Capitão do Newcastle se envolveu em briga de rua após derrota para o City
Mesmo sem entrar em campo, Jamaal Lascelles vira notícia por confusão em Newcastle
Com a boa campanha na última Premier League e o retorno à Champions League depois de 20 anos, a temporada 2023/24 do Newcastle é de altas expectativas. O início, no entanto, está sendo conturbado. Após golear o Aston Villa por 5 a 1 na primeira rodada do Campeonato Inglês, os Magpies foram derrotados por Manchester City e Liverpool. Já nesta terça-feira (29), veio à tona o envolvimento de Jamaal Lascelles, capitão do clube, em uma briga de rua.
Segundo jornais e sites ingleses, o zagueiro estava saindo da boate Chinawhite, no centro de Newcastle, junto com seu irmão mais novo na madrugada do último domingo (20), quando começou a confusão, horas depois do revés por 1 a 0 para o City, no Etihad Stadium. A mídia britânica afirma que o jogador de 29 anos teve uma garrafa jogada em sua direção e teria sido ameaçado com uma arma de fogo.
O motivo da briga teria sido uma cotovelada sofrida pelo irmão de Lascelles, que ficou ferido. Além da dupla, pelo menos oito pessoas estariam envolvidas na confusão, incluindo um amigo do atleta que acabou indo para o hospital. Jornais locais, como o Chronicle Live, informaram que o capitão do Newcastle agiu apenas em sua defesa e na de seu irmão. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, ele recebe um soco por trás ao tentar apartar a confusão em determinado momento, mas revida logo depois. O zagueiro foi identificado como o “homem de camiseta preta e colete verde”.
#NUFC club-captain Jamal Lascelles caught in a devastating brawl Sunday evening. The star defender is video’d wearing a black T-shirt and green gilet.
NUFC have refused to comment on this. ⚫️⚪️ pic.twitter.com/KDPmJ99wfU
— Joseph Brown (@JosephBrownJrno) August 28, 2023
Polícia confirma episódio, mas Newcastle não se posiciona
Ainda segundo a mídia inglesa, a polícia confirmou que foi chamada pouco depois das quatro da manhã por uma briga no centro de Newcastle, mas que todos os envolvidos deixaram o local antes de sua chegada. Nenhuma prisão foi feita.
O Newcastle não se posicionou oficialmente. Os portais ingleses afirmam que o clube está tratando a questão de forma interna. Desde 2015 na equipe, Lascelles é um dos principais líderes do elenco comandado pelo técnico Eddi Howe.
Apesar de ser considerado o capitão dos Magpies, Jamaal Lascelles não tem utilizado a braçadeira nas partidas. Como o zagueiro ainda não entrou em campo nesta temporada, ficando no banco nos três compromissos do time na Premier League, o lateral Kieran Trippier é quem fica com a faixa.
Lascelles soma 225 jogos com a camisa do Newcastle e foi fundamental na conquista da Championship 2016/17, que colocou o clube novamente na elite inglesa. Nos últimos anos, no entanto, o defensor tem perdido espaço, tendo disputado somente 11 jogos na temporada passada, sendo cinco como titular.
Polêmica acontece logo após derrota traumática
O momento para o envolvimento de Lascelles na briga generalizada ser noticiado também não é bom. Além da derrota para o Manchester City pouco antes do incidente, o Newcastle perdeu de virada por 2 a 1 para o Liverpool neste domingo (27).
O revés para um dos maiores clubes do país por um placar tão apertado poderia até passar despercebido, mas as circunstâncias foram traumáticas para o torcedor. Jogando dentro do St. James' Park, o time de Eddie Howe abriu o placar e ficou em vantagem numérica com a expulsão de Virgil van Dijk, ainda no primeiro tempo. Depois de bombardear o goleiro brasileiro Alisson e desperdiçar várias oportunidade, os donos da casa viram Darwin Núñez marcar duas vezes nos minutos finais e sacramentar a virada visitante.
O próximo compromisso do Newcastle será diante do Brighton, fora de casa, pela quarta rodada da Premier League. A partida está marcada para sábado (2), às 13h30 do horário de Brasília. Com três pontos conquistados, os Magpies estão em 13º lugar na competição.