Inglaterra

Bielsa completa mil dias de Leeds: “Passo dia após dia pensando que ficarei aqui para o resto da minha vida”

Após trabalhos recentes mais curtos, especialmente no Lille e no Olympique Marseille, Marcelo Bielsa está se sentindo em casa no Leeds. Nesta quinta-feira, completou 1.000 dias como treinador do clube do norte da Inglaterra e, se depender dele, ainda ficará por muito tempo. Mas, muito experiente, ele sabe que não depende apenas dele.

Bielsa chegou ao Leeds em 2018 com a missão clara de tirá-los da segunda divisão. O Leeds não disputava a Premier League desde 2003/04. A primeira tentativa terminou com derrota para o Derby County de Frank Lampard nos playoffs do acesso. Na segunda, bateu campeão: 93 pontos, dez de vantagem para o segundo colocado, 28 vitórias em 46 rodadas, melhor defesa da competição.

De volta à elite, Bielsa conduz uma campanha que deve manter o Leeds longa da zona do rebaixamento com tranquilidade, embora o momento seja de baixa, com cinco derrotas nas últimas sete rodadas. No geral, atua como um time que poderia ambicionar vaga na Liga Europa caso conseguisse um pouco mais de consistência. Principalmente no Ellan Road: o Leeds tem apenas a 12ª melhor campanha como mandante.

“Passo dia após dia pensando que ficarei aqui para o resto da minha vida”, afirmou, antes de enfrentar o Chelsea no próximo sábado. “Ao mesmo tempo, é uma profissão em que geralmente há interrupções. Eu não acho que haja muitos treinadores no futebol que têm legitimidade para ficar em um emprego quanto tempo quiserem”.

Bielsa acredita que seu time foi superior ao adversário nas suas últimas duas derrotas, contra Aston Villa e o West Ham, mas precisa começar a converter a posse de bola em mais perigo. “Acho que eram derrotas evitáveis e que fomos vencidos por equipes que não foram melhores que nós em campo, mas converter o que você merece em resultados é o trabalho do treinador no geral”, disse.

O próximo desafiante está em grande forma. Thomas Tuchel está invicto desde que assumiu o Chelsea e vem de vitórias importantes contra Liverpool e Everton. Principal destaque para a defesa, vazada apenas duas vezes em 11 jogos sob o comando do treinador alemão. “Eles estão em uma dinâmica positiva em termos de resultados e tem confiança em como mexem a bola. Tentaremos defender bem e atacar melhor que eles”, encerrou.

O Leeds é o 11º colocado da Premier League, com 35 pontos em 27 rodadas. Está a nove da zona de rebaixamento e a 15 da área de classificação à próxima Champions League.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo