Premier League

Apesar do tropeço, estreia de Rúben Amorim mostra um Manchester United promissor

No primeiro jogo sob o comando de Rúben Amorim, o Manchester United com o Ipswich Town -- mas isso não é de todo ruim

Após desembarcar na Inglaterra no início da Data Fifa, Rúben Amorim teve menos de duas semanas para implementar suas ideias no Manchester United. Apesar disso, a estreia do técnico português mostra que o futuro dos Red Devils é promissor.

Neste domingo (24), o Manchester United empatou com o Ipswich Town por 1 a 1, no Portman Road Stadium, pela 12ª rodada da Premier League. Olhando apenas o resultado, foi um tropeço para os Red Devils, já que o rival está na zona de rebaixamento para a Championship.

O péssimo início de temporada sob o comado de Erik ten Hag colocou o Manchester United na 12ª posição do campeonato. Portanto, uma vitória era extremamente necessária para Amorim se aproximar da zona de classificação a competições europeias.

Contudo, levando em conta as circunstâncias, os Red Devils apresentaram algo diferente das atuações ruins com o treinador holandês. E o próprio gol do Manchester United tem a marca registrada do português.

Foto: (Imago) - Marcus Rashford comemora seu gol pelo Manchester United
Foto: (Imago) – Marcus Rashford comemora seu gol pelo Manchester United

Nos primeiros minutos da partida, os Red Devils trocaram passes desde o goleiro, com três defensores próximos dando opção. Em uma rápida transição ofensiva, a equipe avançou pela direita e descolou um cruzamento para Marcus Rashford abrir o placar.

Dali para frente, o Manchester United chegou a pressionar a saída de bola do Ipswich, o que era incomum com ten Hag. A rotatividade e as viradas de jogo também são a cara do novo treinador, que em pouco tempo já implementou sua filosofia de trabalho.

Entretanto, como foi apenas o primeiro jogo, os Red Devils oscilaram. Os donos da casa perceberam e começaram a pressionar, sendo recompensados com um golaço de Omari Hutchinson antes do intervalo.

Entenda o novo Manchester United de Rúben Amorim

Como dito em sua primeira coletiva, Rúben Amorim quer unir seu DNA à identidade do Manchester United, cuja mistura será aplicada dentro de campo. Além do que foi aplicado contra o Ipswich Town, é possível entender os novos Red Devils analisando sua passagem pelos Leões.

O técnico português gosta de jogar com um esquema 3-4-3, porém, isso não significa uma abordagem defensiva. Na verdade, Amorim é adepto da rotatividade de seus jogadores. Ou seja, os atletas podem fazer diferentes funções para confundir o adversário.

Foto: (Imago) - "Boa sorte, Rúben Amorim! Faça nosso time bom novamente", diz a placa do torcedor do Manchester United
Foto: (Imago) – “Boa sorte, Rúben Amorim! Faça nosso time bom novamente”, diz a placa do torcedor do Manchester United

Para chegar ao ataque, o treinador aposta na superioridade numérica, com linhas altas para sufocar o rival. Isso ajuda a explicar porque o Sporting sob o comando do português marcava tantos gols — assim como sofria alguns em contra-ataque.

Esse é o resumo do que deve ser o Manchester United de Rúben Amorim, que também irá se adaptar com os jogadores que tem à disposição. Obviamente, a Premier League apresenta um desafio mais complexo do que o Campeonato Português em relação à intensidade.

Em sua estreia, o técnico português já deu uma rápida resposta ao torcedor dos Red Devils. Com o tempo, o Manchester United irá compreender plenamente o que Amorim entende como futebol para apresentar dentro de campo. Se eles terão sucesso, só tempo poderá dizer.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo