Premier League

Liverpool? Haaland está mesmo preocupado é com os playoffs da segunda divisão da Noruega

Às vésperas do jogo entre Manchester City e Liverpool, Haaland pagou viagem à torcida do clube que o revelou na Noruega

Manchester City e Liverpool se enfrentam neste sábado (25) pela 13ª rodada da Premier League, às 9h30 (de Brasília), no Etihad Stadium. Por se tratar do duelo entre o primeiro e segundo colocado da competição, separados por um ponto, e protagonistas das principais disputas pelo título inglês nas últimas seis temporadas, é de se imaginar que todos os jogadores, membros das comissões técnicas e demais funcionários dos dois clubes estejam pensando apenas na partida desde o fim da Data Fifa. Este, no entanto, não é o caso de Erling Braut Haaland.

Artilheiro da Premier League com 13 gols, Haaland encontrou tempo para se reconectar com suas raízes em meio à volta da seleção norueguesa e preparação para enfrentar o Liverpool. O atacante pagou as passagens de trem para mais de 200 torcedores do Bryne, clube da Noruega em que começou a carreira, assistirem o jogo contra o IK Start no próprio sábado, pelos playoffs de acesso à primeira divisão do país.

Segundo à TV2, rede de televisão comercial norueguesa, o centroavante desembolsou cerca de 13 mil euros (aproximadamente R$ 69 mil) para que torcedores do Bryne deixem a cidade de mesmo nome e viajem mais de 150 quilômetros até Kristiansand, terra do Start.

Em seu site oficial, o Bryne afirmou que um “patrocinador anônimo” permitiu que a gratuidade das passagens fosse possível. Já Ole Morten Hobberstad, porta-voz do clube, confirmou que foi a estrela norueguesa quem fez com que o grupo de torcedores pudesse acompanhar a partida histórica.

— É bom que Erling (Haaland) queira patrocinar uma viagem para os torcedores do Bryne. É algo que toda (a cidade de) Bryne realmente aprecia. Contribui também para a possibilidade de várias pessoas, que talvez não tinham isso como prioridade em primeiro lugar devido ao crescimento dos preços e aos aumentos das taxas de juro, estejam agora viajando para apoiar o Bryne — disse Hobberstad à TV2.

Haaland estreou profissionalmente pelo Bryne em 2016, quando tinha apenas 15 anos. Depois de 16 jogos pela equipe, todos pela segunda divisão nacional, foi para o Molde, onde somou 20 gols em 50 partidas e chamou a atenção do Red Bull Salzburg, da Áustria.

A missão do Bryne e os playoffs para a elite da Noruega

O Bryne é um clube tradicional da Noruega, mas não disputa a elite nacional desde 2003, época em que Haaland tinha apenas três anos de idade. Desde então, foram 16 temporadas na segunda divisão e quatro na terceira. Já a última vez que o clube esteve nos playoffs de acesso foi em 2006.

Sendo assim, o confronto com o IK Star é histórico, mas a luta pela promoção promete ser bem complicada. O Bryne é azarão, até porque se classificou em sexto lugar e entrou na zona de playoffs somente na 30ª e última rodada. O adversário deste sábado ficou na quinta posição com um ponto a mais, mas em nenhum momento correu risco de não ir ao menos aos playoffs, terminando 25 rodadas entre os seis primeiros colocados.

O duelo contra o IK Start será realizado na Sor Arena, em Kristiansand, em jogo único. Se vencer, o Bryne ainda terá outra partida única pela frente, dessa vez contra o Kristiansund, que acabou na quarta colocação da segunda divisão norueguesa, novamente fora de casa.

E não terminou por aí. Mesmo se passar pelo Kristiansund, o time de formação de Haaland terá mais um jogo único contra o Kongsvinger, que se assegurou na etapa final dos playoffs entre times da segunda divisão do país graças ao terceiro lugar na classificação geral.

O vencedor do embate com o Kongsvinger ainda terá que participar de uma repescagem com o 14º colocado da Eliteserien, a primeira divisão da Noruega. Nesta última fase na luta pelo acesso (ou permanência), a vaga na elite será decidida em jogos de ida e volta.  Faltando duas rodadas para o fim da competição, quem ocupa a posição atualmente é o Stabaek.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo