Premier League

Henderson rompe com o United para tentar se firmar como goleiro de Premier League

Dean Henderson teve bons momentos emprestado para outros clubes e agora se muda em definitivo para o Crystal Palace

Durante algum tempo, Dean Henderson parecia surgir como um potencial goleiro para o futuro do Manchester United. Formado pelo próprio clube, o jovem aproveitou os sucessivos empréstimos para se projetar, especialmente quando auxiliou o Sheffield United a ser uma das sensações da Premier League. Henderson ganharia uma chance depois disso, mas não desbancou David de Gea e nem seguiu em Old Trafford. O empréstimo para o Nottingham Forest na temporada passada já indicava que ele não estava nos planos de Erik ten Hag. E o adeus dos Red Devils acontece nesta quinta-feira, com um novo destino. O camisa 1 assinou em definitivo com o Crystal Palace, num negócio de €17,5 milhões mais bônus.

O Manchester United monta um novo corpo de goleiros para a atual temporada. André Onana chegou como titular absoluto e Altay Bayindir é cotado para vir do Fenerbahçe. David de Gea saiu com a postura deplorável do clube na renovação de contrato e Dean Henderson também não gozava de tanto prestígio. A venda para o Crystal Palace parece favorecer o goleiro, com mais espaço em campo, mesmo que em outro patamar da tabela. Sua chegada deve acelerar o adeus de Vicente Guaita rumo ao Celta, enquanto Sam Johnstone é outra figura rodada à disposição em Selhurst Park.

Um rompimento necessário

Dean Henderson tinha 14 anos quando chegou às categorias de base do Manchester United. O goleiro demonstrou seu talento na academia dos Red Devils, a ponto de constar nas convocações da seleção inglesa desde o sub-16. Entretanto, precisou ralar nos empréstimos pelas divisões de acesso. Passou pela quarta divisão com o Grimsby Town e se destacou na terceirona com o Shrewsbury Town, disputando inclusive a final dos playoffs de acesso em Wembley. Seu time não subiu para a Championship, mas o jovem conseguiu um lugar no Sheffield United.

A passagem por Bramall Lane fez muito bem a Henderson. O goleiro brilhou na Championship 2018/19, como um dos pilares na campanha de acesso. Recebeu a Luva de Ouro, o prêmio de Melhor Jovem e ficou 20 partidas sem sofrer gols. Não à toa, atraiu o interesse de outros clubes. Ficou nas Blades para disputar a Premier League e causou sensação em 2019/20, na boa temporada do time de Chris Wilder. O Sheffield United garantiu a permanência com sobras e fez barulho na parte de cima da tabela. Henderson acabou premiado com suas primeiras convocações à seleção adulta da Inglaterra.

Era óbvio que o Manchester United precisava observar Dean Henderson de perto. O goleiro renovou o seu contrato e passou a ser integrado ao time principal em 2020/21. Entretanto, não conseguiu desbancar De Gea e não se firmou totalmente quando o espanhol se ausentou na reta final da temporada. Sofreu também com os problemas físicos e seria preterido de vez em 2021/22, quando De Gea retomou a boa forma. Sequer entrou em campo naquela edição da Premier League. Era hora de buscar novos ares.

Fora dos planos de Erik ten Hag, Dean Henderson poderia aproveitar o empréstimo ao Nottingham Forest. Teve uma sequência como titular e chegou a fazer boas partidas, mas sofreu uma lesão muscular que o tirou do restante da temporada. E parecia com menos moral para recobrar seu lugar no United. Talvez Henderson não seja mesmo um arqueiro com nível para um time na parte de cima da tabela, mas isso não significa que seja ruim. Romper os laços com os Red Devils pode ser importante para ele focar no seu momento. O Crystal Palace oferece um bom ambiente para isso, quem sabe para retomar o sucesso dos tempos de Sheffield United.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

As vendas do United e o mercado do Palace

Dean Henderson é a venda mais cara do Manchester United nessa janela de transferências, ao lado de Anthony Elanga, que assinou com o Nottingham Forest. Fred e Alex Telles foram outros vendidos pelos Red Devils. O clube também fez uma limpa ao não renovar os contratos de medalhões como David de Gea e Phil Jones. Não é uma janela tão movimentada em Old Trafford, apesar dos gastos altos em Rasmus Hojlund, Mason Mount e André Onana. Erik ten Hag concentrou seus esforços em negócios pontuais.

Já o Crystal Palace também não se mexeu muito. Dean Henderson é apenas a terceira novidade do time de Roy Hodgson. O clube comprou Matheus França do Flamengo por €20 milhões e trouxe Jefferson Lerma ao final de seu contrato com o Bournemouth. Por outro lado, ninguém foi vendido pelas Águias, embora Wilfried Zaha tenha optado por assinar com o Galatasaray ao final de seu vínculo. A confiança fica em jovens talentos que crescem bastante em Selhurst Park, com menções especiais a Marc Guéhi, Michael Olise e Eberechi Eze. O começo de campanha rendeu quatro pontos em três rodadas.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo