Premier League

De empréstimo à rescisão: entenda a confusa saída de Jonjo Shelvey da Premier League para a Turquia

Nottingham Forest excedeu os limites de empréstimo e o negócio, antes temporário, 'se tornou' permanente

O Nottingham Forest rescindiu o contrato de Jonjo Shelvey antes do meio-campista se transferir para o Caykur Rizespor, da Turquia, por transferência gratuita, contrariando assim a declaração inicial de que ele deixou o clube por empréstimo. O episódio tem levantado dúvidas sobre a transparência do time inglês que, inclusive, nos últimos dias entrou na mira de investigações da Premier League e corre sérios riscos de ser penalizado por conta do Fair Play Financeiro.

Através de seus canais oficiais, o Nottingham Forest anunciou que Shelvey havia partido rumo ao futebol turco por empréstimo. No entanto, a mudança foi na verdade permanente. Em uma postagem de setembro, que o Forest posteriormente excluiu, o clube afirmou: “Jonjo Shelvey completou um empréstimo de uma temporada para o Caykur Rizespor, time da Super Lig turca”. A transferência também consta no site da Premier League como empréstimo.

Inicialmente, Shelvey se juntou ao Caykur Rizespor por empréstimo, mas o Nottingham Forest percebeu que não seria capaz de concluir o acordo, pois isso significaria exceder o número de jogadores que eles podem emprestar. Segundo as regras da FIFA, um clube pode ceder (emprestar) no máximo sete atletas ao mesmo tempo. Tal limitação foi implementada com o intuito de impedir que as equipes acumulassem jogadores. Dito isso, os Reds optaram por rescindir o contrato do meio-campista, que se juntou ao Rizespor de graça.

Sem espaço no Nottingham Forest, Shelvey busca volta por cima na Turquia

A passagem de Shelvey no Nottingham Forest não foi um sucesso. Pelo contrário. O meio-campista, contratado em janeiro de 2023 vindo do Newcastle, disputou apenas oito partidas e acabou não sendo bem aproveitado por Steve Cooper, técnico da equipe na época. No futebol turco, contudo, o jogador inglês tenta dar a volta por cima. Até o momento, entrou em campo 13 vezes com a camisa do Caykur Rizespor, sétimo colocado na Super Lig.

Shelvey marcou um gol pela sua nova equipa e foi um tento para lá de notável. Com belo chute do meio-campo, garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Istanbulspor. O meia inglês também esteve envolvido no jogo que decretou a suspensão do futebol turco por uma semana. Na ocasião, Faruk Koca, presidente do Ankaragücü, invadiu o campo e agrediu o árbitro Halil Umut Meler após o empate em 1 a 1 com o Rizespor.

Forest corre risco de punição por Fair Play Financeiro

Paralelo à história de Jojo Shelvey, o Nottingham Forest nutre uma grande preocupação nos bastidores. Isso porque, o clube corre o risco de uma potencial dedução de pontos se for descoberto que violou as regras de rentabilidade e sustentabilidade da Premier League.

Em investigação está o investimento realizado pelo Forest na temporada passada. Os Reds contrataram 43 jogadores após a conquista da Championship e consequente promoção à Premier League, o que poderá ter superado o limite máximo de 105 milhões de libras de balanço negativo no período de três anos. Em nota, o clube nega as acusações.

“O clube cumpriu integralmente as suas obrigações de reporte no que diz respeito às regras revistas de lucro e sustentabilidade da Premier League (…) A promoção à Premier League sempre criará desafios, e o tratamento dos bônus de promoção é apenas um exemplo. O clube aborda todos esses desafios tendo em mente a sua sustentabilidade financeira a longo prazo, como pretendiam as regras da Premier League.”

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo