Como Chelsea escapou de punições severas da Premier League com ‘auto-denúncia’
Clube pagará R$ 75 milhões por infringir regras envolvendo categorias de base e sustentabilidade financeira
A Premier League concluiu nesta semana dois processos disciplinares envolvendo o Chelsea, que foi investigado por ferir as regras de sustentabilidade financeira da liga. Como resultado, o clube deverá arcar com multas que totalizam 10,75 milhões de libras (R$ 75,4 milhões) e está impedido de inscrever novos atletas das categorias de base que tenham passagem por outras equipes inglesas. É a maior multa financeira já aplicada pela liga, superando a punição ao West Ham em 2007.
Além disso, o Chelsea pode ser punido com um transfer ban de uma temporada, caso volte a quebrar as regras de sustentabilidade financeira da Premier League pelos próximos dois anos. As sanções, ratificadas por uma comissão independente à liga, poderiam ser ainda mais severas, caso o clube não tivesse, voluntariamente, admitido que violou o regulamento da Premier League.
Em 2022, o Chelsea reconheceu à liga que entre 2011 e 2018, durante a gestão de Roman Abramovich, foram feitos pagamentos não declarados a terceiros, associados a jogadores, agentes, entre outros. A denúncia se deu após a BlueCo assumir o comando do clube, e entregar mais de 200 mil documentos para a investigação da Premier League.

— Esses pagamentos não foram comunicados às autoridades reguladoras do futebol na época, incluindo a Premier League. Os pagamentos foram efetuados em benefício do Chelsea e deveriam ter sido tratados como se tivessem sido realizados pelo clube. O clube também reconheceu que a realização desses pagamentos, bem como a omissão de comunicá-los à Liga, constituiu uma violação da obrigação de agir de boa-fé — afirmou a Premier League em comunicado.
Apesar desses pagamentos não identificados, a investigação da Premier League reconheceu que, mesmo que houvessem sido declarados à época — antes de Abramovich deixar a gestão do clube em função do conflito entre Rússia e Ucrânia —, ainda assim o Chelsea não teria violados as regras de sustentabilidade financeira da liga.
Infrações também afetam as categorias de base do Chelsea
Posteriormente à denúncia de 2022, a BlueCo encontrou novas irregularidades no registro de jovens nas categorias de base do clube, entre 2019 e 2022 — ainda sob a gestão de Abramovich — e que foram cometidas por um ex-funcionário sênior.
Como resultado, além da multa, o clube ficará impossibilitado de registrar, durante nove meses, novos jovens atletas que tenham vindo de outros clubes da Inglaterra (Premier League ou divisões inferiores). A punição não se aplica a menores de nove anos, que estejam firmando seu primeiro contrato profissional, ou atletas de outros países.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
‘Auto-denúncia’ salvou o Chelsea de um cenário pior
Mesmo com o Chelsea tendo sido declarado culpado das acusações, a Premier League reconheceu que essa ação do clube mostrou uma “cooperação excepcional” e que “sem essas revelações voluntárias e o ato de auto-denúncia, várias das violações das regras da Premier League talvez nunca tivessem chegado ao conhecimento da Liga”.
Caso contrário, e se essas violações fossem identificadas, o clube poderia sofrer sanções ainda maiores dos órgãos reguladores — dedução de pontos e exclusão de competições. Tanto que o transfer ban, em outro cenário, seria aplicado de forma automática, sem um período de reincidência, como ocorrerá pelos próximos dois anos.

— Desde o início deste processo, o clube tem tratado essas questões com a máxima seriedade, prestando total cooperação a todas as autoridades reguladoras competentes. Estamos satisfeitos por o assunto estar agora encerrado — afirmou o clube.
Além disso, o Chelsea já havia tido um comportamento semelhante em relação à Uefa. Também em 2022, o clube denunciou que foram enviados relatórios financeiros incompletos à entidade reguladora. Por isso, concordou em arcar com uma multa de 10 milhões de euros.
O Chelsea também segue sob investigação da Federação Inglesa (FA, na sigla em inglês) pelas mesmas questões já analisadas pela Premier League.



