Com Martinelli em alta, Arsenal vence confronto direto e entra no G4 da Premier League
O brasileiro de 20 anos foi um dos melhores em campo na vitória por 2 a 0 sobre o West Ham no Estádio Emirates

Gabriel Martinelli sentiu e teve que ser substituído aos 37 minutos do segundo tempo. Uma cena de preocupação para a torcida do Arsenal em uma vitória crucial por 2 a 0 sobre o West Ham no Emirates Stadium que temporariamente eleva os Gunners ao G4 do Campeonato Inglês. E a preocupação é considerável porque o brasileiro de 20 anos tem se firmado como peça importante de um time que finalmente vai conseguindo regularidade.
Foi a terceira rodada seguida em que Mikel Arteta repetiu a escalação, uma raridade, e isso envolve ter Martinelli pela ponta esquerda. Contratado do Ituano, o garoto teve um começo promissor na Inglaterra, geralmente como opção de impacto para o segundo tempo, mas teve o seu desenvolvimento interrompido por uma séria lesão no joelho. Esta é sua terceira temporada pelo Arsenal, e foi seu quarto jogo seguido como titular pela Premier League, o que nunca havia acontecido antes.
Brigado com o treinador, Pierre-Emerick Aubameyang ficou fora. E o jogo demorou um pouco para engrenar, com pouquíssimas finalizações na primeira meia hora. Mas Fornals pegou a sobra de uma bola parada, a grande arma do West Ham, pelo bico esquerdo da grande área e bateu colocado com muito perigo. Como se tivesse sido acordado, o Arsenal sufocou os Hammers nos dez minutos finais. Após tabela com Odegaard, Saka rolou para Xhaka bater de frente. Craig Dawson fez um ótimo bloqueio. Kieran Tierney pegou a sobra de fora da área. Seu perigoso chute foi espalmado pro Fabianski ao travessão.
Em outra grande chance, Lacazette bateu de fora da área, Fabianski deu rebote e Martinelli apareceu voando para conferir, mas mandou para fora. A pegada se manteve depois do intervalo porque, logo aos três minutos, Lacazette acionou Martinelli com um bom passe rasteiro. O brasileiro venceu Coufal no domínio e tocou colocado, na saída do polonês, para abrir o placar. Bowen aproveitou erro na saída de bola para exigir boa defesa de Aaron Ramsdale, antes de Lacazette ter a chance de matar o jogo.
Foi uma combinação entre os dois melhores em campo pelo Arsenal. Martinelli tocou para Lacazette, parado por um carrinho de Coufal. O lateral direito pegou em cima da bola, mas depois acertou a perna do francês. Para piorar, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Por outro lado, Lacazette também perdeu o pênalti, com boa defesa de Fabianski.
O erro de pênalti manteve o suspense do jogo. Saka teve uma excelente chance, em outro cruzamento de Martinelli, mas a finalização foi bloqueada por Diop. Aos 42 minutos do segundo tempo, Smith Rowe caiu pela direita em contra-ataque, abriu à canhota e soltou um chute rasteiro para, enfim, dar números finais ao placar.
O Arsenal havia perdido três das últimas cinco rodadas, após oito jogos de invencibilidade. Com essa nova vitória, a nona em 14 partidas pela liga inglesa, passou o West Ham na tabela e chegou aos 29 pontos. Pode ser ultrapassado pelo Manchester United, com 27 e apenas 16 jogos. O Tottenham também pode superá-lo porque está com 25 pontos em apenas 14 partidas.
Mas como o jogo dos Red Devils contra o Brentford foi adiado por causa de um surto de Covid-19, os Gunners ficarão no G4 pelo menos até a próxima rodada.
.
.