).

Estreia de luxo de Savinho e jogo seguro de Ederson

Savinho estreou na Premier League neste domingo (18), na vitória do Manchester City por 2 a 0 contra o Chelsea. O brasileiro foi um dos destaques do time de Pep Guardiola na primeira etapa do confronto, mas precisou deixar o campo nos primeiros minutos da segunda etapa com dores no joelho.

Apesar do pouco tempo, a estreia do brasileiro de 20 anos foi muito elogiada pela imprensa inglesa. Nos pouco mais de 45 minutos em que esteve em campo, o atacante acertou todos os dribles que tentou, teve uma média de 87% nos passes tentados, além de incomodar a defesa do Chelsea pelos dois lados do campo.

Já o seu companheiro, o goleiro Ederson, fez um jogo seguro. Além de ter saído de campo sem sofrer gols, fez três boas defesas que ajudaram o Manchester City a estrear com o pé direito na competição.

Savinho e Cole Palmer durante jogo da Premier League. Foto: Imago
Savinho fez a sua estreia com a camisa do Manchester City na primeira rodada da Premier League. Brasileiro jogou bem, mas precisou deixar o campo com dores no jelho. Foto: Imago

Casemiro comandou meio-campo do United contra o Fulham

Já no jogo de abertura da Premier League, na sexta-feira (16), tivemos três brasileiros em campo. No duelo entre Manchester United e Fulham, Casemiro, Andreas Pereira e Rodrigo Muniz dividiram o gramado.

Apesar dos dois últimos terem feito um jogo decente, o destaque ficou mesmo com a atuação impressionante do volante Casemiro, que comandou a vitória dos Diabos Vermelhos por 1 a 0, inclusive participando do lance do último gol do jogo.

Casemiro mostrou dinâmica, boa forma física e comando do meio-campo que fizeram lembrar os seus tempos de Real Madrid.

A atuação de luxo do brasileiro é um bom sinal para o United após um ano ruim. O desempenho do brasileiro  rendeu elogios do treinador holandês Erik ten Hag.

— Ele foi muito importante no meio do campo, na organização do jogo, para encontrar soluções. Esse é o Casemiro que conhecemos – disse o treinador.

Casemiro foi destaque da vitória do Manchester United. Foto: Imago
Comandante do meio-campo do Manchester United, Casimiro foi o grande destaque do United e recebeu o abraço de Van Nistelrooy ao final do jogo. Foto: Imago

Danilo tem lesão grave e deixa o campo no início do jogo

No início da manhã deste sábado (17), Nottingham Forest e Bournemouth se enfrentaram e uma lesão grave marcou o jogo, que terminou empatado por 1 a 1.

O volante Danilo caiu de mau jeito após uma disputa no alto e torcendo o tornozelo na queda. O lance aconteceu ainda no começo do jogo e o brasileiro precisou ser atendido por quase 10 minutos.

A cena foi tão grave que os médicos da equipe subiram uma tenda ao redor do jogador durante o atendimento para que os torcedores e a transmissão não conseguissem ver o trabalho dos médicos. A reação dos jogadores, no entanto, entregou a gravidade da situação.

Danilo, que chegou ao Forest na temporada passada, deixou o campo de maca e chorando, e foi levado a um hospital para exames.

Na sequência, o brasileiro passou por uma avaliação que confirmou uma fratura grave em seu tornolezo. A informação foi confirmada por Nuno Espírito Santo, treinador do Forest.

Brasileiro Danilo sofreu lesão grave na Premier League. Foto: Imago
Zagueiro Murilo segura a mão de Danilo, companheiro de Nottingham Forest, após grave lesão do volante. Foto: Imago

Paquetá faz de pênalti, mas não evitou derrota do West Ham

Investigado por participação em esquema de aposta, o brasileiro Lucas Paquetá começou a temporada em meio a desconfiança. Mas isso não o impediu de ser o destaque no jogo de estreia do West Ham.

O time, que começou o jogo sofrendo o gol logo cedo, no duelo contra o Aston Villa, contou com o gol do brasileiro para igualar o marcador. Contudo, no fim, os londrinos sofreram o gol do colombiano Durán e amargaram a primeira derrota logo na estreia. 

Gol da superação para garantir a vitória

Outro brasileiro que teve destaque positivo na primeira rodada da Premier League foi o volante Joelinton, do Newcastle. Ao lado de Bruno Guimarães, Joelinton garantiu a vitória magra da sua equipe contra o Southampton.

Joelinton foi o responsável pelo único gol do jogo, anotado aos 45 minutos do primeiro tempo, após vacilo da zaga adversária.

A vitória serviu – além dos três pontos, é claro – para elevar o moral da equipe, que superou o fato de estar com um a menos, já que o zagueiro Fabian Schar foi expulso no começo do jogo.

Joeliton garantiu a vitória do Newcastle. Foto: Imago
Com um a menos, Newcastle venceu o Southampton na estreia da Premier League. Brasileiro Joeliton marcou o único gol do jogo. Foto: Imago

As estreias dos brasileiros de Liverpool, Arsenal e Wolves

Logo cedo no sábado (17), outros seis brasileiros pisaram nos gramados da Premier League.

O primeiro deles foi o goleiro do Liverpool, Alisson Becker. Já que o Liverpool venceu sem muitos sustos – apesar do primeiro tempo ruim do time de Arne Slot -, o brasileiro foi pouco exigido e fez uma estreia discreta (muito mais pelo jogo tranquilo do time do que qualquer outra coisa).

Um pouco mais tarde, o jogo com o maior número de brasileiros. O Arsenal venceu os Wolves por 2 a 0. E apesar dos cinco brasileiros em campo, o destaque do jogo foi a joia britânica Bukayo Saka.

Os brasileiros, por sua vez, tiveram uma atuação discreta. Ao menos os do Arsenal saíram com o resultado positivo.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo