Por que essa é a rivalidade mais aleatória da Premier League
Mesmo com 70 km de distância entre as cidades, equipes que formam M23 Derby carregam rixa pra lá de curiosa

Muito longe do badalado Big 6, a Premier League é dona de uma das rivalidades mais “diferentes” do futebol europeu. Trata-se de Crystal Palace x Brighton, separados por 70 km de distância, mas que compartilham uma rixa pra lá de curiosa.
De regiões diferentes, os Eagles estão sediados no sul de Londres, enquanto os Seagulls são o time da cidade homônima, Brighton and Hove, no Sul do país. O que liga os dois locais é a rodovia M23, que inclusive dá nome ao clássico, uma prática inglesa comum para nomear rivalidades: o M23 Derby.
Neste sábado (5), às 11h (horário de Brasília), Crystal Palace x Brighton escrevem mais um capítulo dessa rivalidade no Selhurst Park, pela 31ª rodada da Premier League. Os donos da casa ocupam a 12ª posição do campeonato com 39 pontos, enquanto os visitantes são o 7º, com 47.
Mas afinal de contas, por que Eagles e Seagulls são antagonistas no futebol inglês? Para te contar essa história, a Trivela faz uma viagem de quase 50 anos no passado para contar a origem desse clássico.
Crystal Palace, Brighton e o surgimento do M23 Derby

Tudo começou em 1976, quando Crystal Palace e Brighton estavam na terceira divisão nacional. Naquele ano, os times se enfrentaram em cinco jogos, sendo o estopim da rivalidade selado com um café derramado e moedas jogadas ao chão.
Em junho daquele ano, os Eagles contrataram Terry Venables como treinador e, no mês seguinte, os Seagulls anunciaram Alan Mullery como seu técnico. Enquanto jogadores, a dupla jogou junto no Tottenham, onde se tornaram rivais.
Em entrevista datada de 2015 ao jornal “The Guardian”, Mullery aponta que a competição interna com Venables começou quando ele foi apontado como capitão dos Spurs, enquanto Terry ficou com o posto de vice-capitão.
A disputa era sadia, pois Alan garante que não via o companheiro de time como inimigo, já que até mesmo dividiam um quarto no Tottenham. Entretanto, o clima ficou mais hostil quando eles ficaram frente a frente em Crystal Palace x Brighton.
Farpas nos microfones
🎈 Happy Birthday, Alan Mullery!#BHAFC 🔵⚪️ pic.twitter.com/UbcMVxwiNM
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) November 23, 2019
Na temporada 1976/1977, tanto Eagles, quanto Seagulls tinham o objetivo de conquistar o acesso à segunda divisão inglesa. Na primeira partida entre Crystal Palace x Brighton, em outubro, Terry Venables e Alan Mullery empataram por 1 a 1, no antigo Goldstone Ground, em Sussex.
Foi então que a FA (Federação Inglesa de Futebol) sorteou Eagles e Seagulls como oponentes na primeira fase da Copa da Inglaterra. A decisão aconteceu no dia 20 de novembro, mas o placar de 2 a 2 não serviu para ninguém.
Até então, a FA Cup estipulava o replay — na Inglaterra, o replay é o jogo adicional em copas para definir um classificado — até que uma das equipes vencessem para avançar na competição. Em coletiva após o primeiro encontro na Copa da Inglaterra, o técnico do Brighton, que controlou a partida, deu uma leve provocada no treinador do Crystal Palace:
— Eles vieram pelo empate, realmente trabalharam duro para isso e foi isso que eles conseguiram. Eu os desafio a fazer isso no Crystal Palace!
Três dias depois, no sul de Londres, o roteiro foi quase idêntico: os Seagulls foram superiores, os Eagles ficaram na retranca, e o placar foi de 1 a 1. Portanto, um segundo replay foi necessário para definir o classificado à próxima fase da FA Cup.
We are mourning the loss of influential former midfielder and manager Terry Venables, who has passed away at the age of 80.
— Crystal Palace F.C. (@CPFC) November 26, 2023
The thoughts of everyone at the club are with Terry’s family and friends at this sad time.
Rest in peace, Terry ❤️💙
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Rivalidade explode
A terceira partida válida pela primeira fase da Copa da Inglaterra entre Crystal Palace x Brighton foi adiada duas vezes, já que o clima não colaborava. Isso, aliado às declarações polêmicas e a briga por uma vaga na segunda fase ajudaram a aumentar ainda mais a expectativa.
No dia 6 de dezembro, o Stamford Bridge sediou o confronto como palco neutro — mas o duelo já não era amigável. Aos 18 minutos, Paul Holder abriu o placar para os Eagles. Logo na sequência, os Seagulls chegaram a empatar, porém, o gol de Peter Ward foi anulado por toque no braço.
Já aos 33 minutos da etapa final, o Brighton conseguiu um pênalti. Brian Horton não desperdiçou e balançou as redes. Entretanto, o árbitro cancelou a cobrança por invasão à grande área — mesmo que tenha sido de jogadores do Crystal Palace — e exigiu uma repetição.
Lively evening at the M23 derby pic.twitter.com/1n8w8P2c3O
— george (@george__cory) December 21, 2023
Na segunda batida, o goleiro dos Eagles defendeu, garantindo a vitória e a classificação. Indignado, Mullery foi até a equipe de arbitragem no centro de campo para contestar a decisão de anular o pênalti convertido pelos Seagulls.
Ainda furioso, o treinador do Brighton rumou ao túnel dos vestiários, mas um torcedor do Crystal Palace arremessou um copo de café quente em sua direção. Como resposta, Alan Mullery puxou algumas moedas de seu bolso, as jogou no chão e gritou:
— Isso é tudo que você vale, Crystal Palace!
O técnico dos Seagulls também fez gestos obscenos com as mãos antes de ser levado pelos policiais para longe das arquibancadas. Em março de 1977, os Eagles ainda venceram por 3 a 1, pela liga. No final das contas, Venables e Mullery conquistaram o acesso à segunda divisão nacional.