Contratação mais cara da Premier League enfim desencanta e salva o Tottenham
Solanke, que custou mais de R$ 400 milhões, marcou o primeiro na vitória do Tottenham por 3 a 1 em cima do Brentford
Finalmente, Dominic Solanke desencantou. A contratação mais cara da janela de verão na Premier League deixou o seu na vitória do Tottenham por 3 a 1 em cima do Brentford, pela 5ª rodada.
O atacante vinha sofrendo críticas pela torcida por conta do seu baixo desempenho nos três jogos em que atuou na PL. Visto o alto investimento feito pelo clube, Solanke ainda não tinha balançado as redes pelos Spurs.
O técnico Ange Postecoglou chegou a mandar os torcedores “fazerem ioga” e disse que o atleta precisava de tempo e cautela para atingir sua melhor forma.
— Não sei por que as pessoas são tão rápidas para julgar. É uma amostra pequena. Ele jogou menos de dois jogos completos. Se tivesse passado 15 jogos sem marcar, então poderia responder sobre isso. Apenas penso: respirem fundo, façam ioga. Pensem no mundo por um segundo e façam uma avaliação depois disso — disse Ange.
Negócio mais caro da Premier League
O atacante de 26 anos, que atuava pelo Bournemouth e marcou 19 gols na última temporada, foi comprado pelo Tottenham por cerca de 64,3 milhões de euros (R$ 402 milhões). Em seu site oficial, o Bournemouth informou que esta foi a venda mais cara da história da equipe inglesa.
Sem conseguir compensar a saída de Harry Kane há um ano, os Spurs apostaram alto para contratar Solanke — que foi um pedido do próprio técnico Postecoglou.
Cria do Chelsea, o atacante teve passagens pelo Vitesse, na Holanda, antes de chegar ao Liverpool, na temporada 2017/18 e ganhar destaque na Premier League. Ele foi vendido ao Bournemouth em 2018/2019, por 17 milhões de euros. Em seis temporadas no clube, foram 77 gols, 28 assistências e 216 jogos.
Lista das contratações mais caras desta janela:
1. Dominic Solanke – Tottenham – 64,3 milhões de euros
2. Leny Yoro – Manchester United – 62 milhões de euros
3. Pedro Neto – Chelsea – 60 milhões de euros
4. Amadou Onana – Aston Villa – 59,35 milhões de euros
Gol relâmpago, brilho do goleiro e vitória do Tottenham
Pela 5ª rodada da Premier League, os Spurs receberam o Brentford em casa e tomaram um susto logo de cara. A bola mal rolou e o Brentford já tinha marcado seu gol. Com menos de 1 minuto de jogo, em um lançamento pelo lado esquerdo, Mbeumo, livre dentro da área, só precisou mandar pro fundo da rede.
A resposta do Tottenham, entretanto, não demorou muito para vir. Pouco depois, Bentancur finalizou, mas não acertou. Romero tentou, assim como Maddison em duas chances seguidas. Até que em um vacilo da defesa do Brentford, Solanke finaliza de dentro da área e deixa tudo igual.
Aos 27, em uma troca de passes desatenta do Brentford, o Tottenham é esperto e rouba a bola. Son encontra Brennan Johnson na direita, que chuta pro gol dentro da área e vira o placar.
Os visitantes brilharam apenas nos 30 primeiros segundos, quando marcaram o gol relâmpago. Fora isso, só deu Tottenham. Aliás, só deu Flekken. O goleiro do Brentford foi quem mais trabalhou no primeiro tempo.
A defesa do Brentford deixava espaços e o donos da casa ligados no contra-ataque. Foram 17 finalizações do Tottenham, que não ampliou o placar para um mais elástico graças ao arqueiro e a algumas bolas que bateram na defesa.
Se nos primeiros 45 minutos quem apareceu foi Flekken, na segunda etapa foi a vez de Vicario. Em um lance polêmico, após uma chegada do Brentford, o goleiro dos Spurs sai para defender e toca a bola com a mão já fora da grande área. Para o juiz, nada.
Para fechar o jogo, Son apareceu dando outra assistência e Maddison ampliou, deixando o placar em 3 a 1.
A vitória faz o Tottenham respirar um pouco e deixa o time na 10ª colocação na tabela, após perder as duas últimas partidas. Já o Brentford, vai para o 12º lugar, posição e rebaixa o Brentford para o 12º lugar, acumulando a segunda derrota seguida.