Diálogo de jogadores do Manchester City conseguiu surpreender até o obcecado Pep Guardiola
Após vitória diante do Everton, Guardiola exaltou a mentalidade do elenco do Manchester City
O Manchester City bateu o Everton pelo placar de 3 x 1 no Boxing Day da Premier League jogando fora de casa no Estádio Goodison Park em Liverpool. Os comandados de Pep Guardiola saíram atrás do marcador quando Harrison, aos 29 minutos, aproveitou falha da defesa dos Citizens na saída de bola e fez valer a Lei do Ex mais uma vez. O atacante de 27 anos passou pelo Eithad Stadium entre 2018 e 2021. Entretanto, o atual campeão do Mundo mostrou porque detém este posto na segunda etapa, marcando com Foden, Julián Álvarez, em cobrança de pênalti e com Bernardo Silva, em um lindo gol de cobertura para fechar o placar.
Mais do que o resultado, que manteve o time do Manchester City na 4ª colocação com 37 pontos a dois de distância do Aston Villa e com um jogo a menos do que os rivais da parte de cima da tabela, o foco e determinação dos jogadores dos Citizens em campo foi algo que chamou a atenção e não é tão comum após a conquista de um título. O confronto diante do Everton foi o primeiro compromisso oficial dos comandados de Guardiola após a conquista do Mundial de Clubes na Arábia Saudita, e a postura do time em campo para virar o placar surpreendeu o próprio treinador espanhol.
Em entrevista ao jornal espanhol Marca após a vitória fora de casa, o treinador do Manchester City revelou que o time já estava com a cabeça no jogo diante do Everton no vôo de volta para a Inglaterra, momentos após ter goleado o Fluminense por 4 x 0 e levantado pela primeira vez na história o título de campeão da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Guardiola ainda revelou que sem que os atletas percebessem, ouviu a conversa dos jogadores falando sobre como seria complicado enfrentar o time de Liverpool no Goodison Park, o que demonstrou foco e encheu de orgulho o comandante catalão.
“Eles não estavam me ouvindo e eu os ouvi falando do Everton há três dias! Eu pensei: Uau, este é o meu time”, revelou Guardiola.
Triunfo fora de casa pode embalar o Manchester City na temporada
Guardiola fez questão de enaltecer o trabalho feito pelos seus jogadores na vitória de virada frente ao Everton. O time do Manchester City não vinha em sua melhor forma na Premier League e o bom desempenho da equipe, principalmente no 2º tempo no Goodison Park confirmou a força e determinação deste grupo, que ganha moral para buscar as primeiras colocações na tabela de classificação da competição. Neste momento, os Citizens estão a cinco pontos de distância do Liverpool, líder com 42 pontos.
Guardiola chegou a alfinetar a imprensa local na entrevista coletiva pré-jogo afirmando que só recebe os elogios ao seu trabalho, pois seu time tem ganhado tudo o que disputou recentemente e quando perde, ou está em baixa, como foi no período pré-Mundial de Clubes, poucos valorizam o trabalho feito diariamente dentro do clube. Pep ainda afirmou ganhar tanto gera uma expectativa muito alta tanto de torcedores como dos profissionais que cobrem o futebol, mas encara as críticas como um combustível para fazer sempre mais.
“Quando você ganha tanto, há crises . E tivemos muitos problemas nesta temporada. Perdemos um dos últimos doze ou treze jogos. Merecido. Mas jogamos melhor o resto. Gosto muito que eles tenham vontade de tentar novamente . Eles não falam sobre o quão bons são, estão apenas pensando ‘O que vem a seguir'”, afirmou Pep.
O próximo compromisso do Manchester City será diante do Sheffield, em casa, em seu primeiro compromisso no Eithad Stadium após a conquista do Mundial. O jogo acontece neste sábado (30), às 12h (horário de Brasília), uma vitória dos Citizens pode colocar o time de Guardiola entre os três primeiros da tabela, dependendo dos resultados do Aston Villa, que encara o Burnley em casa e do Arsenal, que duela diante do West Ham nesta quinta-feira (28) e em seguida joga diante do Fulham, fora de casa, no domingo (31), às 11h.