Premier League
Tendência

Enzo Fernández estreou bem, mas o Chelsea não saiu do 0 a 0 com o Fulham

Por toda a badalação que seu mercado gerou, está claro que naturalmente precisará de tempo para trocar os pneus com o carro em movimento

Depois de todo o drama para contratá-lo no último dia da janela de transferências, o Chelsea não hesitou em colocar Enzo Fernández para jogar quase imediatamente. O meia campeão do mundo com a Argentina foi titular nesta sexta-feira em Stamford Bridge e fez uma boa partida, mas nem todos os reforços dos Blues conseguiram tirar o 0 a 0 do placar contra o Fulham, um resultado que não deixa a vaga na Champions League muito mais próxima.

Após as doses de dopamina dos € 600 milhões de reforços, os torcedores agora esperam que Graham Potter arme um time coeso, competitivo e forte que termine entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Inglês, e ele ficou mais pressionado pelo vestiário super-lotado e pelas implicações financeiras de não disputar a principal competição europeia na próxima temporada.

O Chelsea entrou em campo com cinco derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias nas últimas 11 rodadas da Premier League, e não dá para dizer que a atuação nesta sexta-feira foi um passo na direção certa. O Fulham teve contra-ataques e alguns lances perigosos, Bernd Leno fez apenas duas defesas, embora os donos da casa tenham tido outros lances perigosos, como uma bola na trave de Havertz, após receber lançamento de Hakim Ziyech – um titular surpreendente.

Com o empate, o Chelsea está em nono lugar, mas pode ser ultrapassado por Aston Villa e Liverpool, e ficou a nove pontos do quarto colocado Manchester United, que ainda tem um jogo a menos. Caminhando para uma sobrevivência tranquila, finalmente, depois de ser rebaixado duas vezes seguidas da elite, o Fulham está à frente dos Blues, com 32 pontos, em sexto lugar.

Mesmo ainda com uma série de desfalques, montar o time titular deve ser um quebra-cabeça para Potter, que optou por Benoït Badiashile na defesa ao lado de Thiago Silva, Enzo Fernández e Conor Gallagher no centro do meio-campo e um ataque com Mykhaylo Mudryke, Kai Havertz e Ziyech, que seria jogador do Paris Saint-Germain nesta sexta-feira se o Chelsea não tivesse cometido um erro administrativo que melou o seu empréstimo no dia do fechamento. Talvez para apaziguá-lo, Potter concedeu ao ponta marroquino apenas seu quinto jogo como titular pelo Campeonato Inglês nesta temporada.

Thiago Silva conseguiu encontrar Havertz entre os zagueiros, mas o atacante alemão desviou em cima de Leno e, de qualquer maneira, o lance foi anulado por impedimento. No outro lado, Andreas Pereira recebeu na entrada da área e soltou um chute firme, para boa defesa de Kepa Arrizabalaga. Mais ou menos na marca da meia hora, Enzo começou a mostrar o que sabe fazer. Principalmente recuperando a bola no meio-campo e acelerando. Acionou Mason Mount, que cruzou rasteiro para Havertz, que não alcançou, e depois lançou rasteiro para Zieych, que bateu todo torto.

Enzo foi muito bem nas divididas, em especial, ganhando oito de 11 duelos pelo chão e com seis desarmes durante os 90 minutos em que ficou em campo. No fim da etapa inicial, a melhor chance: Ziyech recebeu no círculo central e soltou um bonito lançamento, Havertz deixou pingar e encobriu Leno. Mas acertou a trave, para a alegria dos dois marcadores do Fulham que correram desesperados para tentar cortar em cima da linha.

Willian abriu os trabalhos da etapa final com uma jogada individual que terminou em defesa de Kepa, e Mitrovic, longe do seu melhor, tentou marcar do meio-campo, mas o goleiro espanhol se recuperou e agarrou debaixo do travessão. Enzo tentou estrear com gol e bateu cruzado da entrada da área, perto da trave. Gallagher fez parecido e também assustou. Um dos reforços de inverno, o garoto Datro Fofana, estreando na Premier League, quase arrancou a vitória com um golaço.

Recebeu lançamento nas costas da defesa, passou por Leno, deu um come bonito em Issa Diop e chutou para o gol vazio. Harrison Reed, porém, conseguiu o corte, e o Chelsea nunca conseguiu o gol. Por toda a badalação que seu mercado gerou, está claro que naturalmente precisará de tempo para trocar os pneus com o carro em movimento.

.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo