Antes de estreia no United, Amorim revela mensagem de Mourinho, mas lembra: ‘Sou diferente’
Prestes a estrear pelo Manchester United, Rúben Amorim revelou que recebeu uma mensagem do compatriota José Mourinho, que treinou o gigante inglês de 2016 a 2019.
— Ele me enviou uma mensagem. Disse que é um grande clube, com pessoas adoráveis. Ainda é. Isso é correto — contou Amorim em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22).
Comparações com Mourinho são inevitáveis quando um treinador promissor assume o Manchester United. O “Special One” é um dos técnicos mais emblemáticos do futebol mundial e abriu caminho para seus conterrâneos nas cinco principais ligas europeias.
— A primeira coisa, para mim e para todos os treinadores portugueses, é que ele mostrou que podemos ser os melhores do mundo. Para um país pequeno, isso pode deixar uma marca em todo mundo — acrescentou.
Realmente, existem grandes diferenças entre Mourinho e Amorim. A própria maneira como cada um chegou no Manchester United é de contextos diferentes.
Quando Mourinho chegou ao Manchester United, já havia conquistado dois títulos de Champions League e três de Premier League.
Amorim carrega consigo não apenas o prestígio dos dois títulos consecutivos de Campeonato Português e da Copa de Portugal com o Sporting, mas também o reconhecimento de um futebol vistoso em suas equipes.
— Naquela época, parecia que ele (Mourinho) poderia vencer em qualquer lugar. Não é a mesma coisa. Ele era um campeão europeu. Eu não sou um campeão europeu. Eu sou um cara diferente em um momento diferente, o futebol está em um momento diferente. O futebol hoje em dia é diferente — continuou Amorim.
Apesar de reconhecer a distância entre ele e Mourinho, Amorim acredita que é o nome certo para o Manchester United.
— Sou um cara jovem e entendo os jogadores. Usarei isso para ajudar meus jogadores, como Mourinho fez com o Chelsea. Os jovens eram como Lampard e esse tipo de jogador. É tão diferente. Acho que sou o cara certo para esse momento — afirmou o treinador.
Amorim também destacou a grande diferença de estrutura do Manchester United em relação ao seu antigo clube.
— [O clube é] maior [do que o esperado]. Há muitos departamentos. Tão diferente do Sporting. Este é um clube global. Há muito o que fazer, não apenas treinar o time. Tenho muito a fazer, mas tenho muita ajuda. Muitas reuniões. Então estou melhorando nessas áreas. Sinto-me muito feliz e muito confortável, por isso sinto-me em casa.
Quando Rúben Amorim estreia no Manchester United?
O treinador português fará sua estreia neste domingo (24), às 13h30 (horário de Brasília), contra o Ipswich Town (17º), no Portmand Road, em jogo válido pela 12ª rodada da Premier League. O Manchester United ocupa a decepcionante 13ª posição da liga, com apenas 15 pontos.
Para a partida, Amorim deve aprontar algumas mudanças no time titular, incluindo a retirada de Casemiro.
O treinador gosta do esquema 3-4-3, que contará com Jonny Evans, Matthijs de Ligt e Luke Shaw formando a trinca defensiva, Noussair Mazraoui e Alejandro Garnacho como alas.
Kobbie Mainoo é visto como a estrela do meio de campo do time por Amorim, que também prefere Manuel Ugarte a Casemiro.
Por fim, Marcus Rashford será posicionado como homem de referência no ataque.
Provável escalação do Manchester United contra o Ipswich Town: André Onana; Jonny Evans, Matthijs De Ligt, Luke Shaw; Noussair Mazraoui, Kobbie Mainoo, Manuel Ugarte, Alejandro Garnacho; Amad Diallo, Bruno Fernandes, Marcus Rashford.