Premier League

Guardiola parece viver realidade paralela após novo tropeço do City: ‘Desempenho brilhante’

Treinador catalão viu um jogo bem diferente da realidade no empate diante do Everton dentro do Etihad Stadium

Pep Guardiola parecia mesmo desnorteado nos minutos finais do empate do Manchester City com o Everton, nesta quinta (26), pela Premier League (1 a 1), na abertura do Boxing Day na Inglaterra.

As declarações dadas pelo técnico após o jogo apenas confirmam que a falta de senso por parte do catalão não era apenas uma impressão de quem o via na linha lateral de campo.

— O resultado não foi bom… mas o (nosso) desempenho foi brilhante — disse o treinador.

— O primeiro tempo foi brilhante. Até o pênalti (perdido pelo City, o jogo) estava muito bom (…) Na primeira vez que eles chegaram, fizeram o gol. E é lógico, no final, quando passamos a jogar em transição, poderíamos ter sofrido a derrota — avaliou o técnico na sua entrevista pós-jogo no Etihad Stadium.

Números do jogo mascaram partida burocrática

Os quase de 70% de posse de bola e os muitos arremates na partida (25) podem ser lidos como um massacre se lidos sem o contexto do jogo.

Mas a verdade é que os comandados de Guardiola mostraram pouquíssima inspiração e força para quebrar a estratégia defensiva eficiente de Sean Dyche.

A pontaria do City foi o maior problema.  Das 25 finalizações dos citizens, apenas cinco acertaram a meta de Pickford. Dentre eles, o pênalti cobrado por Erling Haaland, defendido pelo arqueiro da seleção inglesa, aos 7 da segunda etapa. Essa, inclusive, chance foi o único arremate do norueguês no gol durante todo o duelo.

Savinho — com cinco finalizações, três na meta — foi quem mais bateu a gol e mais acertou. O brasileiro ainda não balançou as redes com a camisa dos azuis de Manchester.

Crise do Manchester City já ameaça vaga na Champions League

Nos 13 últimos jogos, o City conseguiu apenas uma vitória. Em 4 de dezembro, bateu o Nottingham Forest por 3 a 0 no Etihad Stadium. Desde então, jogou cinco vezes e perdeu três jogos.

Com o empate, o City vê cada dia mais longe a chance de levantar o caneco da Premier League. E já começa a ver arriscada também a possibilidade de uma vaga à próxima Champions League.

Contando os resultados apenas de 9 de novembro para cá, o Manchester City seria o lanterna da Premier League

Com 28 pontos conquistados em 18 rodadas, a equipe azul de Manchester pode terminar a rodada 14 pontos atrás do líder Liverpool.

Antes do ano acabar, o Manchester City ainda tem mais um compromisso para tentar aliviar a crise mais aguda da carreira do Guardiola: os azuis visitam Leicester, no próximo domingo (29), às 11h30 (horário de Brasília).

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo