Premier League

Depois de boa Euro, Alioski não aceita proposta de renovação e deixa o Leeds

Lateral e ala pela esquerda, jogador de 29 anos da Macedônia do Norte teve boa participação no torneio e procura um novo clube

O meio-campista e lateral esquerdo Ezgjan Alioski deixou o Leeds. O seu contrato acabou no último dia 30 e ainda havia uma tentativa de renovação, mas nesta segunda-feira o clube publicou uma nota se despedindo do jogador. Houve uma proposta para que ele continuasse no clube, mas as duas partes não chegaram a um acordo. Ele fez parte de um Leeds histórico, que retornou à Premier League depois de 16 anos e foi uma das grandes histórias da temporada.

LEIA TAMBÉM: Bielsa completa mil dias de Leeds: “Passo dia após dia pensando que ficarei aqui para o resto da minha vida”

O Leeds já estava preparado para a saída do lateral esquerdo e está com a contratação de Junior Firpo encaminhada. O jogador viajou para a Inglaterra no fim de semana para fazer exames médicos. Ele deve ser contratado por £ 13 milhões (€ 15 milhões). Com o acordo com o lateral esquerdo espanhol já encaminhado, o clube ficou mais seguro, caso Alioski decidisse recusar a proposta de renovação, como foi o caso.

Contratado por € 2,5 milhões em 2017, vindo do Lugano, Alioski fez toda a sua carreira na Suíça, onde também jogou pelo Schaffhausen. É jogador da seleção da Macedônia do Norte desde 2013 e já fez 46 jogos, além de nove gols.

No Leeds, foram 171 jogos e 22 gols marcados durante seus quatro anos no clube. Foi um jogador fundamental na equipe que conquistou o título da Championship, segunda divisão inglesa, na temporada 2019/20. O jogador é carinhosamente chamado de Gjanni no Leeds.

“Eu sabia que Gjanni seria especial no momento que ele chegou”, afirmou o diretor de futebol do clube, Victor Orta. “A emoção que eu vi no seu rosto e o rosto dos seus pais quando ele assinou o contrato aqui em Elland Road foi um momento bonito e eu tinha certeza que ele daria tudo pelo Leeds United”.

LEIA TAMBÉM: A declaração de amor de uma estrela de Game of Thrones a Bielsa após volta do Leeds à elite: “Hoje você é imortal”

“Mesmo com isso em mente, ele excedeu minhas expectativas. Gjanni tem sido excepcional dentro e fora de campo, seus companheiros de time irão sentir muita falta dele, assim como todos os funcionátios em Thorp Arch e Elland Road. Nós agradecemos Gjanni por todos os seus esforços e desejamos a ele sucesso no seu futuro”, continuou Orta.

Na temporada 2020/21, Alioski também foi importante na campanha para manter o clube na primeira divisão e a terminar em uma posição na metade de cima da tabela, em nono. Foram 38 jogos ao todo na temporada, sendo 36 deles na Premier League, com três gols marcados e três assistências. Ele atuou majoritariamente como lateral esquerdo ou ala pela esquerda.

“Todos no clube desejam bem a ele e lembrarão dos momentos especiais criados. Obrigado, Gjanni”, diz comunicado do Leeds. Há especulações sobre propostas da Turquia, com Trabzonspor e Fenerbahçe como principais interessados. Semanas atrás, ele também foi ligado ao CSKA Moscou, da Rússia.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo